Compartilhe essa Notícia:

Coordenadora da Atenção Básica, Fabiana Meireles, ministrando a capacitação das equipes de saúde em Igarapé Grande
Na última terça-feira (20), a Prefeitura de Igarapé Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu a capacitação de profissionais da área da saúde para prevenção do sarampo, realizado no Salão Paroquial da Igreja Maria Imaculada Conceição, Centro de Igarapé Grande (MA).

O objetivo do treinamento foi alcançado, visto que capacitou e deixou os profissionais da saúde atualizados. Assim, eles terão como trabalhar as ações com mais qualidade. Os profissionais também aprenderam a fazer um atendimento humanizado para obter maior confiança do paciente.

“Hoje nós estamos tendo um momento ímpar, aprendendo sobre o sarampo, uma doença que antes foi praticamente erradicada no país, mas, que agora está voltando e de certa forma, a gente fica feliz ao perceber os profissionais de saúde todos aqui se capacitando e aprendendo como lidar com a doença e como fazer a prevenção para evitar um surto, o que está preocupando as autoridades nacionais e a cidade que também está preocupada com a saúde”, disse a coordenadora da Atenção Básica Fabiana Meireles.

“Eu estou satisfeito com a capacitação que a gente está fazendo sobre o sarampo que ninguém sabia, mas, está sendo proveitoso e importante para a gente saber fazer a prevenção, até porque no município já tem casos confirmados de uma doença que parecia não existir mais e agora ela voltou, e esse treinamento vai nos ensinar como trabalhar com a doença”, disse Raydean Moita Agente de Saúde da Estratégia Saúde da Família. 
As crianças devem tomar duas doses da vacina combinada contra rubéola, sarampo e caxumba (tríplice viral): a primeira, com um ano de idade; a segunda dose, entre quatro e seis anos. Os adolescentes, adultos (homens e mulheres) e, principalmente, no contexto atual do risco de importação de casos, os pertencentes ao grupo de risco, também devem tomar a vacina tríplice viral ou dupla viral (contra sarampo e rubéola).

Os técnicos de saúde da Unidade Hospitalar Expedito Galvão foram os primeiros a receber a dose da vacina contra o sarampo. Eles foram imunizados no momento em que faziam o curso de capacitação contra o sarampo. 

Obs. só para lembrar – quem toma apenas uma dose da vacina não está imunizado. São necessárias duas doses para a pessoa ficar imunizada.
















ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Igarapé Grande (MA)
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários