O ex-prefeito Mário Jorge mais uma vez se safa de entrar na “glamorosa” lista dos fichas-sujas”. Na sessão da Câmara Municipal, realizada nesta quarta-feira (24), os Vereadores de Esperantinópolis (MA) votaram as contas do ex-prefeito, referente ao ano de 2009. As contas receberam parecer favorável à sua aprovação por unanimidade entre os presentes: nove vereadores. Não compareceu à sessão os vereadores Francinaldo e Risomar.

Já perdi as contas de quantas contas com parecer do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA), orientando os vereadores de Esperantinópolis pela reprovação; no entanto, os nobres vereadores passam por cima dos pareceres do TCE/MA e vem aprovando todas as implicações relativas aos dois mandatos do ex-super-prefeito.
Sessão da Câmara Municipal desta quarta-feira
A votação favorável teve o apoio da base governista, atendendo a uma recomendação do prefeito Dr. Raimundinho que pediu a bancada que votasse favorável à aprovação das contas do ex-prefeito.

Mario Jorge deve agradecer e muito ao prefeito Dr. Raimundinho pelas sucessivas aprovações de suas contas. Ainda que pese a história de que os vereadores são gratos ao ex-prefeito, que jamais votariam contra ele, todos sabem que em política não tem dessas coisas de lealdade extrema, ainda mais em se tratando de um ex. (se Mário Jorge acreditar nessa balela de vereadores leais e gratos, vou ficar decepcionado com sua inteligência política).
Continua...

Caso o prefeito Dr. Raimundinho quisesse realmente reprovar as contas de Mário Jorge, ele nem precisaria de todos os vereadores de sua base para tornar o ex-prefeito inelegível pelos próximos 8 anos. Para derrubar um parecer do Tribunal de Contas, a Câmara precisaria, de no mínimo, dois terços dos vereadores, ou 7 vereadores. Raimundinho necessitaria de apenas de cinco vereadores para anular um suposto adversário, alijando-o do cenário político.
Em nossa região, prefeitos nos cargos conseguiram facilmente reprovar contas de ex-prefeitos adversários. Em Poção de Pedras, o então prefeito Gildásio obrigou seus vereadores a fazer uma nova sessão apenas para reprovar as contas do ex-prefeito Dr. João Batista, em 2012. Igualmente, em Igarapé Grande, o então prefeito Geames Macêdo agiu nos bastidores para reprovar as contas do ex-prefeito Breado, tornando-o inelegível, sem condições de disputar o cargo de prefeito em 2012.  (Breado se vi obrigado a apresentar o filho na disputa e Brunno venceu o pleito).

Não resta dúvida de que a aprovação de tantas contas do ex-prefeito Mário Jorge na Câmara Municipal de Esperantinópolis se deve a atuação nos bastidores do prefeito Dr. Raimundinho. Mário Jorge deve um agradecimento, um gesto de carinho ao prefeito.