Compartilhe essa Notícia:

O seminário ocorreu no auditório do IEMA de Pedreiras.
Um seminário de apresentação de projetos para conclusão do curso reunindo alunos dos povoados Marianópolis, Pacas, Alto de Areia, Maribondo, Pau D’arco, Trindade, Olho D’agua, e Santa Cantídia que fazem parte do Curso de Extensão em Agroecologia, do Programa Juventude no Campo (PROJUC) foi realizado na última sexta-feira (15/03), no auditório do IEMA-Pedreiras, pela Prefeitura de Pedreiras por meio da Secretaria Municipal de Juventude (SEJUV).

O Curso faz parte de uma parceria entre a Prefeitura de Pedreiras e Universidade Estadual do Maranhão através do Laboratório de Extensão Rural (LABEX) e tem o objetivo de oferecer conhecimento e qualificação profissional para os jovens do campo gratuitamente e com qualidade, sendo uma das políticas públicas da SEJUV, e que tem mudado as expectativas e realidades de muitos jovens pedreirenses ao romper os laços com o êxodo rural permitindo que ao invés de deixar sua família e ir para outros estados em busca de oportunidades, nossos jovens permaneçam com sua família e tenha sua fonte de renda.

Na oportunidade estiveram presentes o Coordenador do LABEX e Professor Doutor Itaã Pastor do Santo, e o professor mestre Ricardo Gonçalves, que discorreram sobre o processo final de conclusão do curso e apresentaram o representante do AgroAmigo do Banco do Nordeste do Brasil – BNB, Raúl Aurélio, que esclareceu quais os passos necessários para o financiamento do projeto. Foi esclarecido que o jovem concluinte terá direito ao certificado expedido UEMA e o financiamento do projeto agroecológico através do Banco do Nordeste do Brasil.

"As instituições públicas e privadas estão buscando um desenvolvimento mais sustentável e ao ver uma turma de jovens, buscando conhecimento voltado para uma melhor conservação do meio ambiente, uma maior sustentabilidade nos negócios, a gente só fortalece a nossa parceria e vê ainda mais como é importante a nossa associação como instituição financeira Banco do Nordeste juntamente com o Programa AgroAmigo, e a empresa parceira Instituto Nordeste Cidadania, com as organizações que transmitem isso: UEMA, a Prefeitura Municipal de Pedreiras através da Secretaria Municipal de Juventude. Enfim, buscamos ofertar esse financiamento como forma de apoio para a realização de projetos sustentáveis por parte desses jovens que aqui estão" afirmou Raul Aurélio.

O Programa está oferecendo 30 vagas para os alunos, sendo 25 para jovens de 15 a 29 anos, e 5 vagas para líderes comunitários que excederam a faixa etária com a finalidade de garantir a interação entre gerações. “Esse Programa nos ajuda bastante, e espero que tenham mais iniciativas como essa. Por morarmos no campo achamos que sabemos tudo nesta área, e esse curso veio para complementar nosso conhecimento. Então, colocarei em prática o que aprendi e se eu tiver novamente a oportunidade de participar, eu participarei", disse a agricultora familiar Francisca Sousa Santos.

O Programa agora está nos preparativos da reta final deste curso. "Estamos trabalhando para a continuidade e ampliação do mesmo", ressaltou Phelipe Figueiredo, secretário Municipal de Juventude.

Continua...




Fonte: Pedreiras Oficial
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Ainda existe essa secretaria aqui em Pedreiras?
    Nunca mais não ouvi nem falar.

    ResponderExcluir