Compartilhe essa Notícia:


No último sábado, dia 16, a Câmara Municipal de Pedreiras (MA) ficou lotada de autoridades e populares de diversas cidades. Os presentes discutiram, em uma mesa redonda, a revitalização da Barragem do Rio Flores. Entre as autoridades, deputado federal, deputados estaduais, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, representantes da sociedade civil organizada, e diretores da Codevasf e da Famem.

Um dos discursos que mais chamaram atenção foi do prefeito Fred Maia. Trizidela do Vale é um dos municípios que mais sofrem com inundações. Fred Maia, devidamente preparado com documentos, vídeos, gráficos e experiência no assunto, destacou a situação de abandono da Barragem do Rio Flores.

 “A respeito da Barragem do Rio Flores, aos senhores deputados Daniela, Fernando e Ciro, vocês estão vindo aqui hoje, ver essa problemática que abrange os municípios do qual vocês pertencem. O  Vinicius que já é daqui sabe da dificuldade.”

“O Hildo Rocha que não é daqui, mas já presenciou a enchente de 2009, como o Secretário do Governo, sabe o que Trizidela do Vale já sofreu.”


“A Barragem do Rio Flores é um gigante adormecido: é um bilhão e quatrocentos milhões de metros cúbicos de água que estão ali guardados, para diminuir o impacto da enchente do Rio Mearim sobre Pedreiras e Trizidela do Vale.”

“Em princípio, um grande projeto que foi passado primeiro para a Associação dos Produtores do Rio Flores; ali tinham uma mega-estrutura, qualquer um que vá lá fica abismado. Muito bem feito, porém, desde quando foi inaugurada, a sua manutenção foi sofrendo.”

“Quem vê aquela casa de máquinas do Piloto 1, fica impressionado que um dia tudo aquilo funcionou, mas hoje não tem mais nada, porque quase tudo já foi arrancado e roubado . A gente fica impressionado com o descaso, que faz com que os prejuízos e as consequências venham depois.”


“Eu comecei a brigar por essa barragem, quando era ainda vice-prefeito, na enchente de 2009...”

O discurso contundente do prefeito Fred Maia, demonstrando profundo conhecimento sobre a história da barragem, a situação atual da mesma, os alertas que precisavam ser dito, mudaram o rumo da discussão da reunião.  

Continua em ...










Vídeo 
Mais informações

Revitalização da Barragem do Rio Flores foi pauta de reunião na Câmara Municipal de Pedreiras: http://www.carlinhosfilho.com.br/2019/03/revitalizacao-da-barragem-do-rio-flores_18.html

Restauração da Barragem do Rio Flores será discutida em reunião na Câmara de Pedreiras na manhã deste sábado: http://www.carlinhosfilho.com.br/2019/03/revitalizacao-da-barragem-do-rio-flores.html

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Eu particularmente tenho mimhas dividas??? O porque que so no periodo chuvoso essa tamanha preocupação com a barragem, sendo que no período de verão era que deveria serem feitos obras de reparos e manutenção desta barragem.

    ResponderExcluir
  2. Tenho minhas dúvidas o porque que só nesta epoca.

    ResponderExcluir