Compartilhe essa Notícia:


Como saber a hora de procurar um geriatra?

Muita gente tem dúvidas sobre qual o melhor momento, ou a melhor idade, para procurarmos um geriatra. Além disso, não são poucas as pessoas que adiam esse momento justamente por preconceito em reconhecer o passar dos anos. Mas negar a idade não ajuda em nada quando o objetivo é buscar mais qualidade de vida na terceira idade.

O médico geriatra Dr. Wesley Damásio da BIOCENTRO em Pedreiras afirma que o preconceito com a idade vem diminuindo e que os idosos estão cada vez mais buscando ajuda, a fim de manter uma vida saudável na terceira idade.

O geriatra, além de prevenir e tratar as doenças mais comuns no idoso, tem um olhar específico para as grandes síndromes geriátricas. Portanto, ele avalia a mobilidade e o risco de quedas, a independência e a autonomia do paciente, as alterações cognitivas (dificuldades com a memória e demências, por exemplo), a incontinência urinária, os transtornos do humor (depressão), o estado nutricional, o uso de medicamentos em excesso e a cada vez mais preocupante síndrome da fragilidade.

Esta se caracteriza pelo surgimento de alterações orgânicas, como perda importante de peso e de massa muscular, que levam o idoso a um estado de grande vulnerabilidade física.

Outro foco importante na abordagem do geriatra é o estímulo para prevenção de doenças e a busca do envelhecimento ativo e com qualidade de vida. Difere também na abordagem do geriatra a multidisciplinaridade. Esse médico trabalha em conjunto com a fisioterapia, a fonoaudiologia, a psicologia e a nutrição.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários