Compartilhe essa Notícia:



Para ministro do STF, conversas entre procurador e ex-juiz podem resultar em anulação da condenação de Lula

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), criticou Sergio Moro e Deltan Dallagnol pelo tom dos diálogos registrados em um aplicativo de conversas e ponderou sobre consequências para a Operação Lava Jato associadas ao conteúdo publicado pelo site The Intercept Brasil.

De acordo com Mendes, as mensagens divulgadas no domingo (9) mostram que “o chefe da Lava Jato não era ninguém mais, ninguém menos do que Moro. O Dallagnol, está provado, é um bobinho. É um bobinho. Quem operava a Lava Jato era o Moro”, disse Mendes, em entrevista a ÉPOCA.

O ministro identifica implicações diretas das revelações para o desenrolar da operação. “Eu acho, por exemplo, que, na condenação do Lula, eles anularam a condenação”, analisou Mendes, referindo-se aos trechos das conversas que sugerem uma colaboração entre Moro e Dallagnol.

Mendes viu até a prática de um crime nas conversas vazadas. “Um diz que, para levar uma pessoa para depor, eles iriam simular uma denúncia anônima. Aí o Moro diz: ‘Formaliza isso’. Isso é crime”, avaliou Mendes, referindo-se a um trecho das mensagens em que Dallagnol escreveu que faria uma intimação oficial com base em notícia apócrifa, diante da negativa de uma fonte do MPF de falar. E Moro respondeu que seria “melhor formalizar”.

“Simular uma denúncia não é só uma falta ética, isso é crime.” Mendes ressalta não ser contra o combate à corrupção, mas sim contra o que ele chamou de “modelo de Curitiba”.

As avaliações de outros ministros do STF sobre o tema e as consequências relacionadas ao vazamento das conversas estão na reportagem de capa desta semana da revista ÉPOCA: “O que muda (e o que não muda) depois do vazamento das conversas entre Moro e a força-tarefa”.

Fonte: Revista Época
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

13 Comentários

  1. Lá vem os bolsominions dizer que e tudo lorota, não estão suportando a verdade.🤣😂🤣😂😂😅

    ResponderExcluir
  2. Pai Gilmar solta corruptos em até 3dias

    ResponderExcluir
  3. Esse Gilmar é mesmo uma comédia, não perde a oportunidade de ficar quieto. Seu Lula está preso juizeco.

    ResponderExcluir
  4. Se o Sérgio Mouro não deve no cartorio ele não tem a que temer que ele entregue o celular para uma pericia na policia federal se ele não coagil com isso que tão falando que passa a verdade a limpo só assim todos os brasileiro sabem a verdade

    ResponderExcluir
  5. O Deus dos bosolnadas é o sergio mouro então se ele não tem pecado que não tenha medo o vai servi a carapuça para ele banido bom é bandido morto

    ResponderExcluir
  6. Esse ministro aí, aí do dia q ele perder o foro privilegiado!

    ResponderExcluir
  7. É o sujo falando do mal lavado.

    ResponderExcluir
  8. Um amigo casou-se três vezes em todas as três ele levou chifre como não confiava mais em mulher resolveu fazer uma mulher de madeira para ele mas não adiantou porque o cupim veio e comeu ela também

    ResponderExcluir
  9. Não sei qual a esperança de vocês quanto a soltura de Lula e prisão de Sérgio Moro
    Muita demência isso

    ResponderExcluir
  10. Se bandidos quadrilheiros moro e dalagnol nao temm e nao dao os clrs deles pra pericia?

    ResponderExcluir
  11. Muito bem ministro vc falou tudo

    ResponderExcluir