Compartilhe essa Notícia:


Agora a pouco (22h00), o blog do Carlinhos recebeu com exclusividade uma ‘carta aberta’ escrita pela professora Conceição Cunha, relatando sua saída do cargo de secretária municipal de Educação de Pedreiras (MA). No conteúdo, a educadora agradece ao prefeito e ao vice-prefeito pela confiança no período em que esteve no cargo; relata seus objetivos com a Educação, uma área que se confunde com sua história de vida; mas no final, a professora revela que embora tenha trabalhado com uma excelente equipe, faltou tempo e apoio para por em prática as transformações na Educação. Conceição Cunha também lembra que não tem a qualidade de “Política”, em virtude de sua formação essencialmente técnica em sua área de trabalho.

Confira a Carta Aberta da professora Conceição Cunha.


Por meio desta carta aberta, venho informar a população de Pedreira sobre minha saída da SEMD (Secretaria Municipal de Educação), na qual permaneci por 13 meses e alguns dias.

Primeiramente, quero aqui agradecer ao prefeito Antônio França e vice-prefeito Everson Veloso pelo convite e pela confiança ao indicar em meu nome para tão importante e representativa pasta que é a da Educação. Agradeço também a minha amiga pessoal de longa datas Aldenora Veloso que, por reconhecer meu trabalho em vários setores da educação em âmbito Municipal  e Estadual, e preocupada com a Educação da cidade, que é o nosso berço, sugeriu ao gestor o meu nome.

Sou professora por profissão e vocação, por tais razões sempre tive o compromisso com a Educação, fosse ela em sala de aula ou em setores administrativos. Se alguém fosse um dia escrever minha biografia, certamente ela se misturaria com Educação, já que a maior parte da minha vida foi dedicada a esta.

Sou pedreirense, e foi aqui em Pedreiras que iniciei minha trajetória nesse tão nobre campo e nessa honrada missão que é educar. Pois ao ser contactada para assumir a pasta, não hesitem aceitar; visto que, vislumbrei aí uma oportunidade de contribuir com meus saberes técnicos para melhoria gradativa da Educação deste nosso município. Um município próspero economicamente, de gente simples, trabalhadora e hospitaleira; mas ainda carente de Educação pública de qualidade.

A educação hoje vem passando por significativas mudanças. E mesmo nesse emaranhado caótico de que mistura crise econômica e política, é exatamente a Educação que nossas crianças e jovens podem encontrar algum apoio para a compreensão e, sobretudo mudança de cenário. Entretanto, mudanças nesse campo não se fazem da noite para o dia, ou de um minuto para o outro. Precisamos, para alcançar tais mudanças, de tempo, pessoas imbuídas do mesmo desejo e de apoio para executar as melhorias.

Nesse um ano à frente da Secretaria de Educação do município de Pedreiras,  tive junto a mim uma equipe técnica valorosa, garimpada, entre excelentes profissionais da Educação local. Com ela, buscando realizar um trabalho voltado para os estudantes pedreirenses da rede pública municipal. Honramos, mesmo em meio às advertências, nosso compromisso assumido e obediência à LDB. Tudo que foi possível realizar e que estávamos ao nosso alcance, realizamos; mas como fora dito acima, em Educação é necessário que haja o tripé (tempo, equipe e apoio). De forma pujante só tivemos do tripé o elemento equipe, já que o tempo foi curto e o apoio tímido.

De qualquer modo, sinto-me honrada e agradecida a todos que me acolheram e me deram credibilidade: pais, alunos, professores, equipe técnica, amigos e gestor; e acima de todos, agradeço a Deus que tudo sabe e a todos sondas mente e coração. Gostaria de ser menos técnicas e mais política, mas se assim fosse, talvez não seria a profissional de Educação que sempre quis e consegui ser. Como Deus tudo sabe e tudo ver, ele me fez mais técnica que política, e por isso O agradeço.

Obrigado, aqui despeço-me.
 
Conceição Cunha
Educadora
A redação do Blog recebeu essa carta e resolvemos digitá-la para favorecer a leitura, qualquer diferença ou erros foi erro de digitação do blog. 

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

19 Comentários

  1. Infelizmente a educação de pedreiras perde uma guerreira um mulher sabia e de honrar seus compromissos, fico muito triste pela saida dessa guerreira e uma grande desenvolvimento para educação de pedreiras.

    ResponderExcluir
  2. O q será de pedreiras agora meu povo? Uma grande mulher
    Perdemos uma pessoas super inteligente com boa admistração

    ResponderExcluir
  3. Carta de uma pessoa sábia que usa as palavras com maestria para deixar tão importante pasta.👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E diga se de passagem que com muita maestria a nobre educadora falou pouco mais escarancou a falta de compromisso do atual gestor Antnio sabe de nada de França com a educação de nossos filhos.
      Lamentamos muito o luto que se abateu sobre nossa tao querida Pedreiras 😔😔, luto de competência, luto de responsabilidade, luto de respeito aos munícipes pq dia após dia essa administração vem definhando e ainda por cima entrega a pasta da educação a cunhada do vice que até onde se sabe é se ouve pela "bocas santa" é totalmete desprovida de capacidade de gerir tamanha responsabilidade. Esse prefeito deveria deixar de politicagem e de brincar de ser prefeito pq isso não é brinquedo não, já até passou muito da hora dele começar a agir com a responsabilidade que foi atribuída a ele pelo povo.Se não dá conta pede pra sair.

      Excluir
  4. Tive o prazer de conhecer e trabalhar com essa grande profissional durante o tempo em que estive na Prefeitura Municipal de Pedreiras.

    Sem sombra de duvidas a Professora Conceicao Cunha é dona de exagerada competência e conhecimento técnico na área da Educação. Fazendo, portanto, jus ao cargo que ocupava.

    Mais uma vez perde o Município e o povo de Pedreiras. E, particularmente, fico triste de ver uma profissional desse quilate pedindo pra sair, dentre tantos outros motivos, por falta de apoio.

    Minhas reverências à Sra., professora. Tenho certeza que fez tudo o que estava ao seu alcance.

    Abraços.

    Alexandre Assaiante

    ResponderExcluir
  5. É triste ver que a situação está chegando a esse ponto, mas como disse quando de minha saída o que nos resta, enquanto cidadãos apaixonados por Pedreiras que somos, é a esperança e a torcida pra que o Prefeito coloque a cidade nos eixos.Aguardemos o desenrolar dos próximos acontecimentos.

    ResponderExcluir
  6. É a famosa “esperança construída”. Aquela que se traça um objetivo e caminha-se rumo a ele. Estás certo. Essa sim faz efeito.

    Aguardemos, Aguardemos.

    O slogan do governo é honra e trabalho e com outra parte do hino eu digo: “esperança o teu nome é Pedreiras-MA, berço e solo sagrado pra nós”.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa fico emocionada com essa resposta á cima ,somos pedreirenses sou apaixonada por minha cidade amo Pedreiras e é triste a cada rua a cada bairro o decliniu caindo sobre nós não culpo só o prefeito pois o mesmo pegou uma Pedreiras sucadeado por um ex gestor chamado totonho calote , julgo a situação como um todo agora nós que amamos Pedreiras vamos nos juntar e tomar uma postura a favor da nossa cidade.

      Excluir
  7. Uma mulher admirável, excelente gestora e educadora, sabe ouvi e liderar. Parabéns Professora Conceição Cunha.

    ResponderExcluir
  8. Qualeite sera o próximo a deixar o cargo

    ResponderExcluir
  9. Jamais o senhor prefeito encontrará pessoa de competência parecida à desta mulher na cidade de Pedreiras, para ocupar essa pasta. Tão pouco, de caráter e honra igual.

    Realmente sem apoio do município, só com vontade, se faz pouco. E ainda assim, o que foi feito durante sua gestão dela, foi muito maior do que se fez há anos atrás.

    Perde Pedreiras, perde a educação mas perde principalmente o Governo Honra é Trabalho.

    ResponderExcluir
  10. ESPERANÇA – o teu nome é PEDREIRAS.
    Berço e solo sagrado pra nós.
    Cada pedra e o leito de um bravo!
    Foste erguida com a fibra de heróis!

    Linda PEDREIRAS, nobre solo abençoado,
    Pujante força deste altivo Maranhão,
    Abriste o seio Nordestino amargurado,
    E ao retirante, tu abraçaste como um irmão.
    Rumo ao futuro, tu constrói teu ideal,
    E a tua Glória e o teu Valor não terão fim,
    Tens como lema: HONRA E TRABALHO,
    Tu és PEDREIRAS, Princesa do Mearim. (BIS)

    Com a lavoura e as indústrias nascentes
    Vais crescendo mais forte e viril,
    Trabalhando, com raça e coragem,
    Deste exemplo pra todo Brasil.

    Sob a luz deste azul céu brasileiro,
    Tu ajudas a erguer a Nação
    E, com as bênçãos do Teu Padroeiro
    És orgulho do teu Maranhão.

    Nos albores do estado nascente,
    Tu surgiste pujante e orgulhosa
    Deste ao mundo mil filhos ilustres...
    Deste à Pátria tua terra ubertosa...

    Mãe divina de excelsos artistas,
    És um ninho de sons e harmonia
    Teus poetas cantaram os luares,
    Teus luares de amor e poesia...

    O Brasil viu teus compositores
    E cantou com o humilde João
    Que Lançou, deste Vale Paro Mundo,
    Mais respeito pelo Maranhão...

    Nós te amamos, PEDREIRAS querida
    Que tu tenhas maior esplendor
    Para isso, serão nossas vidas
    Teu orgulho... Tua fé... Teu valor...

    ResponderExcluir
  11. Perda irreparável para Pedreiras!! Pessoa muita competente!!A Educação chora senhor prefeito

    ResponderExcluir
  12. Que nao valoriza, perde!! Toma mais essa senhor Antonio França!!

    ResponderExcluir
  13. Só não sai um secretário, você mesmo que trouxe filha, genro, parentes, aderentes e de sobra ainda alugou o carro para o município, porque ventilador não da sustentabilidade pra casa.

    ResponderExcluir
  14. Governo de Pedreiras se tornou " o teatro do absurdo ". Um prefeito incompetente, um prefeito que não sabe administrar sua própria casa cas, isso torna fato e notório. Um prefeito que não sabe o que é um PPA, não sabe 4 fases de um planejamento estratégico, dá nisso." É o escárnio ".

    ResponderExcluir
  15. A dança das cadeiras. Pior que o Tôtonto Chicote.

    ResponderExcluir