Compartilhe essa Notícia:


Em reunião pública, realizada na terça-feira (26), a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) homologou o reajuste tarifário da Companhia Energética do Maranhão (Cemar). O reajuste é um instrumento previsto no contrato de concessão para manter atualizado o valor das tarifas, frente à variação da inflação e do repasse integral do custo de energia aos consumidores.

Para os consumidores residenciais, o reajuste será de 24,12%, já a classe industrial sofrerá reajuste de 24,16%, sendo que o reajuste médio geral ficou em 24,11%. Os novos valores vão começar a valer a partir desta quinta-feira (28) e vai atingir mais de 2 milhões de unidades consumidoras.
Continua...


Segundo informações repassadas pela Cemar, para calcular o valor do reajuste estabelecido para a tarifa, a Aneel leva em consideração a parte da tarifa que efetivamente fica com a concessionária, para operar manter e realizar os investimentos necessários à melhoria e expansão do sistema.  Esta parcela foi corrigida em 1,62%.

A segunda parte do reajuste, de acordo com a Cemar, é referente à parte da tarifa que contempla os custos com compra de energia junto aos geradores, os custos com a transmissão da energia e o valor dos encargos setoriais. Dentre estes itens, a despesa junto aos geradores é a que apresenta maior crescimento e tem elevado peso na tarifa – assim, a maior parte do valor do reajuste se dá por conta do aumento expressivo dos custos de aquisição de energia. Vale ressaltar que os custos que compõem esta parte da tarifa são estabelecidos conforme as regras do setor e devem ser repassados integralmente aos consumidores.

É importante ressaltar que dos 24,12%do reajuste autorizado pela Aneel, apenas 1,62% correspondem à parte que fica com a Cemar e o restante 22,50%, refere-se às despesas de pagamento de energia, transporte e encargos setoriais.

Com a parte que fica com a Cemar a empresa atende os mais de 2 milhões de clientes maranhenses, opera o sistema e faz manutenções na rede, além de investir na melhoria da qualidade da energia.


Foto: Ilustração


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

6 Comentários

  1. ESSA E UMA DAS AJUDAS QUE DILMA VAI DAR AOS MAIS POBRES DEPOIS VEM O AUMENTO DA GASOLINA A IR DEPOIS SOBE TUDO OU DOU GRANDE

    ResponderExcluir
  2. esse é o presente para quem votou na presidente das corupções aqui no maranhão com os seus 78% o povo do maranhão não pode reclamar de nada não quiz dilma agora aquenta as consequencias.

    ResponderExcluir
  3. enquanto outros estados aumentaram 18-19%, maranhão aumentou quase 25%. e isso que o estado que mais votou dilma ganha. ela da com uma mão, e toma com as 2!

    ResponderExcluir
  4. Ê PRESIDENTA DESGRAÇADA AGORA ELA VAI TERMINAR DE MATAR OS POBRES, AGORA ELA VAI MOSTRAR REALMENTE DO QUE ELA É CAPAZ. AGUENTA BRASIL, AH NÃO VAMOS FAZER IGUAL FIZEMOS COM O COLLOR. AGUARDEM.

    ResponderExcluir
  5. E ai, conterraneos nordestinos estão satisfeito? É só o começo, e o bolsa familia será que vai ser resjustado? Feliz se não reduzir

    ResponderExcluir
  6. QUAL FOI O AUMENTO DO BOLSA FAMILIA, 0% O DA ENERGIA E 24% O DA GASOLINA SO DEUS SABE ISSO QUER DIZER QUE A DILMA DAR COM UMA MAO E JUNTA COM UMA CARREGADEIRA

    ResponderExcluir