Compartilhe essa Notícia:

Mais de 100 profissionais do programa Mais Médicos chegam ao Maranhão — Foto: Reprodução/TV Mirante

Cinco meses após a saída dos médicos cubanos do Brasil, 107 médicos brasileiros que se formaram no exterior chegaram ao Maranhão na quinta-feira (28) para trabalhar. O número de médicos que chegaram representa apenas 25% dos profissionais cubanos do programa "Mais Médicos" que atuavam nos municípios maranhenses.

Ao todo, 471 cubanos foram embora de 167 municípios maranhenses em novembro de 2018 após declarações feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro. Os médicos vão integrar as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), que vão atuar em 63 municípios.

Todos vão para o interior do Maranhão, mas antes passaram por um curso de nivelação em Brasília para então seguirem até as cidades onde vão trabalhar. Eles vão cumprir 40 horas semanais, sendo 32 horas de atendimento presencial e oito dedicadas a curso de especialização à distância.

De acordo com a chefe de Departamento de Atenção à Saúde da Família da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Ana Carolina Fernandes, os médicos contarão com o apoio de tutores da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). “É um momento também de educação permanente. Eles terão apoios dos tutores da UFMA, que farão uma visita mensalmente para realizar essa competência de educação permanente com os médicos”, explicou.

Do G1
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

8 Comentários

  1. Aonde já se viu médico ter q receber treinamento após formado pra trabalhar em ESF. Esses pessoal ai sabe menos q os médicos cubanos se duvidar. Trocou o sujo pelo mal lavado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se vc tivesse ficado calado era mais futuro. tem cara de ptralhakkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Analfabeto funcional é foda

      Excluir
  2. Só esclarecendo, os cubanos não eram médicos. Se fossem teriam aceitados fazer o teste para comprovar que eram médicos, o que seria normal. Mas não, não aceitaram e foram embora, quase fugindo, deixando a impressão de que a medicina era um pretexto para outras finalidades. A Venezuela que o diga, infestada de agentes cubanos a serviço de Maduro, que matam, prendem e torturam venezuelanos. Diferente da Venezuela, o socialismo por aqui não deu certo. Assim, diante da dúvida, os dados citados estão incorretos. Acredito que agora será bem melhor.

    ResponderExcluir
  3. Detectado um miserável bolsominios falando asnera bolçomerda, jair de 4 pro tranp! Kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Em qualquer empresa vc passa por treinamento. Só esquerdista alienados q não, devem ser tão inteligentes q não são nem desse mundo. Está de parabéns o presidente.Mais emprego para os brasileiros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Médicos formados no Brasil. Esses q vem d fora devem ficar pra lá mesmo

      Excluir