Compartilhe essa Notícia:


No último dia 15, o vereador Hebel Cavalcante (PSD), de Lima Campos, foi entrevistado no programa Tribuna 101, da Rádio FM Cidade de Pedreiras. Da base de oposição ao prefeito Jailson na Câmara, Hebel Cavalcante já se apresenta como pré-candidato a prefeito e durante a entrevista, fez críticas e apresentou sugestões administrativas para beneficiar os limacampenses.

Indagado sobre a educação, Hebel Cavalcante lamentou que Lima Campos estivesse em último lugar no IDEB, entre os municípios da regional de Pedreiras; o vereador não deixou de levantar certa polêmica ao afirmar que o problema das notas baixas dos alunos de Lima Campos no IDEB é gerado pela baixa capacitação dos professores municipais. Para corrigir o problema educacional, Hebel aconselha o prefeito a investir mais na parte humana, nos professores, para que Lima Campos avance no IDEB.

Confira alguns trecho da entrevista de Hebel Cavalcante

 “... Nós queremos que Lima Campos melhore em todas as áreas, na educação lamentavelmente, não está indo tão bem e poderia estar pelo status que tem o governo do Jailson por Lima Campos, poderemos estar nas primeiras posições. Eu gostaria de pontuar e tenho certeza que esse ano não será assim, que das 13 cidades do Médio Mearim, na nota do IDEB, nós ficamos na 13ª posição em 2017. E eu tenho certeza, já falei sobre isso na Câmara, já falei sobre isso em várias reuniões com o prefeito municipal, para não deixar que isso continue acontecendo. São pequenos detalhes que eu vejo para que isso esteja  acontecendo.”

“A questão da capacitação dos professores é fundamental, a educação evolui,  esses professores precisam ser capacitados para que eles possam repassar isso aos seus alunos, e consequentemente, os alunos tirarem notas melhores. Não tá havendo qualificação. Olha, se eu tomar por base o período de 8 anos do Xarim e o período de 6 anos do Jailson... O Xarim, por exemplo, ele trouxe uma equipe de capacitação três vezes em 8 anos. O Jaílson já não lembro de ter trazido; tem uma capacitação, mas é um projeto do governo federal; mas isso não é suficiente, gostaria de colocar os dados aqui.”

“O IDEB dos anos iniciais da educação fundamental a nota foi de 4.5, uma nota razoável; mas o IDEB nos anos finais do ensino fundamental, a nota caiu para 3.1, Lima Campos está na 20ª posição. Então, em vez de crescente, é decrescente. Conclusão, os alunos das séries iniciais de educação estão começando relativamente bem, mas chegando as séries finais com deficiências. Começa bem e termina mal. Isso é um grande problema, pois irão chegar ao ensino médio com deficiência no IDEB.”

“Isso não é compatível, tendo em vista o montante de recursos que entra na receita do município todos os meses, deixando claro que ainda é preciso fazer mais investimentos na área educacional, principalmente nos professores.”

“Sabemos dos investimentos realizados, as reformas das escolas, mas ainda existem algumas escolas que ainda não foram reformadas, que não estão climatizadas e o nosso reclame é no sentindo de mais investimento na parte humana. Isso é de suma importância, porque quem faz educação são os professores. Se faz necessidade de cursos de capacitação, formação pedagógica... além de acréscimos salários professores.”

“Hoje o município conta com cerca de 100 professores contratados que recebem um salário mínimo, por 20 horas semanais e que poderia ser melhorado, dado a importância do professor na educação básica.”

Assista a entrevista completa no vídeo.

Hebel fala da educação a partir do minuto 22:40
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

13 Comentários

  1. O bom que ele tem explo em casa SOBRE PROFESSORA SEM CAPACIDADE

    ResponderExcluir
  2. Nobre vereador comece por casa não faça igual a Bolsonaro

    ResponderExcluir
  3. HEBEL CAVALCANTE É O PRE-CANDIDATO MAIS PREPARADO PRA ASSUMIR A PREFEITURA APÓS A GESTÃO DO MIDIÁTICO JAILSON, VISTO QUE LIMA CAMPOS NÃO PROGREDIU EM NADA NAS ÁREAS DE EDUCAÇÃO E SAÚDE.
    EDUCAÇÃO ESTAMOS EM ULTIMO LUGAR EM NOSSA REGIÃO, FRUTO DE UMA GESTÃO DESASTROSA NESSA ÁREA, INCLUSIVE COM FALTA DE PAGAMENTO DO 13° DOS PROFESSORES CONTRATADOS QUE RECEBEM, APENAS, UM SALÁRIO MÍNIMO POR 20Hs DE TRABALHO.
    SÓ QUEM VIVE, EM LIMA CAMPOS, SABE DA PRECARIEDADE NESSAS DUAS ÁREAS.

