Compartilhe essa Notícia:

Durante o mês de setembro a Secretaria de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial, está desenvolvendo ações voltadas para a Campanha Setembro Amarelo de Prevenção ao Suicídio.

Entre as ações palestras com pacientes e familiares, oficinas e panfletagem nas ruas do centro da cidade com o objetivo de chamar à atenção a sociedade para o tema.

O coordenador do caps, Leonardo Dourado, destacou a importância de se trabalhar a prevenção ao suicídio junto aos pacientes do Caps, uma vez que segundo o Ministério da Saúde uma das principais causas do suicídio é a depressão que acaba afetando muito as pessoas com transtornos mentais.
Continua...
A proposta da campanha é dar visibilidade à temática e firmar o compromisso com a vida. O suicídio é visto como um tabu, um tema perplexo que gera reflexões e sentimentos que geralmente não são expressos, sendo que algumas pessoas nem se permitem pensar a respeito. O falar sobre o suicídio é de extrema importância devido a seu impacto social, seja em termos numéricos, seja em relação a familiares, amigos ou conhecidos das pessoas que fazem uma tentativa ou ameaçam se matar.

A campanha faz parte de uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) que mostra, em várias publicações, que o suicídio tem aumentado nas últimas décadas. Nas últimas quatro décadas, o suicídio cresceu significativamente em todos os países, envolvendo todas as faixas etárias e também, várias contextos socioeconômicos. Pode-se dizer que o suicídio está entre as dez principais causas de morte. Por isso a necessidade de prevenção e do tema estar sendo trabalhado em Saúde Pública.



Ascom Lago da Pedra.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários