Compartilhe essa Notícia:

A Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Juventude deu início à primeira etapa prática de qualificação profissional denominada Estágio Vivência, do Programa Qualifica Jovem, na última segunda-feira (24/09).

O Programa Qualifica Jovem trabalha a capacitação profissional de jovens pedreirenses, e foi criado através de Lei Municipal sancionada pelo Governo Honra e Trabalho.  O Estágio Vivência objetiva a experiência de trabalho a jovens que desejam se preparar e obter o primeiro emprego e muitos dos estagiários, ao fim de sua jornada, pelo desempenho na empresa, é convidado a permanecer.

Como participar dos cursos

O jovem interessado em participar de um dos cursos precisa apenas aguardar a abertura de uma turma através de edital publicado pela Secretaria Municipal de Juventude (SEJUV), realizar sua inscrição, doar dois quilos de alimentos não perecível que é doado ao final da etapa para entidades parceiras que trabalham com recuperação de jovens e para a Secretaria Municipal de Assistência Social, que direcionam à pessoas que necessitam.

Estágio Vivência

Ao final do curso o jovem participante recebe certificado válido para comprovar sua participação e direito a participar da seleção para o Estágio Vivência, que é facultativo e sem remuneração, no entanto, é visto como uma importante parte da formação através do Programa Qualifica Jovem, possibilitando ao participante a interagir e conhecer a rotina de uma empresa e os trabalhos desenvolvidos por ela.

Nessa etapa de estágio, o programa abriu cinquenta vagas para o comercio local, dentre elas, algumas farmácias, visando contemplar os alunos do curso de auxiliar de farmácia. Após a seleção, os jovens classificados foram enviados para o estágio que é acompanhado diariamente pelo supervisor de estágio, durante os vinte dias de atividade.

“O tempo de estágio é de três horas diárias e possibilita que o jovem estagiário viva a rotina da empresa e desenvolva suas habilidades de liderança, comunicação e interpessoalidade com os funcionários e clientes da empresa. É uma etapa de grande importância para os participantes”, disse Valderez Almeida, supervisor do Estágio Vivência.

Programa Qualifica Jovem

Surgiu na Secretaria Municipal de Juventude e desde então atende anualmente cerca de quatrocentos jovens, tendo realizado cursos de iniciação profissional como inglês básico, empreendedorismo, comunicação e técnicas vocais, auxiliar de escritório e auxiliar de farmácia.

 “O programa Qualifica Jovem continua e ainda neste ano teremos outras etapas com cursos voltados para as áreas de informática e a última etapa do estágio vivência ao final do ano”, ressaltou o coordenador do programa, Adrinaldo Silva.

Oportunidades para a juventude pedreirense

Já o secretário Municipal de Juventude, Phelipe Figueiredo, disse que os trabalhos são permanentes no sentido de melhorar o programa em todos os sentidos e assim capacitar melhor a juventude pedreirense.

“Estamos acompanhando o desenvolvimento de cada jovem selecionado nessa etapa para que o estágio para transcorra bem, como da outra vez, em que tivemos mais de sessenta jovens qualificados através do Estágio Vivência, em 2017, e muitos dos jovens participantes já se encontram no mercado de trabalho, recebendo seu próprio salário, o que é um sonho de todos os jovens. Esse é nosso desejo e estamos trabalhando para isso”, finalizou o secretário.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários