Compartilhe essa Notícia:


Do G1 MA, com informações da TV Mirante

Salário de prefeito, vice-prefeito e vereadores vai aumentar cerca de 40%.

"Gestor tem que ser bem remunerado para não desviar", diz autor da lei, o vereador Otacílio.
No município de Pedreiras, a 245 km de São Luís, uma decisão tem deixado a população revoltada. Uma sessão na câmara votou pelo reajuste salarial de prefeito, vice-prefeito e vereadores. A sessão não foi tumultuada, mas também pouca gente sabia o motivo da votação. E em alguns minutos o salário de vereador passou de 4 para 6 mil reais, e o de prefeito foi de 18 para 22 mil reais.

A revolta se inicia do fato de que grande parte da população vive com menos de um salário mínimo. Já os 13 vereadores do município têm renda cinco vezes maior, e acabam de engordar ainda mais essa renda: um aumento de 40%.
Frase do dia que impactou Pedreiras 
Otacílio: O prefeito tem que ganhar bem para não roubar.
Os vereadores tiveram ainda um aumento no valor das diárias. A lei é de autoria da Comissão de Orçamento da casa.  Otacílio Tavares do PDT é um dos que compõem a comissão. “Hoje a constituição diz que o município de Pedreiras, como tem 39 mil habitantes, pode ser até 30% do salário do deputado. Se a gente for fazer por essa via de regra, pelos cálculos, o salário poderia chegar até R$ 8.125”, explicou Tavares.

Eu entendo que o chefe do Poder Executivo precisa ser bem remunerado para que ele não tenha nenhum motivo para desviar o dinheiro público"

Ao ser questionado se não seria imoral um aumento desses diante dos problemas e da crise econômica por que passa o país, o vereador respondeu que não vê imoralidade, pois cada um tem a sua função e responsabilidade para com o cargo que foi eleito. “Eu entendo que o chefe do Poder Executivo precisa ser bem remunerado para que ele não tenha nenhum motivo para desviar o dinheiro público. O salário tem que ser digno e justo para a função que ele vai exercer”, declarou.

Enquanto os vereadores estão preocupados com o salário deles, Seu Antônio da Silva corre em busca de emprego. O pescador em uma casa humilde com a mulher e seis filhos no bairro matadouro na periferia da cidade. “O que eu ganho por mês não dá um salário mínimo. Essa decisão aí dos vereadores é errada. Tinha que deixar do jeito que está”, contou o pescador.
O pescador Antônio sustenta a esposa e mais seis
 filhos com menos de um salário (Foto: Reprodução/TV Mirante)
Se dependesse da população de Pedreiras, os vereadores não teriam um aumento salarial tão grande assim. “Não temos melhorias na infraestrutura, não temos melhorias na educação, na saúde. A gente fica insatisfeita, mas o que a gente pode fazer?”, resignou-se uma moradora.

A professora Ana Roberta Alves não concorda com a decisão do legislativo.  Ela disse que a cidade tem outras prioridades. “O que a gente ouve da gestão, do prefeito e dos secretários é que não tem recursos. Quer dizer que para os servidores não tem e para os prefeitos, secretários e vereadores tem recursos assim, facilmente?” questionou.

Em nota, a prefeitura de Pedreiras se manifestou sobre a polêmica, dizendo que o aumento de salários e diárias dos agentes políticos está previsto na Constituição Federal e na lei orgânica do município. A nota da prefeitura diz ainda que o projeto de reajuste dos salários e diárias foi aprovado dentro da legalidade e legitimidade.

Quanto à contestação de que o aumento é injusto, considerando a crise econômica no país, e em comparação aos salários dos demais servidores municipais, a prefeitura de Pedreiras afirmou que o reajuste dos subsídios é fixado de quatro em quatro anos. Por fim, a prefeitura estranhou a polêmica sobre o assunto, porque reajustes como o aprovado na Câmara Municipal estão ocorrendo em cidades de todo o país, não somente em Pedreiras.
População não vê melhorias no município que justifiquem o
 reajuste salarial proposto (Foto: Reprodução/TV Mirante)

_____________________________________


________________________________________________________________

 Mantenha-se informado com as notícias da região
Clique no link: 

Os vídeos exclusivos do Blog do Carlinhos em primeira mão
Clique no link: 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

14 Comentários

  1. O Cara ainda diz tem que ser bem remunerado pra não roubar kkkķkk pra não roubar não tem que ser bem pago tem que ter dignidade e ser honesto isso mostra a cara da Política do Nosso Brasil duvido se fosse na China neguinho corrupto e setenciado a Morte isso sim e uma pais com leis ..

    ResponderExcluir
  2. Esse Otacílio é uma piada.
    Passou anos e anos e não vimos um projeto em.prol da população que esse ser criou.

    ResponderExcluir
  3. O prefeito de New York ganha um dólar por mês e ninguém vê ele metendo a mão nos cofres públicos. Crie vergonha na cara que aumentar salário não é desculpa para esses ladrões roubarem menos.

    ResponderExcluir
  4. Tem que aumentar sim, que achou ruim, é inveja por não ser competente pra tá no lugar do prefeito. Não venham com essa te fulano ser pobrezinho, pois a culpa de ser pobre é da própria pessoa que não quis estudar.

    ResponderExcluir
  5. Não se trata de julgar,já que o mesmo ainda não assumiu,agora um Salário de 22.000,00(vinte e dois mil reais),vereadores com diárias de 350,00 se estiver dentro do município, e 700,00 quando estiver fora do município,na atual situação que se encontra nosso País,cortando gastos de vários setores,deveriam pensar mais no cidadão,do que no salário deles,não bajulo Político nenhum,mas o que for verdade eu falarei sempre.Como já disse já olhei Políticos de alto escalão abdicar de certos privilégios para ajudar o País,só para terem uma ideia Pedreiras não tem nem 40.000 habitantes,e o novo Salário do Antônio França, é o mesmo valor do Salário do Prefeito de Imperatriz,que possui uma população de mais de 200.000 habitantes,isso é um absurdo.

    ResponderExcluir
  6. Se remuneração alta garantisse que os Prefeitos não roubassem, não estaríamos vivendo o que o país está vivendo com grandes empresários e funcionários públicos de altos salários envolvidos em inúmeros escândalos. Se é honesto é honesto no pouco e.no muito se é ladrão pode ganhar um milhão por mês que vai querer roubar pra ganhar mais!

    ResponderExcluir
  7. entao , o que ganha pouco se nao me engano a cidade quase toda, é propicio á roubalheira a corrupção pelo fato de ganhar pouco , quem faz o ser honesto é a sua etica e nao o que ganha, nao devemos ser dominado pelo dinheiro e sim sermos o mestre dele

    ResponderExcluir
  8. A diaria no valor citado em um comentário aqui é de 350,00 para dentro do estado e de 700 pra fora do estado.
    A respeito do aumento ele é ilegal, pois vai contra o artigo 21 da lei de responsabilidade fiscal, lei n 8.666 que diz que o aumento tem que ser votado antes dos 180 dias do término do mandato, ou seja, deveria ter sido votado 6 meses atrás, além disso caberia no mínimo o bom senso dos nossos atuais parlamentares, levando em conta a atual situação do país, que está do jeito que está por causa do enorme gasto público que temos.
    Agora me pergunto, o que o a comissão de legislação, redação e sei lá o que da câmara esta fazendo? E o ministério público?
    6 tão de brinkdeira né?
    Aumentar salário para mostrar honestidade? Kkkkk
    Faz-me rir.

    ResponderExcluir
  9. Amigo blogueiro, parece que você não aprendeu a fazer contas. O aumento é de apenas 21% e não 40%. Aprenda a fazer direito as contas. Caso tenho dúvidas sobre porcentagem, procure algumas aulas no YouTube! kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Piada, e o governo o do Liso ainda nem começou, aguardem que o desmantelo vai ser grande, salvem-se quem puder!

    ResponderExcluir
  11. Nobre vereador Otacilio essa sua infeliz declaração só corrobora o motivo pelo qual vossa excelência está inelegível

    ResponderExcluir
  12. Eu tô sentindo que esse governo do Antônio França não vai ser bom

    ResponderExcluir
  13. Para aumentar o salario deles, a lei vale e eles se asseguram nela; agora quando é pra aumentar o salario do servidor a lei nao vale nada!?

    ResponderExcluir