Compartilhe essa Notícia:



Um estudo do ISPA revelou que, mesmo com uma boa rede familiar e social, as pessoas podem sentir-se sozinhas se usarem excessivamente as redes sociais


O Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (ISPA) fez um estudo que concluiu que o uso excessivo das redes sociais e da Internet "contribui para o sentimento de solidão”.

A investigação foi feita por Rui Costa e Ivone Patrão, que procuraram ”avaliar a relação entre o uso problemático da Internet e o grau de interação social”, disse o ISPA em comunicado. Os resultados mostram que mesmo que as pessoas tenham boas relações familiares e sociais, ”a comunicação online não proporciona a riqueza sensorial que o cérebro necessita para que se gerem sentimentos de conexão social”, ou seja, conversar com alguém online não estimula o cérebro da mesma forma que uma conversa presencial, que transmite informação ao nível dos ”sentidos face a-ace e do feedback corporal”.

"A comunicação online contribui em grande parte para o desenvolvimento de sentimentos de solidão, conduzindo a efeitos nefastos para a saúde mental incluindo ansiedade e mesmo depressão”, concluiu o estudo.

Mas o sentimento de solidão pode passar despercebido: os utilizadores podem sentir que precisam de mais contatos online, mas, na verdade, isto só se torna num "ciclo vicioso de dependência das tecnologias de comunicação”.

O estudo foi feito com 548 adolescentes e jovens dos 16 aos 26 anos e explorou o impacto da Internet em relações amorosas, de amizade e familiares.



⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários

  1. Mais as vezes fazem conhecer pessoas até em Brasília kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa foi boa,kkkkkkkkk dar na vida do próprio blogueiro

      Excluir
  2. Até sexo agora tá sendo feito pela rede social,as pessoas agora só conversa mais por rede social

    ResponderExcluir