Compartilhe essa Notícia:

Novos projetos serão elaborados a partir dos desejos que a população expressar nas reuniões


Ouvir os anseios e necessidades da população para a elaboração das políticas de saúde pública é o objetivo principal das pré-conferências municipais de saúde que estão em curso nas comunidades de Pedreiras.

Nesta quinta-feira (14), os moradores do povoado Sítio Novo puderam participar, ouvir os técnicos e opinar sobre o que é importante para aquela comunidade na área da saúde, de forma democrática e participativa. A Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde está conduzindo os trabalhos, dando voz à população. 

Jailson Rocha, presidente do Conselho Municipal de Saúde, esclarece a importância das pré-conferências. “É a partir daqui que elaboramos as propostas que irão para a conferência municipal, depois para a estadual e por fim para a nacional, colhendo as necessidades que a sociedade tem, e após a aprovação, se transformarem em ações, compondo o plano plurianual. Nosso intuito maior, além de ouvir as pessoas das comunidades, é convidá-las para a nossa conferência municipal, para que possamos levar nossas propostas adiante”, afirmou.

“A participação popular é necessária para o planejamento de propostas e políticas públicas que visam melhorar cada vez mais a área da saúde”, relata a moradora Ângela Ferreira. Já Maria da Conceição Florentino disse que a saúde está boa, mas quanto mais melhorias forem alcançadas, mais benefícios terá a comunidade.

Nilton Eugênio, presidente da Associação de Moradores de Sítio Novo comentou a importância da participação da comunidade. “É algo muito importante não apenas para a comunidade, mas para a saúde em si, porque daqui podem sair pautas nacionais. Se a população entendesse melhor o que é uma pré-conferência, não faltaria ninguém, porque tudo que fizermos juntos nos fortalece, e esse é um momento de darmos nossa opinião sobre o que estamos precisando”, analisou.

As pré-conferências estão sendo levadas às comunidades de Pedreiras, com a temática: Democracia e Saúde, e são etapas preparatórias para a Conferência Municipal de Saúde, que será realizada nos dias 10 e 11 de abril deste ano, e que elegerão os delegados para representar o município nas etapas estadual e nacional.

Cronograma das pré-conferências
Já realizadas: BOM LUGAR –  12/02; SÍTIO NOVO – 14/02.

Próximas:

19/02 – CAIÇARA
21/02 – BARRIGUDA DO INSONO;
26/02 – MARIANÓPOLIS;
28/02 – ALTO DE AREIA;
19/03 – PAU D’ARCO;
21/03 – SÃO RAIMUNDO.


Continuação...









Fonte: Pedreiras Oficial 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. tem q ter mta conversa pra enrolar o povo q trabalho msm kkk é dificil

    ResponderExcluir
  2. procuro uma amiga chamada Jamaria que morou em Brasilia e que era da região de trizidela do vale. Roberto 61 99616-8650 ligar durante a semana

    ResponderExcluir