Compartilhe essa Notícia:

Fátima Bernardes e Anne Alyne
No meio da manhã desta quarta-feira (11), o povo de Poção de Pedras, da região, encheu-se de orgulho ao assistir a brilhante participação da nossa coterrânea Anne Alyne Mendes, uma jovem acadêmica de Pedagogia da UESPI – Campus Picos (PI), no Programa “Encontro com Fátima Bernardes” na Rede Globo. O programa foi ao ar por volta das 10h00 e a jovem estudante, de apenas 18 anos, esteve junta a renomados educadores de todo Brasil. De forma contundente, Anne mais uma vez surpreendeu a todos com sua desenvoltura ao defender a carreira docente, como uma importante opção de trabalho e realização pessoal. O Blog do Carlinhos disponibiliza os vídeos e a participação escrita de Anne no Programa Encontro. Um detalhe importante: Anne foi a participante que mais recebeu aplausos do público presente. Ela deu um show.

PARTE 1 - ENTREVISTA ANNE - PROGRAMA ENCONTRO


Fátima Fernandes - O que leva um jovem a ser professor? Anne, você faz pedagogia por quê? Você quer ser professora por quê?

Anne – Eu acredito que a gente já nasce professor; eu costumo dizer lá em casa para minha mãe que eu não sai do Maranhão para o Piauí para me formar uma professora, eu acredito que eu nasci uma professora e isso é indiscutível. Agora, existe sim aquele receio; quando eu fui chamada para a Universidade, eu pensei muito, porque eu pensei: o que os meus pais sonham para mim? É muito difícil você encontrar um pai ou uma mãe que sonha que seu filho seja professor, justamente pela questão da desvalorização que existe. E foi então que uma tia minha, tia Vicença, conversou com minha mãe, porque ela sabia o que eu queria.

Fátima Bernardes – E seus pais de início não queriam?

Anne – Mais ou menos, eles tinham um pouco de receio. Mas eles acabaram aceitando. Infelizmente meu pai faleceu dois meses antes de eu ingressar na universidade, mas eu sei que ele deve está feliz onde ele estar. Depois que ingressei na faculdade minha paixão só aumentou e, quando eu entrei na universidade, foi que eu tive mais certeza ainda do preconceito que existe, porque você está lá, você é aluno de pedagogia, as pessoas já te olham assim:  “esse daí não vai ganhar dinheiro”, ou “ele vai ser desvalorizado na sociedade”. Então foi justamente isso que me levou a gravar o vídeo, a única coisa que eu pensava era em expressar minha revolta diante dessas pessoas que se recusam a reconhecer o valor do professor, que se recusam a entender que o professor é importante na construção da sociedade.

Fátima Bernardes – Verdade, o professor é fundamental.

Anne – Como a gente ver, é o professor que forma o enfermeiro, é o professor que forma o engenheiro, é o professor que forma o médico. Então é uma coisa que não dar para entender, porque as pessoas consegue desvalorizar uma profissão que é tão importante, então foi isso que me levou a gravar o vídeo.

PARTE 2 - ENTREVISTA ANNE - PROGRAMA ENCONTRO


Frases que ficarão para história na Educação deste país

Fátima Bernardes – Anne, você teve algum professor inspirador?

Anne – Ah, tive vários, principalmente, quando eu estive no fundamental menor, porque eu acho que quando a gente é criança, é mais fácil criar esse vínculo; é justamente por isso que escolhi pedagogia. Eu acho uma criança um ser tão amoroso e você ter o poder de conseguir inspirar sonhos naquela criança, você poder salvar crianças do mundo da marginalidade, porque é isso que o professor faz, ele salva vidas. O que acho engraçado é que na sociedade os heróis são os bombeiros, são os médicos, mas ninguém quase nunca se refere ao professor como herói. E o professor ele salva. Ele salva criança da marginalidade, ele salva jovens das drogas, ele salva sonhos, então eu acho que o professor sim, é o real herói da sociedade. (Muitos aplausos)

Essas foram as principais participações de Anne no Programa Encontro co Fátima Bernardes.
Continua...
Antes de embarcar de volta a sua terra, Anne escreveu uma mensagem seu Facebook, leia.

“Bom gente, é o seguinte. Ainda estou no aeroporto, e não tem como agradecer a todos vocês. Mas desde já deixo meu muito obrigada aos que torceram por mim.

