Compartilhe essa Notícia:


Até que ponto você enxerga o racismo que existe no Brasil? Para chamar atenção para o problema, mesmo quando ele aparece disfarçado, o Governo do Paraná lançou uma belíssima campanha em parceria com a Assessoria Especial da Juventude e o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial: “Teste de Imagem”, criada pela Master Comunicação. Assista.

Segundo dados do IBGE, 82,6% dos negros afirmam que a cor da pele influencia nas oportunidades de trabalho. Uma realidade que se confirma em outros números: profissionais negros ganham em média 36% menos que os brancos, ocupam apenas 18% dos cargos de chefia e são 60,6% dos desempregados.

Entre os fatores que mais contribuem para essas estatísticas está o "Racismo Institucional", problema que se manifesta quando instituições públicas ou privadas atuam de forma diferenciada em relação a uma pessoa por conta da sua origem étnica, cor ou cultura, privando-a de oportunidades profissionais e sociais diariamente.

Na campanha do Governo do Paraná (veja mais em contraracismo.pr.gov.br), profissionais de Recursos Humanos foram convidados para um experimento real: primeiro eles foram separados em dois grupos. Depois, um mediador mostrou ao primeiro grupo imagens de pessoas brancas em situações comuns do dia-a-dia. Já o segundo grupo viu imagens com situações idênticas, mas com pessoas negras.

O resultado foi alarmante: a grande maioria das respostas dos profissionais de RH do segundo grupo colocou os negros em posição social inferior à dos brancos, muitas vezes os descrevendo de maneira pejorativa. Isso que mostra que, mesmo sem perceber, muita gente ainda comete atos de racismo. É preciso mudar essa realidade. Mas, falando nisso, como você reagiria se respondesse ao mesmo teste?

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários

  1. Não existe esse negócio de racismo, isso é só mimimi da esquerda doentia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe pra vc que deve ser branco eu que nem negro afro sou já vi situação comigo desagradável por ser moreno um pouco escuro, ae vem vc com esse papo de política representando bem seu presidente, já chega meu bom com esse papo Brasil e um país mais racista do que mesmo a Europa você nunca sentiu na pele uma desconfiança por causa de sua cor etc.

      Excluir
    2. Oh o cachorro de coleira do Bozo pareceu que nem leu apostagem mostrando a pesquisa deve ser fake news neh.kkkkk o preconceito antigamente era mais discreto agora tá mais escancarado será por que.

      Excluir