Compartilhe essa Notícia:


O fantasma do impeachment assombra o presidente Jair Bolsonaro (PSL). O risco do fim prematuro do mandato tornou-se assunto corrente entre integrantes da família. Para quem assumiu o Palácio do Planalto há menos de cinco meses, parece cedo demais para se tratar com tanta naturalidade de tema com tal gravidade.

O primeiro a fazer referência a um eventual afastamento do presidente foi seu filho, Carlos Bolsonaro (PSC), vereador no Rio de Janeiro e operador das rede sociais do pai. Em um tuíte postado na quarta-feira (15/05/2019), ele disse que “o que está por vir pode derrubar o capitão eleito”.

No dia seguinte, o próprio presidente aprofundou a discussão. “Quem decide corte não sou eu. Ou querem que eu responda um processo de impeachment no ano que vem por ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal?”, reagiu Bolsonaro ao comentar, em Dallas (EUA), as manifestações no Brasil contra o bloqueio de verbas da educação.
Pelo raciocínio dos dois, sem ajustar as contas federais, Bolsonaro poderia sofrer um processo semelhante ao que derrubou a presidente Dilma Rousseff, acusada de efetuar gastos não autorizados pelo Congresso. Assim, desprovido de apoio parlamentar, o presidente seria em pouco tempo apeado do Planalto.
Este é apenas um cenário hipotético, pelo menos por enquanto. O primeiro ano de governo nem chegou à metade e ainda há tempo para negociações políticas que podem ajudar o governo a sair do atoleiro em que se encontra.
Para começar, Bolsonaro não tem base de apoio parlamentar suficientepara aprovar suas propostas. A vitória folgada nas urnas deu a falsa impressão de que o capitão contaria com ampla maioria no Legislativo. Essa perspectiva, porém, não se confirmou.
Então, faz sentido imaginar que, com um eventual agravamento das dificuldades do governo, o presidente fique vulnerável a ponto de ter sua permanência no cargo ameaçada. Porém, sozinha, essa circunstância não provocaria o impeachment. Uma costura política bem conduzida, com a boa vontade do Palácio do Planalto e dos líderes do Congresso, abortaria um processo de afastamento.
É o caso de parte da bancada evangélica, dividida em relação ao decreto que flexibilizou a posse de armas pelos brasileiros. Influentes no Parlamento, deputados e senadores cristãos resistem a avalizar essa iniciativa de Bolsonaro.
Fonte: Metropolis 
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

34 Comentários

  1. pra governar no Brasil tem que entrar no esquema da corrupção, mas você não pode fazer nada mas não se corrompa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Incompetente, por mim já tinha saído, 28 anos na câmara esse idiota não convenceu ninguém.

      Excluir
    2. FALOU UM FILHO DE ÉGUA COM JUMENTO

      Excluir
  2. No dia que tirarem o Bolsonaro o Lula vira pastor e a Dilma professora de português kkkk ou então galinha cria dente na boca

    ResponderExcluir
  3. Cada matéria besta. E ainda tem blogueiro que replica. Bolsonaro quer fazer as coisas certas mais o comgresso, stf tudo com rabo preso boicotam. Eita Brasil sem jeito

    ResponderExcluir
  4. O presidente tem que "negociar" com o congresso. Enquanto o povo ficar dividido e ocupado entre partido "A" e partido "B", o congresso nacional e STF ficam à vontade pra agirem em conformidade com os padrões reclamados, mas aceitos pelo povo, repetindo o lengalenga de sempre.

    ResponderExcluir
  5. Só alguém com insanidade mental pensa em impitiman para um presidente eleito pelo voto popular.qual o crime? Ser honesto.?

    ResponderExcluir
  6. Só alguém com insanidade mental pensa em impitiman para um presidente eleito pelo voto popular.qual o crime? Ser honesto.?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Idiota a Dilma foi eleita pelo povo e saiu!

      Excluir
    2. Honestidade? Qual o país que tu vive toi da lua?

      Excluir
    3. Esse é um idiota útil
      Pro bolsomilicia.

      Excluir
    4. ELA JUNTO COM O LULADRAO ROUBOU A NAÇÃO. O NOSSO PRESIDENTE É HONESTO E O BRASIL ESTÁ COM ELE.

      Excluir
    5. Que BRASIL, Dalua? Eu mesmo votei nele e quero mais é q ele se lasque!!!!! Abestado!!!!!

      Excluir
  7. Nao passa um ano na presidencia

    ResponderExcluir
  8. Nao passa um ano na presidencia esse pra nada

    ResponderExcluir
  9. Nao passa um ano na presidencia essa mariquinha

    ResponderExcluir
  10. A casa caiu pra bolsonaro, e os eleitores dele ainda se iludindo com essa de honesto.

    ResponderExcluir
  11. A casa caiu pra bolsonaro, e os eleitores dele ainda fica sé iludindo com essa de honestidade. Cai na real bando de besta!

    ResponderExcluir
  12. A casa caiu pra bolsonaro, e os eleitores dele ainda fica sé iludindo com essa de honestidade. Cai na real bando de besta!

    ResponderExcluir
  13. Foi uma semana horrível, para ele! Aí depois fica um bando de bosta falando que a culpa é da Globo! A culpa é dele mesmo que só abre a boca pra ofender os outros! Tá de mãos atadas porque vendeu a imagem que era honesto e a família era sagrada, agora o filho tá atolado em corrupção, vão descobrir tudo! É pra terminar ele soltou uma pérola contra os estudantes que votaram nele mesmo. O final será o mesmo de Temer!

    ResponderExcluir
  14. Capitão pateta
    Tá mais perdido que cego em tiroteio
    Não chega no segundo ano
    Entrou só pra se expor , agora todo mundo de olho nele tão descobrindo os podres dele e da família.
    Milicianos
    E já que vem um bolsominions e diz que milícia e coisa boa

    ResponderExcluir
  15. Bolsonaro está sendo usado pelo fato de não ter capacidade suficiente para gerir o pais. Eu no seu lugar, pediria renuncia.

    ResponderExcluir
  16. Turma da mortadela e da pilantragem torcendo comtra o mito, enquanto isso, o ladrão chefe deles ta preso. Isso que chamo de demência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKkkkk. Mito seria um contraditório no sentido de apelação.Imagino que Bolsonaro está sendo usado pelo Paulo Guedes.

      Excluir
  17. Quem vai ser o corajoso de tirar ele e colocar o Mourao? Kkkkkk Mourao não foi chamado pra ser o substituto a toa.

    ResponderExcluir
  18. Bolsonaro até 2026.

    Luladrão continua na prisão. E ainda tem babaca imbecil que defende esse larápio de marca maior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Melhor presidente q o BR já viu!!!! Tu tava ibernamdo na época,égua?

      Excluir
  19. É bolsolixo a casa caiu e a sua máscara e de seus filhos também, o pior de todos que o Brasil já teve em menos de 5 meses so fazendo cagada atrás de cagada, e os bolminios que votaram em vc todos com dor de cotovelo em não assumir que foi um grande erro te colocarem no poder .

    ResponderExcluir
  20. Bolsonaro17. Chupa PT. Lula tá preso BABACA.

    ResponderExcluir
  21. Seus patetas bobos Luladrão está preso,caiam na real Bolsonaro é solução.

    ResponderExcluir