Compartilhe essa Notícia:

O cientista político Marcos Coimbra é um dos maiores especialistas em cenários eleitorais do país, além de ser dono do Instituto de Pesquisas Vox Populi. Em entrevista a um programa de TV o especialista joga um balde de água fria em quem acha que o PT está por baixo. Para Coimbra, o PT será a grande força da eleição de 2018 com ou sem Lula. E se o ex-presidente for preso, isso pode aumentar a força eleitoral do partido.

Durante entrevista ao programa Mundo Político, da TV da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o cientista político Marcos Coimbra fez uma análise do cenário eleitoral para 2018 com e sem a presença do ex-presidente Lula. No cenário com Lula candidato não é descartada a possibilidade de o ex-presidente vencer no primeiro turno, uma vez que ele tem quase o dobro do segundo colocado, segundo várias pesquisas.

Além disso, os processos contra ele são entendidos como perseguição, assim como a forma como a ex-presidente Dilma Rousseff foi afastada pelo Congresso é vista como algo que ocorreu de maneira ilegal. Coimbra também afirma que, de acordo com a última pesquisa Data Folha, 27% dos entrevistados votariam em quem Lula indicasse, uma espécie de voto cativo. Ou seja, preso ou solto, candidato ou não, o ex-presidente é decisivo nesta a eleição também por conta do crescimento do petismo e ainda do lulopetismo.
Continua...


Portanto, para Marcos Coimbra, a ausência de Lula não significa que o PT deixará de ter candidato. Ele diz que Lula tem uma taxa de intenção de voto maior do que o PT, mas afirma que um outro candidato petista é competitivo na disputa eleitoral.

Coimbra diz ainda que

(1) haverá eleições porque o golpe precisa manter a aparência de legalidade;

(2) o PT terá candidatura própria com ou sem Lula porque tem o maior cacife eleitoral do País;

(3) Jair Bolsonaro vem murchando com o esgotamento do discurso de ódio;

(4) Michel Temer pode torrar bilhões em propaganda que continuará a ser inviável;

(5) Geraldo Alckmin e Marina Silva não têm musculatura política para reagir e também devem murchar durante o processo eleitoral.

(6) discurso das reformas, como reforma da Previdência e privatizações, tira votos em vez de agregar.

Mas a principal informação dada por Coimbra é sobre a força do PT nas eleições deste ano. O que se extrai da fala dele é que a perseguição a Lula e a retirada de direitos após o golpe despertou a maioria silenciosa dos brasileiros, que irá às urnas em busca de quem desfaça o que fez Michel Temer.

Enquanto isso, Alckmin e Bolsonaro disputam quem faz propostas mais impopulares. Agora, inclusive, deram de prometer privatizar até o ar que respiramos.

Em dezembro, pesquisa Datafolha detectou que 70% dos brasileiros são contrários a privatizações.

O que se extrai das previsões desse e de outros cientistas políticos é que a eleição de 2018 poderá se converter em uma contundente resposta do povo brasileiro aos autores do golpe parlamentar de 2018. Uma resposta histórica que ecoará nos quatro cantos do mundo
Fonte: Blog da Cidadania
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

28 Comentários

  1. A fake News tá batendo recorde

    ResponderExcluir
  2. Mais o Vox Populi é o instituto padrão do PT. Foi o instituto que mais ganhou dinheiro na era Lula. Vai falar o quê? Fala o que quer, a realidade é outra!

    ResponderExcluir
  3. O dono da Vox Populi, é PT de carteirinha, então como ele iria mostrar uma pesquisa diferente da orientação da cúpula do partido dele?

    ResponderExcluir
  4. Esse cara é um aloprado dizer que LUla ganha até preso é considerar os brasileiros como burro, não dar pra acreditar num instituto desde!

    ResponderExcluir
  5. O Vox Populi deve tá recebendo mensalão do PT ainda, pois como é que um bandido preso pode ser eleito?

    ResponderExcluir
  6. Se ele estiver preso,e se a eleição for pra eleger o presidente do sindicato dos presidiários do Brasil 99% dos detentos de com certeza iram votar nele,afinal bandido vota em bandido.

    ResponderExcluir
  7. Esse vox merda tá de brincadeira mesmo não é? ou acha que os brasileiros são todos idiotas? hã?

    ResponderExcluir
  8. Vote 13, Vota em Lula...ganha no primeiro turno.

    ResponderExcluir
  9. Dono do Vox Populi é indiciado pela Polícia Federal.
    Site:
    https://www.google.com.br/amp/s/veja.abril.com.br/blog/radar/pimentel-pode-ter-pago-r-750-mil-via-caixa-dois-para-vox-populi/amp/

    ResponderExcluir
  10. O dono do Vox Populi é um cidadão chamado Marcos Coimbra.

    Se você não ligou o nome à pessoa, Marcos é colunista da Carta Capital, revista acusada na Lava Jato de receber mais de R$ 8 milhões da Odebrecht para favorecer Lula junto à opinião pública.

    Seu instituto foi alvo de busca e apreensão na sexta fase da Operação Acrônimo, acusado de intermediar repasses da empreiteira JHSF para a campanha do petista Fernando Pimentel ao governo de Minas.

    Também está no radar da Lava Jato, acusado de ter recebido clandestinamente R$ 10 milhões da Andrade Gutierrez S.A. para comprar "pesquisas" para a campanha de Dilma Rousseff.

    É esse cidadão - sociólogo, militante, historicamente comprometido com uma identidade político-partidária, dono de um "instituto de pesquisa" investigado pela Polícia Federal - que hoje utiliza sua empresa para divulgar uma "pesquisa eleitoral" que decreta a vitória de Lula em 2018 no primeiro turno.

    Sim, o mesmo Lula com 57% de rejeição nos demais intitutos de pesquisa.

    O mesmo Lula que há meros seis meses literalmente não conseguiu eleger nem o próprio filho vereador em São Bernardo do Campo.

    O mesmo Lula que na última eleição viu o seu partido perder seis de cada dez votos que recebeu na eleição anterior, angariando menos apoio ao redor do país que o PTB de Roberto Jefferson.

    A pesquisa foi amplamente difundida nessa manhã por sites como Brasil 247 e Rede Brasil Atual, ambos investigados pela Lava Jato.

    E o nome que se dá a isso, você já ouviu certamente outras vezes: manipulação de massa.

    A receita é simples, fácil de realizar. Cria-se uma "revista", um "instituto de pesquisa" e "blogs independentes" que possam replicar o discurso oficial de um partido político, capaz de influenciar diretamente a construção argumentativa de seus militantes, que por sua vez repassam esse conteúdo adiante para seus amigos e familiares.

    E o discurso agora é: Lula preso será um golpe contra as eleições de 2018. "Imprensa", "institutos de pesquisa" e "formadores de opinião" confirmam isso. Dureza, não?

    Sabe o pior? No país da malandragem, não falta otário para cair nesse esquema ponzi de falsificação da opinião pública.

    ResponderExcluir
  11. Vox popule é a cara do povo brasileiro. ... não precisa dizer mais nada

    ResponderExcluir
  12. Vcs tem que se conformar que se ele entrar ele ganha bem facim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não de se adimirar se Lula ganhar, com o nível de eleitores que o Brasil tem

      Excluir
  13. É muito humilhante para uma nação tentar eleger um condenado, se a maior autoridade do país é bandido imagina o resto dos outros governantes como vamos ficar futuramente ?

    ResponderExcluir
  14. Não tem problema algum em ele ganhar a eleiçõo preso, agora eu quero vê ele é assumir. Kkkk BOLSONARO 2018

    ResponderExcluir
  15. Só se mudarem as leis e um preso puder governar um País de dentro de uma cela de de um presidio. Kkkkk

    ResponderExcluir
  16. Todo povo tem o governante que merece,presidente ladrão,povo ladrão,ta explicado.

    ResponderExcluir
  17. Pesquisa?? vox quem ??
    Respeitem as leis pelo amor de Deus, esse ladrao era pra estar preso e inelegivel

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o histórico sobre o PT é o tal instituto de fraudador de pesquisa. Faltou somente dizer que o PT foi o maior perdedor nas últimas eleições municipais, de goleada.

    ResponderExcluir
  19. Esse Presidente ladrao que vcs falam ae!trouxe pra minha cidade o IFMA e a UFMA e ainda ajudou varias pessoas da cidade que eu moro a adquirir muito bens e ele foi o unico a dar valor a voce se for trabalhador.

    ResponderExcluir
  20. eleitor do Lula e outro nivel e igual a torcedor fanatico.Nao muda de time nunca.

    ResponderExcluir
  21. Os eleitores de Aecio quebraram a cara e querem quebrar novamente.

    ResponderExcluir
  22. Amadeus e o melhor nome

    ResponderExcluir
  23. Esse país é uma lástima, como pode ser um dia respeitada mundialmente? País que apoia bandido, como único Salvador,é um país de miseráveis e incompetentes!!

    ResponderExcluir