Complexo portuário de Luis terá mais um Terminal de Uso Privado
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Hildo Rocha destacou a importância dos investimentos públicos na
infraestrutura portuária, iniciados no governo de José Sarney e intensificados na gestão da ex-governadora Roseana |
Contrato com a empresa WPR São
Luís Gestão de Portos e Terminais foi assinado nesta quarta em solenidade
prestigiada pelo deputado federal Hildo Rocha.
O deputado federal Hildo Rocha (PMDB/MA) participou, na
ultima quarta-feira (06) da assinatura do contrato que permitirá a instalação
da quarta unidade portuária de uso particular do Maranhão. A estimativa é de
que o empreendimento irá gerar aproximadamente cinco mil empregos diretos. “O
Estado do Maranhão começa o ano de 2016 com uma boa notícia no campo da
economia”, destacou Rocha.
O parlamentar enfatizou que
graças aos investimentos públicos na infraestrutura portuária, iniciados na
década de 60, o Estado conseguiu atrair investimentos privados que contribuíram
para a consolidação do complexo portuário maranhense. “Devemos reconhecer que sem o
empenho do então governador José Sarney, que na década de 60 realizou os
primeiros investimentos na infraestrutura do Porto do Itaqui, e sem a
contribuição grandes empresas que se instalaram no Maranhão dificilmente
teríamos alcançado o status atual”, afirmou Rocha.
“Também é inegável que os grandes
investimentos públicos, realizados durante os quatro mandatos da governadora
Roseana, ajudaram a dar maior competitividade aos nossos portos. O resultado
está aí. O setor portuário do Maranhão continua crescendo, mesmo num momento de
crise. Isso merece aplausos”, finalizou Rocha.
Continua...
O novo empreendimento
A nova unidade portuária será
instalada em área de 2,190 milhões de metros quadrados e terá capacidade de
movimentação de granel líquido, sólido e carga geral de até 24,8 milhões de
toneladas por ano.
O ministro da Secretaria de
Portos, Helder Barbalho, ressaltou que os investimentos que vão gerar emprego,
renda e o fortalecimento econômico do Maranhão. “Os investimentos vêm ao encontro
da estratégia do Governo Federal de garantir maior competitividade e ampliação
de oferta aos demandantes da movimentação de carga para escoar a produção”,
destacou Barbalho.
O terminal terá prazo de
implantação de três anos, prorrogável por igual período, a critério da SEP. O
contrato tem vigência de 25 (vinte e cinco) anos, contados da data da
assinatura, e é prorrogável por períodos sucessivos, como previsto na Lei dos
Portos (Lei n.º 12.815), de 2013.
De acordo com o presidente da
WTorre, Walter Torre, o empreendimento está gerando grande expectativa. “Vamos
exportar por um preço 40% abaixo do que o grão está saindo hoje”,
afirmou o empresário.
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Deputado Hildo Rocha, Arnaldo Melo e Walter Torre "O Maranhão conseguiu atrair investimentos privados que contribuíram para a consolidação do complexo portuário maranhense" |
Assessoria.
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