Compartilhe essa Notícia:


No começo da noite de sábado (20), Joselândia e região ficaram abalados com a notícia do falecimento de Eduarda Araújo, de 16 anos de idade. Segundo informações, a adolescente morreu vítima de dengue hemorrágica.

Com agravamento da doença, ela foi levada de ambulância para um hospital regional, mas infelizmente morreu no caminho, após duas paradas cardíacas.

Eduarda residia no povoado Cazuza, zona rural de Joselândia, fazia parte do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista e cursava o ensino médio no colégio Newton Belo.

O corpo chegou na madrugada no povoado e os moradores da região, principalmente da MA-381, ficaram profundamente consternado com a notícia da morte da adolescente.


O que é Dengue hemorrágica?


A dengue hemorrágica acontece quando a pessoa infectada com o vírus da dengue sofre alterações na coagulação sanguínea. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte.

Existem quatro tipos de vírus causador da dengue com quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um deles dá proteção para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os demais.

Os sintomas iniciais são parecidos com os da dengue clássica, e após o terceiro ou quarto dia surgem hemorragias causadas pelo sangramento de pequenos vasos da pele e outros órgãos. Na dengue hemorrágica, ocorre uma queda na pressão arterial do paciente, podendo gerar tonturas e quedas da própria altura.

No continente americano, a primeira epidemia de dengue hemorrágica aconteceu em Cuba, em 1981. No Brasil os casos de dengue hemorrágica eram raros até o ano 2000, quando chegou ao país o vírus da dengue tipo 3. Isso aumentou o número de casos, pois iniciou a infecção em pessoas que já tinham sido acometidas pelo vírus 1 e/ou 2.

Causas

A transmissão da dengue ocorre através da picada do mosquito Aedes que, após um período de 10 a 14 dias após ter sido contaminado ao alimentar-se de sangue humano com o vírus da dengue, pode transportar o respectivo vírus durante toda a sua vida. A dengue não é transmitida de pessoa para pessoa.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários