Alunos apreensivos 
Protestos e polêmicas

Ontem (28), alunos realizaram protestos em várias ruas da cidade contra o fechamento da escola estadual C.E. Manoel Matias, em Igarapé Grande (MA). Sobrou críticas para o governador Flávio Dino e o gestor da Regional de Educação de Pedreiras, professor Márcio Sampaio. O gestor chegou a conversar com os alunos revoltados, mas sem muito sucesso.
Vídeo
Márcio Sampaio 
* Repercussão

A repercussão foi tão forte na cidade e nas redes sociais que chegou à São Luís, obrigando o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, a dar explicações através de uma nota à imprensa, publicada incialmente no blog do Carlos Barroso, esclarecendo o imbróglio.


 Nota do Secretário Felipe Camarão

“Em Igarapé Grande tem 02 escolas à 800m uma da outra. Uma escola tem 180 estudantes e a outra de 220. A única coisa que fizemos foi unificar as escolas num único prédio de modo a tornar mais eficiente a gestão de recursos e pessoas. Unindo as escolas, ainda só teremos 400 estudantes, num prédio já reformado, e que ainda tem espaço para receber mais. Na escola “fechada” as salas só têm entre 15 e 20 estudantes e ela nem estava reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Ou seja, não haverá qualquer prejuízo para a cidade e população de Igarapé. Para completar, o prédio desta escola será cedido ao município que poderá ampliar a oferta do ensino fundamental”, enfatizou.

Falou desnecessário

Desnecessário essa informações da nota do secretário, dizendo que o C.E. Manoel Matias não é reconhecido pelo CEE. Soou como um menosprezo: “A escola Manoel Matias não é nem reconhecida!” A culpa, porém, não dos alunos, professores e nem de sua direção, mas do próprio governo do Estado, mantenedor da instituição até hoje.

Mais protestos para hoje


Alunos do C. E. Manoel Matias não estão satisfeitos com as explicações oficiais e prometem, para o final desta tarde, novos protestos na cidade de Igarapé Grande.  Dessa vez com mais gente, mais alunos de outras escolas, faixas, carros de som, o bicho vai pegar.

Prefeitura não tem nada a ver com o "fechamento", mas vai está envolvida na reabertura do Manoel Matias 


Por outro lado, o prefeito Erlânio Xavier, que não tem nada a ver com essa questão em nível de Estado, garantiu que o município de Igarapé Grande, caso seja necessário, acolherá a escola de braços abertos, preservando seu nome e sua tradição como uma importante instituição educacional da região; garante que a prefeitura vai investir para que o Manoel Matias continue trilhando seu bonito legado em Igarapé Grande. 
Prefeito Erlânio distribuiu fardamento escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino