Compartilhe essa Notícia:



A bancada federal do Maranhão se comprometeu a dar encaminhamento à pauta apresentada na "Carta aberta dos prefeitos aos deputados e senadores", elaborada pela. Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Famem. O debate na Câmara Federal em torno da pauta  encerrou a participação dos prefeitos maranhenses na XXII Marcha Brasília em Defesa dos Municípios.
Deputado federal Hildo Rocha 

O presidente da Famem, Erlanio Xavier, conduziu a reunião ao lado do deputado federal Juscelino Filho, e do vice-governador do Estado, Carlos Brandão. A reunião contou pela primeira vez com participação de dois senadores. Eliziane Gama e Weverton Rocha marcaram presença na reunião que contou ainda com a participação dos deputados estaduais Rafael Leitoa, Ricardo Rios, Vinícius Louro, Ciro Neto, Fernando Pessoa, Zé Gentil e Antônio Pereira.


O documento apresenta seis pontos de reivindicações dos gestores municipais que na opinião do coordenador da bancada, deputado federal Juscelino Filho, depreenderá esforços articulados por todos parlamentares no sentido de atender integralmente a pauta.

Rodrigo e Alberto Sousa 
“A pauta apresentada pelos prefeitos objetiva resgatar as prefeituras das condições adversas que sacrificam nossas finanças e contribuem para que as mazelas atinjam cada vez mais nossa população.  Estamos certos de contar com a colaboração da nossa bancada para equacionarmos esses dilemas que vêm sacrificando os gestores”, sublinhou o presidente da Famem.
Superintendente Totota e Diretor da Famem Fonseca
Entre os temas apresentados, a prorrogação do mandato dos atuais prefeitos por mais dois anos, unificando as eleições gerais no ano de 2022, recebeu aprovação unânime dos prefeitos e parlamentares presentes no encontro. Quatorze deputados federais da bancada acenaram pela aprovação da proposta.
Prefeito Séliton Miranda presente na Marcha 
O diretor da Famem enalteceu a representatividade que o Estado tem construído com a nova bancada, ressaltando o trabalho coeso dos senadores Weverton Rocha e Eliziane Gama. Miltinho Aragão destacou a defasagem do valor per capitada saúde pago pelo governo federal às prefeituras do Maranhão, a menor do país. “A per capita da saúde deve ser encampada pela bancada maranhense. O povo maranhense merece uma per capita melhor para a saúde. Não tem sentido a cabeça de um maranhense valer menos do que a de outros estados”, comparou.
Prefeitos Jaílson, Eudina Costa e Maninho 
Na conclusão da reunião, o vice-governador Carlos Brandão considerou satisfatório o debate em torno das pautas apresentadas, enfatizando que algumas delas tramitam há tempo no Congresso Nacional. Carlos Brandão acentuou dificuldades geradas por leis que acabam enredando os prefeitos. “Há alguns problemas gerados pela pressão das corporações sindicais, que faz com que deputados aprovem projetos que sacrificam os municípios, como tetos salariais impraticáveis pela realidade financeira das prefeituras”, enfatizou Brandão.
Prefeito Fred Maia, de Trizidela do Vale, discursou em nome do Médio Mearim
As reivindicações dos prefeitos

1- Necessidade de consulta aos Municípios antes da aprovação de leis e emendas com impactos financeiros aos entes, sem definição de novas fontes de custeio;

2 – Precatórios do Fundef;

3 –  Repasse da saúde (Média e Alta complexidade) e TFD;

4 – PEC de prorrogação de mandato dos atuais prefeitos e unificações das eleições;

5 – PEC 34/2019 que determina a execução obrigatória das emendas de bancada;

6 – Manutenção dos 59 Hospitais de 20 leitos do Maranhão, através da destinação de emendas de bancada dos deputados Federais e Senadores.

Fonte: Famem 


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

14 Comentários

  1. agora ja pensou aguentar a gestão desse Antonio França por mais 2 anos é o apocalipse

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora imagina Poção de Pedras ter que aguentar mais dois anos de CASCARIA. Um dos piores prefeitos do Maranhão!

      Excluir
    2. O ex liso esta trabalhando. Esse merece sim.

      Excluir
    3. Esse dar pra ver que não entende de política ou é da oposição, Pois sou de Brasília viajei pra ir mês passado e percebi as ruas sendo todas asfaltadas se esse gestor que só conheço de nome for o pior, então vai saber quem é melhor?
      Visitei Esperantinopolis la sim completamente diferente pois as ruas todas esburacadas.

      Excluir
  2. Jesus tem misericórdia da classe trabalhadora do município de Poção de Pedras,pois sao tratados como escravos do Farao

    ResponderExcluir
  3. Avante Esperantinópolis. Aluizinho mais dois anos no poder. Estamos de parabéns

    ResponderExcluir
  4. Já pensou aguentar por mais 2 anos o mandato desastroso do Bine em joselandia ai joselandia se afunda de vez

    ResponderExcluir
  5. Por mim teria mandato de 6 anos aqui na região do médio Mearim;
    Jailson Fausto de Lima Campos
    Fred maia de trezidela do vale
    Erlanio chavier de ig grande
    Dr osmar de l do junco
    O resto já era pra ter saído do mandato faz tempo!

    ResponderExcluir
  6. Pode amarrar, tao loucos.

    ResponderExcluir
  7. Não permita senhor um desastre desses.

    ResponderExcluir
  8. Tem alguns Prefeitos q até merecem essa prorrogação. Mas Tem outros q a população não aguenta mais nenhum dia.

    ResponderExcluir
  9. Nós maranhenses somos uma piada para as demais regiões do país.

    ResponderExcluir
  10. EUDINA costa de Bernardo do Mearim merece mais 10 anos

    ResponderExcluir
  11. Descabida uma iniciativa desta.

    ResponderExcluir