Compartilhe essa Notícia:

Agente da terceira etapa do Levantamento Rápido de índices para Aedes aegypti em ação
A Prefeitura de Pedreiras, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Vigilância Epidemiológica, realizou entre os dias 12 e 14 de agosto, a terceira etapa do LIRAa/2019 (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti). 

Pedreiras alcançou o menor índice desde o início do levantamento, resultado de um trabalho de acompanhamento, controle e combate ao Aedes aegypti pelo gestor municipal através dos agentes e vigilantes sanitários. O índice apresentado foi de 2.0 com uma redução de 1.5 em relação ao levantamento anterior. Esse índice coloca o município na situação de médio risco.

“O LIRAa é muito importante, porque permite descobrir como está a situação do município em uma semana, e também identificar quais os bairros mais críticos e quais depósitos de focos são predominantes na área”, explica o coordenador João Andreza Filho.

Centro, Mutirão e São Francisco são os bairros onde há maior índice de infestação, em que as ações serão intensificadas. Mais de 92% das larvas do mosquito Aedes aegypti foram encontradas em reservatórios como tanques e caixas d’água alocadas no chão, e 7% encontrada no lixo como copos descartáveis, latinhas de sardinha e etc.

O trabalho do agente, além de fazer a vistoria, também é de conscientização da população. “É primordial a orientação e o apoio de toda a população. O ACE visita sua área a cada dois meses, mas as pessoas estão ali todo dia, então esse envolvimento no combate é extremamente importante, cada morador precisa ter consciência da importância de manter seu reservatório de água devidamente coberto, que o lixo precisa ser acondicionado de forma correta e entregue para a equipe de limpeza pública, nunca jogado na rua ou descartado em terrenos baldios”, destaca Elza David, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.





- Assessoria de Comunicação de Pedreiras
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Claro, mosquito não suporta fumaça. O lixão matou todos os mosquitos transmissores da dengue...agora vai matar toda população.ATT PEDREIRAS O LIXÃO NÃO PODE MAIS SERVIR DE PALANQUE PARA CANDIDATOS SEM COMPROMISSO COM O OOVO !!!!!

    ResponderExcluir