SEJUV de Pedreiras apresenta programa de empreendedorismo aos alunos do Olindina Nunes Freire
0
Comentários
Para esclarecer sobre o programa “Inova Jovem”, da Secretaria Nacional de Juventude, do Governo Federal, o secretário Municipal de Juventude, Phelipe Figueiredo, fez palestra para os alunos do Centro de Ensino Integral Olindina Nunes Freire, nesta terça-feira (02).
O “Inova Jovem” consiste em um curso gratuito de empreendedorismo com duração de uma semana, onde o aluno monta um plano de negócios com total viabilidade técnica e financeira, baseada em sua realidade e necessidade. Além dos participantes aprenderem a alavancar seu empreendimento, utilizando recursos humanos e definição de preços do seu produto ou serviço, visa ainda criar oportunidades de inclusão social e de autonomia para os jovens entre 15 e 29 anos.
“Essa iniciativa é muito boa para nós jovens, porque nos possibilita buscar novos caminhos e nos qualifica para o mercado de trabalho, para um empreendimento próprio, como também facilita no andamento de um eventual curso superior, pois através dessa qualificação conseguimos entrar no mercado de trabalho e, por conseguinte ter uma renda para quem sabe custear possíveis despesas de uma faculdade. Enfim, um programa como esse vem para simplificar nossa trajetória”, destacou o aluno Ítalo Ruan.
“O Centro de Ensino Integral Olindina Nunes Freire desde o ano passado trouxe uma proposta inovadora para Pedreiras e região. Nesta gestão algo que estamos priorizando são as parcerias, pois ao ministrarmos algumas disciplinas chamadas eletivas aos alunos pudemos entender que tais colaborações são de fundamental importância para a realização de alguns projetos da escola, e nossa intenção neste ano é dar ainda mais músculos para essa ação, e a Secretaria Municipal de Juventude é um órgão que precisa estar vinculado aos planos e projetos da escola. Esta visita nos trouxe expectativa e nos deixou animados e ansiosos”, afirmou Elioenai Brasil, gestora da unidade de ensino.
O Inova Jovem está embasado no artigo 14, do Estatuto da Juventude, que determina que é direito do jovem a profissionalização, o trabalho e a renda, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, adequadamente remunerado e com proteção social. Para tanto, devem ser adotadas políticas públicas voltadas para a promoção do trabalho para a juventude, como pretende este projeto, com o objetivo de cumprir o inciso V do artigo 15, da mesma lei – “adoção de políticas públicas voltadas para a promoção do estágio, aprendizagem e trabalho para a juventude”.
0 Comentários