E aos que estão me criticando, eu quero deixar claro que todos os meus dados pessoais foram passados para a produção. Disse que sou de Poção de Pedras e estudo em Picos. Enfim, quero dizer a vocês que se incomodaram por eu não ter falado o nome da cidade que não me foi aberto espaço pra isso. Não falei de minha mãe, nem da UESPI, nem de Picos nem de Poção. Sabem o por que? Porque o assunto lá era O PROFESSOR e não eu. O tempo é curto. E a minha obrigação ali era defender a profissão do professor, e não para me divulgar. Deixo meu pedido de desculpas se não correspondi as expectativas de vocês. Eu particularmente estou muito feliz. Ouvir elogios de que eu ouvi nos bastidores foi gratificante. Frases como "você me emocionou", "Seu vídeo tem que ser ainda mais divulgado", " você tem razão " deram a mim a sensação de dever cumprido.

Enfim, muito obrigada a todos. Assim que eu chegar em casa vou voltar a responder vocês. Bjs meus amores
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

13 Comentários

  1. Poção de Pedras está de parabéns por ter gente como a Ane. Poucas pessoas tem essa oportunidade que ela teve. E além de ter uma oportunidade única de participar de um programa de TV com grande audiência como o encontro com Fatima, e se sair bem assim como ela. Então nós de Poção devemos nos orgulhar, por saber que temos conterrâneos assim como ela. Parabéns, Ane, parabéns Salethe, parabéns Poção de Pedras.

    ResponderExcluir
  2. Orgulho de Poção de Pedras. Orgulho de seus amigos. Orgulho do Maranhão, orgulho do Piauí. Críticas nesse momento devem ser deixado de lado. Se não foi falado em Poção, ou no Maranhão, isso não não vai tirar o brilho seu, Ane. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Quase não tenho tempo de ver o programa, vir uma postagem no blog do carlinho, fiz uma busca no YouTube e vir seu vídeo, vc é maravilhosa em seu comentário, vir o programa, vc foi melhor ainda, parabéns Que Deus continue te abençoand, que vc concerteza vai mudar a vida de muita gente, continue acreditando no que vc está dizendo, vc estar no caminho certo, acreditar em vc e no que vc faz, isto pode mudar a vida de muita gente,

    ResponderExcluir
  4. Muito bom isso! Gostei bastante!! Sucesso Anne

    ResponderExcluir
  5. Professor é realmente uma profissão que forma outras pessoas para a vida. Infelizmente essa classe não é valorizada em nosso país. diante de tantos escândalos de corrupção na Petrobrás e outros setores mais públicos mais e mais, ninguém pode jogar uma pedra em um professor, pois esses são operários do saber e não se envolvem com roubalheira, não conheço nenhum professor que seja rico aqui em Poção de Pedras e nem na região, ao contrário, são pobres e lutadores em favor da educação e do conhecimento. Parabéns ANNE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade! a classe de professores está na linha da pobreza e mal conseguem se manterem para o custeio das despesas de casa. O Governo precisa olhar e melhorar a vida dos professores, dignificando-os com salário dignos.

      Excluir
  6. "professores são heróis" . Bela frase, enquanto isso numa terra chamada São Raimundo do Doca Bezerra os Heróis da educação não irão receber reajuste novamente. Realmente são heróis .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aqui em sao raimundo as coisas sao realmente diferentes dos demais municipios do nosso imenso país. é um caso `parte. pode crer. aqui, professor e´herói, poi consegue viver com uma merrequinha que se chama de "salario"

      Excluir
  7. "Salvar Sonhos" essa frase foi a que teve mais impacto na entrevista, e realmente a sociedade tá deixando os sonhos de muitos morrerem. E pessoas como a Ane irão ter a oportunidade de salvar esses sonhos, jovens que tem essa mentalidade. Vendo isso acreditamos que ainda existe saída para solucionar problemas. E você Anne Aline, está de parabéns, o Brasil precisa de pessoas assim. Poção de Pedras toda esta orgulhosa de você, e saiba que Deus tem mais coisas boas pra você. Parabéns, sucesso e continue assim. Deus abençoe você!

    ResponderExcluir
  8. Como vemos, a educação tem jeito. O Brasil tem jeito, o Maranhão tem jeito. Com pessoas com esse pensamento como o seu, Ane. Você só tem a crescer. Parabéns. Sucesso.

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Ane. Parabéns pelas belas palavras e sabe as pessoas que criticaram você?? Pois é, isso é só inveja, a vontade de tá lá era muito grande e muitos estavam torcendo contra você. Mas tinha um que estava torcendo mais ainda: Deus, ele tem cuidado de você, e vai continuar cuidando.

    ResponderExcluir
  10. Sabe o que você deve dizer para os te críticas, Ane.? Beijinho no ombro pro recalque passar longe. Kkkkk kkkkk

    ResponderExcluir
  11. Vai lá Ane, o Jô Soares te espera... Você vai ganhar um prêmio Nobel de Educação.

    ResponderExcluir