Compartilhe essa Notícia:


O deputado Hildo Rocha, autor da Lei 13.851 que concede a São Luis o título de Capital Nacional do Bumba Boi, usou a tribuna da Câmara Federal para agradecer aos colegas congressistas que ajudaram a aprovar o projeto de lei.  “Esse título é uma honraria muito significativa para nós maranhenses”, enfatizou o parlamentar.

Agradecimentos


Hildo Rocha lembrou que na Comissão de Cultura da Câmara o projeto foi relatado pela deputada Marinha Raupp; na Comissão de Constituição e Justiça, onde também foi aprovado, após grande debate, o relator foi o deputado Félix Mendonça. O relator da redação final na Câmara Federal foi o deputado Luís Fernando Farias. No senado, o projeto teve como relator na Comissão de Educação e Cultura, o senador Roberto Rocha.





“Agradeço a deputada Marinha Raupp, que acatou a minha proposta com muita boa vontade, na Comissão de Cultura, onde começou a tramitação do projeto de lei. Agradeço também ao colega deputado Félix Mendonça, parlamentar que também ajudou a aprovar a proposta na CCJ. O senador Roberto Rocha também exerceu papel fundamental na aprovação do projeto na Comissão de Educação e Cultura do Senado, ele apadrinhou o projeto no Senado, apoiou com firmeza, trabalhou pela aprovação. Sou grato, portanto, a essas pessoas e a todos os demais colegas da bancada maranhense que apoiaram o projeto de minha autoria”, declarou Hildo Rocha.

O deputado Hildo Rocha lembrou que durante a tramitação do seu projeto nem tudo foi tranquilo. Projeto de lei de outro parlamentar queria atribuir o título de capital do Bumba meu boi para outro estado.

“Da mesma forma, agradeço os deputados de outros estados, como é o caso do deputado Luiz Couto, da Paraíba, que se empenhou, no âmbito da CCJ, para que o projeto fosse aprovado, pois havia outro projeto designando cidade de outro estado como capital nacional do Bumba meu boi”, destacou Hildo Rocha.

Riqueza Cultural


Hildo Rocha enfatizou que o Bumba meu boi é a maior manifestação cultural do Maranhão. “O enredo das brincadeiras é muito bem trabalhado; os figurinos são luxuosos, criativos e muito bem feitos; as danças são muito bonitas; as músicas são belíssimas, verdadeiras poesias que retratam sentimentos do povo maranhense e as nossas belezas naturais. O Bumba meu boi é a nossa maior manifestação cultural e a mais rica do Brasil dito não apenas por mim, mas por um dos maiores folcloristas do Brasil, Mário de Andrade”, explicou o parlamentar.




 Tramitação rápida

O deputado maranhense comemorou a aprovação por considerar que o projeto, protocolado em 2016, segundo ano do seu primeiro mandato, tramitou com rapidez e foi prontamente sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro.



“Foi um gesto de reconhecimento do presidente Jair Bolsonaro, em relação à cultura do povo maranhense. Também agradeço ao presidente do senado, Davi Alcolumbre que ajudou na tramitação agilizando o andamento do projeto”, declarou Hildo Rocha.





⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários