Compartilhe essa Notícia:

Presidente da FAMEM, Erlânio Xavier com o Tesoureiro Geral Júnior Cascaria.

Mais de 60 prefeitos e representantes de municípios do Maranhão estiveram nesta terça-feira, 21, no Rio Poty Hotel, em São Luís, para participar do Seminário “Iluminação das Cidades: Dificuldades enfrentadas pelos municípios com as distribuidoras de energia e novas tecnologias”.

O evento, realizado pela Federação dos Municípios do Estado do Maranhão - Famem, teve como objetivo debater o tema do ponto de vista técnico, jurídico e administrativo construindo instrumentos para a cobrança de melhorias e para evitar possíveis cobranças indevidas.

“Esta iniciativa, de se discutir uma questão tão importante como a iluminação pública, é oportuna e tenho certeza que trará grandes benefícios aos municípios, esse é o nosso propósito. Gestores precisam ter clareza do que está sendo cobrado e de como proceder em caso de cobranças indevidas”, avaliou o presidente da Famem, Erlanio Xavier.

Durante o encontro, foi feito o lançamento do "Caixa Ilumina" pela gerente da Caixa, Regina Ribeiro
A programação do Seminário contou com a palestra do advogado especialista na área de iluminação pública, Alfredo Gioielli, que esclareceu sobre as principais condutas que os gestores devem adotar em relação às transferências dos ativos de iluminação da união para os municípios.

A palestra tratou sobre a importância dos municípios serem exonerados da alíquota do ICMS incidente nas contas de energia consumida para aplicação dos recursos em novas aquisições e, também, da falta de transparência das distribuidoras de energia ao faturarem as contas de consumo estimado das lâmpadas instaladas nos parques de iluminação das prefeituras.

Erlânio Xavier concedendo entrevista a imprensa durante o seminário Iluminação das Cidades

Gioielli enalteceu o papel fundamental da FAMEM quanto ao tema que “ajudou na orientação, esclarecimento de dúvidas, acompanhamento de orçamentos e contratos em razão das dificuldades que os gestores estão tendo com a Distribuidora de energia com os instrumentos jurídicos que foram assinados visando a realização da manutenção de um serviço essencial para a população que é a iluminação pública”, ressaltou o especialista.


Também estiveram presentes no evento, o superintendente da Caixa Econômica Federal, Marcos Brandão, e a gerente da instituição, Regina Ribeiro, que na ocasião lançaram o Caixa Ilumina, uma linha de financiamento sem burocracia disponível para os municípios com foco na melhoria da iluminação pública.

“Essa parceria da Caixa é importante para os municípios, pois quando falamos em iluminação também estamos falando em segurança. Melhorar a iluminação das cidades auxilia no deslocamento da população e garante o bem-estar, a tranquilidade e a segurança da comunidade”, destacou o presidente Erlanio Xavier.

Alfredo Gioielli, especialista em iluminação pública
Continua...
Presidente Erlânio Xavier durante a abertura do evento.


Mais de 60 prefeitos e representantes de municípios estiveram presentes no evento
- Assessoria da Famem
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários

  1. A caixa vai emprestar dinheiro para os prefeitos disputarem a reeleição.
    "Vem pra caixa vc também, veeeem"

    ResponderExcluir
  2. esses encontros os prefeitos só ficam no smartphone ou no whatsap , porque não fazem logo por skype

    ResponderExcluir
  3. nó no whatsap os prefeitos interessados e com cara de tédio

    ResponderExcluir