Guerra declarada em entrevista
Antônio França discursa na apresentação do novo titular da SINFRAU
No ato de apresentação e posse de Sérgio Florêncio, como novo secretário de Infraestrutura e Urbanismo de Pedreiras, ocorrida no Caíque (Centro Administrativo), o prefeito Antônio França foi entrevistado pelo repórter Ribinha, da FM Cidade; o gestor municipal foi indagado sobre o motivo da exoneração de Cacimbão e outros assuntos polêmicos relativos ao ex-secretário; durante toda a entrevista, Antônio França foi curto e duro nas respostas. Confira.

Ribinha – Prefeito, foi uma repercussão muito grande a saída de Cacimbão da pasta da Infraestrutura, por qual motivo o ex-secretário foi demitido?

Antônio França – O motivo é muito simples, a gente não estava satisfeito com o trabalho dele, ele não correspondeu com a maneira que nós queremos trabalhar; não foi motivo de algo errado, ele trabalhou honestamente, mas faltou algo mais... E nós decidimos tirá-lo da frente da secretaria; nós não o tiramos do governo, mas ele decidiu se não ficasse na secretaria, também não faria mais parte do governo; é um direito de escolha dele, nós não vamos questionar isso. Mas a grande questão é que o perfil não se encaixou dentro daquilo que nós criamos para nossa administração.

Ribinha – Cacimbão, em entrevista, disse que tinha uma programação e o senhor desmanchava, que o senhor, como prefeito, passava por cima das ordens dele, como secretário.
Centro Administrativo de Pedreiras, manhã do dia 28.07
Antônio França - Eu não vou questionar isso e nem tá debatendo o que ele disse, mas na verdade, o que eu te digo é: ‘se eu fosse secretário e o prefeito tirasse a minha autonomia, eu não ficaria como secretário.’ Muitas vezes eu tomei realmente decisões por ele, eu esperava que ele fizesse e ele não fazia; mas então história é essa: se eu for secretário e não tivesse autonomia, como eu fui por cinco meses, mas até o último dia que eu fiquei, eu tive autonomia. Mas se eu não tivesse autonomia, eu não ficaria como secretário num governo desses.

Ribinha - O secretário Cacimbão tinha autonomia no seu governo?

Antônio França – Tinha... Mas tinha algumas situações que a gente precisou tomar decisões para que as coisas tomassem rumos.

Ribinha – Agora, o senhor está dando posse ao novo secretário Sérgio.

Antônio França - Pois é... o Sérgio está entrando, quando eu perguntei se ele queria ser o secretário, ele perguntou se daria certo; bom, se não der certo, vamos trocar, mas eu acredito na capacidade dele, vamos ver isso na prática, para funcionar. Acredito muito no perfil dele, na maneira como a gente quer trabalhar, nas principais coisas que nós queremos, liderança na secretaria para estarmos conduzindo seu grupo, para que todos pensam a mesma forma para que possa demonstrar serviço.

Ribinha – Prefeito, agora pouco, o senhor pediu união de todos que trabalham na parte da infraestrutura, essa união não estava acontecendo?

Antônio França – Olha, o líder tem que ter união do grupo; eu espero que o secretário que está chegando possa estar trabalhando onde todos pensam da mesma forma, todos queiram os mesmos resultados de trabalho; pensar no resultado que a população espera de seu governo e que nós temos que mostrar esse resultado. Se eu pedi união é porque é importante que o governo esteja unido para que realmente possa mostrar resultados.

Entrevista colhida no Programa Tribuna 101 da FM Cidade de Pedreiras.