Compartilhe essa Notícia:


Na manhã da última quinta-feira (03), a Prefeitura de Igarapé Grande realizou, por meio da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, a XI Conferência Municipal de Assistência Social, que reuniu centenas de pessoas para discutir o tema “Direito do Povo com Financiamento Público e Participação Social”.

O evento, realizado na Igreja Batista Nacional, teve como objetivo analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

A técnica de referência do município, Edla Maria Calixto de Sousa, fez a leitura do regimento interno que foi aprovado por unanimidade. Logo em seguida, ocorreu a exibição cultural apresentada pelo Grupo Nuca (Selo UNICEF). Arlete Abreu, superintendente de gestão do SUAS e técnica da Secretaria de Estado da Previdência Social foi a palestrante no evento. Foram realizados também debates e trabalhos em grupo para a elaboração de propostas para o município, estado e União. Após a reunião dos grupos, as propostas foram apresentadas em plenária para aprovação.

“Este é um espaço privilegiado para o exercício da cidadania, para o debate dos projetos e a construção da democracia, onde é possível avaliarmos a nossa realidade e propormos mudanças e novas ações. A participação de todos os atores envolvidos é importante para o sucesso nos avanços da política de assistência social no município”, afirma Eliana Borges de Macedo, presidente do Conselho.

Eliana Borges de Macedo presidente do Conselho
“Esses espaços fortalecem a participação social e são momentos importantes para o debate em torno das políticas públicas para conhecer as demandas da população de Igarapé Grande. Ouvir a população é a garantia da participação e de avanços nessas políticas públicas na assistência social. Além disso, em eventos como este é possível avaliar as ações até aqui realizadas, propor diretrizes e estratégias para avançar cada vez mais”, comentou a secretária da Assistência Social, Carmem Maria Carvalho Costa.

Secretária de Assistência Social Carmem Maria Carvalho Costa
De acordo com Nilma Melo, mesmo diante de todos os desafios enfrentados, o município tem avançado na qualidade da prestação dos serviços, programas, benefícios e projetos socioassistenciais, tendo o direito à assistência social como principal foco.

“Nossa gestão prima pelo bem-estar e valorização dos nossos usuários, a fim de que se tornem protagonistas de suas histórias”, Ela fez uma apresentação dos programas que existem no município e apresentou a equipe SEMAS para a população. Também mostrou todas as ações que foram desenvolvidas no município e ainda lembrou que mesmo diante de todas as dificuldades, o prefeito Erlanio Xavier tem mantido toda a equipe e também todos os programas funcionando.

O público alvo da XI Conferência de Assistência Social foram os usuários do Bolsa Família, do Benefício de Assistência Social ao Idoso e ao Deficiente – LOAS, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV) e o Programa Criança Feliz.


















Secretária de Assistência Social Carmem Maria Carvalho Costa
José Marques (CEAS)



Presidente da Câmara de Vereadores Pedro Cidade
Secretário da Educação Wabster Krause

Eliana Borges de Macedo presidente do Conselho




       Nilma Melo
Arlete Abreu superintendente de gestão do SUAS e técnica da Secretaria de Estado da Previdência Social























ASCOM – Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Igarapé Grande (MA).
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários