Compartilhe essa Notícia:

O Programa de Governo registrado na última quinta-feira (3) no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) pela Coligação Todos pelo Maranhão tem 65 pontos bastante claros e objetivos. Eles fazem parte das Propostas para um Maranhão com Desenvolvimento e Justiça Social. O documento completo está disponível no site oficial do candidato a governador Flávio Dino e prevê ações para todas as regiões do estado, com valorização das riquezas naturais e culturais, além de apresentar iniciativas que assegurem oportunidades para todos.

“Destaco a mobilização intensa da sociedade em torno das propostas que nós apresentamos. São 65 propostas capazes de impulsionar o novo ciclo de desenvolvimento e justiça social para todos os maranhenses”, disse Flávio Dino.
Continua...


A mobilização social e a apresentação de metas objetivas para facilitar o acompanhamento da população são alguns dos diferenciais do Programa de Governo. Durante um ano e quatro meses, o Diálogos pelo Maranhão percorreu mais de 100 municípios e contou com a participação de 40 mil pessoas, que discutiram a realidade social e econômica do estado e ajudaram a construir o documento.

Com diversos municípios com problema de água potável nas torneiras, Flávio Dino apresenta o Água para Todos para mudar essa situação. A proposta tem como base o que os próprios maranhenses relataram durante o Diálogos pelo Maranhão e dados oficiais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), que apontam que mais da metade da população não tem acesso a banheiro e saneamento básico.

Mais saúde e mais segurança

Na área da Saúde, o Programa prevê a ampliação do número de vagas nas universidades no curso de Medicina para diminuir o déficit de profissionais, a garantia da melhoria de infraestrutura nas unidades de saúde e carreira estadual para os médicos. Além disso, aumenta a oferta de atenção básica à população, de programas federais em todas as regiões e também de uma rede especializada em tratamento de câncer. Sem esquecer ações para agentes de saúde, enfermeiros, dentistas e demais profissionais da área.

Outro ponto forte é a adoção do Pacto pela Vida no Maranhão. A proposta já foi aplicada em Pernambuco e conseguiu reduzir os índices de homicídios. No Maranhão, Flávio propõe articular as políticas de prevenção e repressão ao crime, em ação conjunta do Governo e da comunidade, envolvendo o Poder Judiciário, o Ministério Público, a Defensoria Pública, a Assembleia Legislativa, os municípios e a União. E também prevê valorização e o reequipamento das polícias Civil e Militar como iniciativas de governo.

Educação e moradia

Flávio Dino tem na Educação um dos pilares da boa gestão pública. Entre as ações propostas, estão a coordenação do Governo do Estado no ensino básico junto aos municípios, a melhoria da infraestrutura das escolas para garantir a permanência dos alunos na sala de aula, a regionalização das universidades estaduais, com orçamento próprio e autonomia administrativa, a instituição da Educação Integral para o Estado com adoção de ensino profissionalizante e a criação do programa permanente de valorização da docência.

O direito à moradia será assegurado pelo “Minha Casa, Meu Maranhão”, em parceria com o Governo Federal, para construção de casas, com a meta de reformar ou construir 200 mil unidades habitacionais no Maranhão.

Haverá também o incentivo ao desenvolvimento econômico com ações para o campo. Destaque para o Programa de Educação do Campo e a criação da Secretaria da Agricultura Familiar com objetivo de incentivar a produção do setor, reestruturação de todo o sistema administrativo de apoio e assistência técnica à agricultura familiar, com destaque à Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão – AGERP e ao ITERMA. Outra ação é a ampliação do benefício fiscal de dispensa parcial do pagamento do saldo devedor do ICMS para até 95% nos casos de indústrias classificadas como de alta relevância para o desenvolvimento do Maranhão (por exemplo, agroindústrias) ou estabelecidas em municípios com baixo IDH.

