Compartilhe essa Notícia:

As redes sociais podem ser identificadas, mas também modificadas e, com isto, seu potencial protetor com relação às drogas é fortalecido. No exemplo anterior o foco estava no adolescente e seus vínculos. Considerando o dinamismo das redes, pode-se vislumbrar mudanças em sua relação com as drogas à medida que sua rede é modificada, como, por exemplo, ao ingressar em atividades de lazer onde o uso de drogas não esteja presente, conhecendo novos amigos que não usem drogas, dialogando com a família sobre o assunto, contando com o apoio de serviços públicos de atendimento a usuários. As possibilidades irão surgir à medida que vínculos saudáveis sejam criados ou fortalecidos.
Continua...

O papel das instituições: rede forte é rede integrada

As instituições têm um importante papel com relação ao uso de drogas. Embora possuam papéis específicos na sociedade há instituições com o objetivo de promover um desenvolvimento social saudável. As instituições aqui referidas são representadas pelas escolas, unidades de saúde, ação social e segurança pública, organizações não governamentais (ONGs) e entidades privadas. O objetivo a que se propõem pode envolver uma atenção ao uso de drogas que será mais efetiva caso as ações desenvolvidas sejam planejadas e realizadas em rede.

Ações isoladas correm o risco de sobrecarregar um dos pontos da rede e enfraquecê-la, por isso a importância da ação coletiva. É o caso da área de educação, por exemplo, que será fortalecida se promover suas ações contando com a colaboração dos outros integrantes da rede. A criação de espaços de ação conjunta estabelece relações de corresponsabilidade por meio das quais os potenciais contributivos de todos podem se fazer presentes e a responsabilidade e as conquistas são de todos.

Atuar em rede com relação ao uso de drogas numa perspectiva protetora envolve identificar a rede e a qualidade dos vínculos e trocas estabelecidas entre os participantes, criar espaços para que os objetivos possam ser alcançados de forma integrada por meio do planejamento e execução de ações conjuntas e de ajuda mútua.

FONTE:

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários