Compartilhe essa Notícia:


O governador em exercício do Maranhão, Carlos Brandão, inaugurou a Indústria de Refinamento do Coco Babaçu, em Lago do Junco, durante evento na tarde desta quarta-feira, 24, na sede da Cooperativa de Pequenos Produtores Agroextrativistas do Lago do Junco (COPPALJ).
 

A indústria, movida especialmente pela força das mulheres que atuam com a extração do coco babaçu, fará o processo de refinamento do óleo do coco para consumo e o envase para o consumidor final.

Na ocasião festiva, além da presença da comitiva do governo do Estado, estiveram presentes o prefeito de Lago do Junco, Osmar Fonseca; o vice-prefeito, Enoc Lopes; o presidente da Câmara Municipal de Lago do Junco, Sérgio Lois Pinheiro; prefeito de Lago  dos Rodrigues, Edijarcir Leite, prefeito de Santo Antônio dos Lopes, Bigu, secretária de Estado da Mulher, Ana do Gás, Mávio Rocha, Romário Costa, além de secretários e personalidades políticas de municípios vizinhos.

“Esta é a expansão do sonho dos nossos pequenos produtores que nesta cooperativa já produziam sabão para exportação e, agora, vão produzir o óleo refinado do babaçu. Vamos levar nosso óleo para a mesa da dona de casa, valorizando as comunidades tradicionais e respeitando o meio ambiente”, declarou o prefeito, Osmar Fonseca, durante sua fala.

Após o descerramento da placa de inauguração da indústria, as autoridades presentes foram convidas a conhecer todo o processo de refinamento do óleo do babaçu, bem como o momento do envase.

COPPALJ

A COPPALJ possui 196 cooperados trabalhando no âmbito da economia solidária e beneficia diretamente cerca de 1.200 pessoas. Com a inauguração da refinaria, de acordo com a diretoria da cooperativa, será possível fazer 120 kg de óleo refinado por hora.












Mais fotos






INFORMAÇÕES DA AGROINDÚSTRIA  DE REFINO DE ÓLEO DE BABAÇU/ LAGO DO JUNCO

1. Capacidade de Refino tonelas/dia : 5,0
2.Produto: Óleo *orgânico*  refinado de Babaçu.
3. Destinação do produto: Indústria alimentícia e cosmética.
4.Número de empregos/ familias
   # Diretos: 900
   # Indiretos :2.000
5. Preço tonelada/óleo ORGÂNICO   ( R$): 15.000,00
6. Investimentos ( R$)
    # SAF : 570.000,00/Equipamentos
    # COPPALJ:  750.000,00/Instalações físicas.

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

3 Comentários

  1. Parabéns que Deus abençoe e abras porta de mais empregos👏

    ResponderExcluir
  2. Homens e mulheres da maior importância. Trabalho e empreendimento. É disso que o Brasil precisa. Parabéns para tôdos.

    ResponderExcluir
  3. Finalmente o prefeito de lago dos Rodrigues inaugurou alguma coisa, parabéns prefeito edjacir!

    ResponderExcluir