Compartilhe essa Notícia:

TV Rio Flores - Trizidela do Vale
O método APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) foi o tema de curso promovido pela juíza Ana Gabriela Costa Ewerton, titular da Vara de Execução de Pedreiras, nos últimos dias 07 e 08, na sede da entidade. Realizado em parceria com a FBAC (Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados), o 1º Curso de Conhecimento e Aperfeiçoamento do Método APAC teve como público alvo recuperandos e voluntários da APAC de Pedreiras.

Na programação do evento, palestras, debates e momentos de lazer. Entre os palestrantes, a juíza Ana Gabriela, que falou aos presentes sobre a Lei de Execução Penal, destacando a importância da LEP no processo de ressocialização implantado pela APAC. Representantes da FBAC também palestraram durante a programação.

Além de 66 recuperandos e 18 funcionários da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Pedreiras, participaram do curso 20 voluntários de diversas áreas da comunidade de Pedreiras, bem como 08 voluntários dos municípios de Viana e Igarapé Grande.
Continua...

Diz Raedson Teixeira da Silva, que cumpriu pena de 2010 até o último mês de julho, sobre o curso: “Jamais tinha presenciado algo assim dentro do sistema prisional”. Raedson conta ter ouvido falar muito do método APAC quando estava em Pedrinhas, mas não acreditava no que ouvia. “Hoje vejo que existe uma luz para aqueles recuperandos que desejam cumprir sua pena com dignidade e que desejam voltar para a sociedade recuperados e prontos para uma nova vida”.

Raedson ressalta ainda a presença do Judiciário, na pessoa da juíza Ana Gabriela, semanalmente dentro da unidade, conversando com todos e analisando os processos de cada um, mantendo todos informados sobre os benefícios a que têm direito. “Fica, sim, muito mais fácil o cumprimento da pena, pois hoje muitos padecem dentro do sistema comum por falta dessas informações, até mesmo ficando com os benefícios esquecidos. Aqui na APAC, não. A juíza está sempre presente e temos acesso para conversar com ela”.

Saída - Por ocasião do curso, a juíza Ana Gabriela autorizou a saída temporária do Dia dos Pais de 22 recuperandos do regime semiaberto que devem retornar à APAC nessa sexta-feira, 15.
_______________________________________
Matéria escrita
Marta Barros
Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão
Reportagem:
TV Rio Flores - Trizidela do Vale
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários