Compartilhe essa Notícia:

O ministro Sergio Moro (Justiça)

Em meio ao desgaste da operação Lava Jato, cresce a pressão de uma ala do STF (Supremo Tribunal Federal) para que a corte se posicione sobre as mensagens que o então juiz Sergio Moro e oprocurador Deltan Dallagnol trocavam na força-tarefa da Lava Jato. 

Segundo série de reportagens do site The Intercept Brasil, o hoje ministro da Justiça de Jair Bolsonaro (PSL) e o chefe da força-tarefa da Lava Jato discutiam colaborações de processos em andamento e comentavam pedidos feitos à Justiça pelo Ministério Público Federal. 


Para advogados e professores, a maneira como o atual ministro da Justiça e o procurador reagiram à divulgação das conversas, sem contestar o teor das afirmações e defendendo o comportamento adotado na época, aponta que o conteúdo é fidedigno e que ele pode servir de base para reverter decisões da Lava Jato, por exemplo, contra o ex-presidente Lula.

Segundo a legislação, é papel do juiz se manter imparcial diante da acusação e da defesa. Juízes que estão de alguma forma comprometidos com uma das partes devem se considerar suspeitos e, portanto, impedidos de julgar a ação. Quando isso acontece, o caso é enviado para outro magistrado.


Nesta terça-feira (11), o ministro Gilmar Mendes (STF) anunciou que a Segunda Turma da corte, formada por ele e outros quatro ministros, deve julgar no próximo dia 25 um habeas corpus em que a defesa do ex-presidente Lula pede que seja declarada a suspeição de Moro no julgamento do caso do tríplex de Guarujá.

O objetivo dos advogados do petista é conseguir a anulação da condenação, sob o argumento de que Moro não foi imparcial na análise do caso, que aparece nas conversas que vieram à tona e no qual o petista é acusado de receber R$ 3,7 milhões de propina da empreiteira OAS em decorrência de contratos da empresa com a Petrobras.

Fonte: Folha
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

10 Comentários

  1. Pelo jeito vão já acusar o Moro de ter feito o Mensalão e tyer roubado a Petrobrás.

    ResponderExcluir
  2. Teu blog desinforma, tens laços com corruptos no Maranhão e quer promover os corruptos presos pela Lava Jato.

    ResponderExcluir
  3. Quem é que tá pressionando? Os esquerdopatas, claro. "Desgaste da operação lava jato"? Não é possível que exista alguém contra a lava jato, a única justificativa é que somos um país corrupto, dominado pela hipocrisia. Pedimos por justiça e quando surge alguém com coragem repudiamos, porque o que desejamos é a punição dos inimigos e aos amigos a indiferença da lei, mesmo que tenham roubado.

    ResponderExcluir
  4. Leva Jato a maior operação Jurídica que pôs um basta na era corrupta no país, colocou na cadeia todos os envolvidos edemais que estao sob julgamentos, claro que bandidos irão se opor contra essa operação limpa comandada por um Juiz e Procurações dedicados a justiça.
    Agora venham com essas sandices de troca de msg como se isso fosse descredibilizar essa mega operação. Juízes, Procuradores, Desembargadores e demais camadas da área jurídica tem mais é que se unirem contra essse assalto a mão armadacontra nosso Brasil. Avante agora Ministro da Justiça MORO, O BRASIL ESTÁ COM VOCÊ E A FAVOR DA NOSSA AMADA PÁTRIA.

    ResponderExcluir
  5. falou tudo, nós que torcemos pelo BRASIL melhor, não temos bandido de estimação. o contrário dos ptralhas que amam e defendem a sua quadrilha.

    ResponderExcluir
  6. Bolsominions querem ver a família queimada viva , mas não querem ver ninguém falando mal do Bozo, ow povo besta , o bixao lá feito pro resto da vida e os éguas aqui se matando fazendo inimizades por alguém que nem sabe que eles existem.

    ResponderExcluir
  7. E seu ídolo Luladrão preso, isso que é bonito meu caro? do comentário acima.

    Nosso Presidente está lá tentando arrumar o Brasil que essa quadrilha do PT deixou.

    ResponderExcluir
  8. Querem botar a culpa do Mensalão petista e do assalto que o Luladrão fez na Petrobrás no Sergio Moro. Só mesmo os asnos eleitores do ladrão de 9 dedos pra acreditar nele.

    ResponderExcluir
  9. Desgaste, é desses PETISTAS e simpatizantes como o Gov. Flávio Dino, que votei,mas tou arrependido,só defendendo bandido !

    ResponderExcluir
  10. Suspeição de Moro pelo STF??? Só pode ser brincadeira. Pergunto, é o mesmo STF que demorou 13 anos para julgar o processo de Renan Calheiros?? Não tem moral.

    ResponderExcluir