Combate à corrupção

A Proposta por um “Maranhão de Todos Nós” defende a criação da Secretaria de Transparência e Combate à Corrupção, com remanejamento de cargos do Gabinete do Governador e da Casa Civil. A Secretaria irá realizar o controle interno da administração, garantir o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, apurar denúncias contra áreas do governo e fiscalizar a execução das despesas públicas, inclusive as realizadas mediante convênios. Além disso, propõe instituir o Programa de Assistência Técnica aos Municípios, o Promunicípio, para viabilizar a apresentação de projetos adequados às exigências técnicas do Governo Federal e do próprio Governo.

Defensor de políticas sociais como um dos caminhos para a igualdade, Flávio Dino propõe a aplicação de recursos do Fundo de Combate à Pobreza (Fumacop) em ações específicas de inserção produtiva das famílias e em melhoria nas condições de habitação e saneamento. Outra proposta é a criação do Mais Bolsa Família, complementar ao programa nacional, que tem o objetivo de garantir a aquisição de material escolar para alunos do ensino médio.

Duas novas propostas foram integradas a pedido da população durante os Diálogos, o apoio à primeira habilitação gratuita para todos os jovens que não possam pagar as taxas atualmente cobradas no Detran e nas autoescolas. E a oferta de serviços de Proteção ao Consumidor (Procon) a todas as regiões do Estado, visando inclusive à melhoria na prestação de serviços continuados (por exemplo, fornecimento de energia, telefonia celular e acesso à internet).

PCdoB São Luís

Assessoria de Imprensa
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

8 Comentários

  1. 65 é o numero da mentira, 65 é numero do comunismo/nasismo, quando se ver um candidato divulgar o numero de proposta de governo sendo o mesmo numero do seu partido, não acreditem isso pura enganação de comunista sem programa de governo. sai fora praga de vó.

    ResponderExcluir
  2. Direito ceuma tu ja passou pelo menos na OAB, kkkkk tem ums ladroes de galinha preso vai v se consegue tirar...
    Kkkkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente não votem nesse comunista/nasista, isso ai é pura enganação, esses são os mesmos desqualificados que diziam que mudariam o nosso estado na era Jackson, mas não vimos nosso Jackson governar, e sim ser mandado por essa gangue de comunista.

      Excluir
    2. Respeita autoridade!!, eu ainda estou cursando o 9º período, mas assim que conclui o 8º período fiz logo a prova da OAB, e passei de letra. agora é só esperar mas um período para receber o "canudo", e digo mais, como sou de Poção de Pedras, vou fazer concurso para Juiz, e vou trabalhar ai em meu municipio, e assim acabar com essa mulecagem que existe na minha cidade,,principalmente na politica local.

      Excluir
  3. Esse direito ceuma é um analfabeto kkkkkkkkkkk, pobre de consciência, aguarde e verás que o povo escolherá Flávio Dino!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado com o que falas, ou melhor, cuidado com o quer comenta, viu só o que falava o ex tecnico da seleção brasileira??, tem sido a mesma forma de agir dos comunistas/nasistas, são arrogantes, são metidos, são os salvadores do mundo, mas quando vier o rolo compressor, ai não choras, ou melhor podes chorar que esse seras mesmo o papel dos comunistas ja agora a partir da proxíma pesquisa de opinião publica ser divulgada, Lobão já aparece com 45% nas pesquisas e o papada gorda com apenas 41%, PRA FRENTE MARANHÃO, RUMO AO PALÁCIO DOS LOBÕES. COMUNISMO/NAZISMO NUNCA MAIS

      Excluir
  4. Esse ceuma tamás pra advogado de porta de cadeia...sabe de nada inocente..65..65..65..65....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respeita Autoridade!!, e digo também, que o nosso candidato a prefeito em Poção de Pedras para 2016 é Carlinhos, mas se depois de eleito fizeres como tem feito em seu blog, que é menti, usar palavras de baixo calão contra o povo do Poção, eu como Juiz te taco na cadeia.

      Excluir