    ResponderExcluir
  4. Exatamente! A grande maioria dos professores limacampenses são dedicados e fazem a educação funcionar dentro do possível. Mesmo diante de tantas limitações, como a falta de capacitações e formações continuadas sérias.As que existiam esporadicamente, eram oferecidas pelo governo federal, a exemplo o Pnaic. Tal programa, na verdade, são ministrados por professores selecionados pela Secretaria de Educação do Municipio. infelizmente, alguns não tinham formação necessária para transmitir uma formação adequada, prejudicando a capacitação.A semed, deveria buscar parcerias para oferecer capacitações aos professores. infelizmente, não faz.

    ResponderExcluir
  5. Vereador,sou professor de Limas Campos e me sinto ofendido com suas palavras.Sabes o que está ocorrendo nas escolas?Sabes que somos pais,mães,tios e palhaços ao mesmo tempo?Sabes que muitas famílias mandam seus filhos apenas por causa dos programas sociais?Sabes que temos jovem usando drogas em nossas escolas?Sabes que não existe absolutamente nada de diversão para nossa juventude?Vereador,meu nobre vereador pense antes de falar.

    ResponderExcluir
  6. Vereador,sou professor de Limas Campos e me sinto ofendido com suas palavras.Sabes o que está ocorrendo nas escolas?Sabes que somos pais,mães,tios e palhaços ao mesmo tempo?Sabes que muitas famílias mandam seus filhos apenas por causa dos programas sociais?Sabes que temos jovem usando drogas em nossas escolas?Sabes que não existe absolutamente nada de diversão para nossa juventude?Vereador,meu nobre vereador pense antes de falar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Vereador em nenhum momento ofendeu os prpfessores, ele.apenas alertou pra a situação caótica da nossa educação.
      Os professores necessitam sim de capacitação constante para o desenvolvimento adequado de suas atividades.

      Excluir
  7. A verdade doi e o vereador só falou a verdade. Enquanto o prefeito só pensa em reforma praças avenidas esquece da educação. O primeiro erro que acho é colocar um professor de matemática pra ensinar português. Professor formado em história para dar aula de geografia. Professor de biologia dar aula de história. Acho que cada professor deveria lecionar em sua área de formação e infelizmente isso não acontece.

    ResponderExcluir
  8. A verdade doi e o vereador só falou a verdade. Enquanto o prefeito só pensa em reformas de praças avenidas esquece da educação. O primeiro erro que acho é colocar um professor de matemática pra ensinar português. Professor formado em história para dar aula de geografia. Professor de biologia dar aula de história. Acho que cada professor deveria lecionar em sua área de formação e infelizmente isso não acontece .

    ResponderExcluir
  9. A verdade é que de 100 alunos tira -se 5 que quer alguma coisa, dos 5 só 1 alcança o objetivo. Quando os adultos mandava nas crianças era uma maravilha ensinar,agora que as crianças manda nos adultos a educação virou um caos.

    ResponderExcluir
  10. O QUE FALTA É INVESTIMENTO NA ÁREA SOCIAL, PROGRAMAS DE INCLUSÃO DOS JOVENS EM ATIVIDADES QUE POSSAM OS MANTEREM LONGE DAS DROGAS.MAS, PARA O PREFEITO E SUA EQUIPE, REFORMAR PRÉDIOS E ENFEITAR AVENIDAS É MAIS IMPORTANTE QUE CUIDAR DAS PESSOAS.
    É POR ISSO QUE ESTAMOS OSTENTANDO UM DOS PIORES ÍNDICES DE EDUCAÇÃO DO ESTADO.
    ENQUANTO TIVER BABÃO DIZENDO QUE TÁ BOM , O POVO QUE SE FERRE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O vereador podia fazer projeto social ja que não precisa do seu salário

      Excluir