Compartilhe essa Notícia:

O prefeito Erlânio Xavier se pronunciou sobre a problemática que pode afetar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos em Igarapé Grande

Hospital Municipal de Igarapé Grande
Na última terça-feira (5), o vídeo de uma moradora de Lago dos Rodrigues causou muita repercussão em nossa região. A gravação mostrava a senhora grávida sendo transportada num carro de passeio; no vídeo a mulher reclamava que não conseguia atendimento médico em Lago dos Rodrigues e chegou a ser recusada em hospitais de várias cidades mesmo estando em estado de urgência. O Prefeito Erlânio Xavier entrou em contato com o Blog do Carlinhos para falar sobre este e outros casos que de certa forma acabam envolvendo o Hospital Municipal de Igarapé Grande. 

O gestor, que também é presidente da FAMEM, lamentou o episódio e disse que o sistema de saúde do governo do estado infelizmente deixa a desejar. "Por conta dessa crise nos municípios próximos, o Hospital de Igarapé Grande começou a ser afetado. Pessoas de cidades e povoados da região têm procurado o Hospital de Igarapé Grande em busca de atendimento, cirurgias e consultas; muitas vezes em estado grave, porque não encontram mais socorro em seus municípios de origem", disse o prefeito. 

Em relação à senhora, Erlânio comentou que a orientação dada aos servidores do Hospital de Igarapé Grande é para atender casos de emergência, porém, infelizmente Igarapé Grande não tem mais condições de atender pessoas de outros municípios que procuram o hospital do município, em busca de cirurgias e outros procedimentos. Ele afirmou que essa semana visitou o hospital e havia 21 pacientes internados, dentre eles, 11 são de cidades vizinhas e apenas 10 são moradores de Igarapé Grande. O problema do quadro atual da saúde não foi gerado pela prefeitura, mas é fruto de problemas administrativos do governo estadual. 

Devido a procura de pacientes de cidades vizinhas, o atendimento no Hospital de Igarapé Grande está em seu limite e o município não recebe nenhum repasse do Governo do Estado para ajudar no custeio da saúde. Não se trata apenas das cirurgias que são caras, mas também do pós-operatório e até mesmo a manutenção dos acompanhantes tem gerado despesas muito altas para o município, isso porque a comida do Hospital também deve ser passada para eles. No mês de outubro foram mais de 2.000 refeições. 

"Lamentamos muito e estamos preocupados com a saúde dos moradores das cidades vizinhas, que enxergam o Hospital de Igarapé Grande como um hospital de referência na região. Todo o trabalho, as cirurgias, equipamentos é bancado com recursos próprios do município, recebemos alguma ajuda do Governo Federal através de emendas parlamentares, como do deputado Juscelino Filho e do senador Weverton Rocha", disse o prefeito. 

Apesar dos problemas, o prefeito Erlânio Xavier garante que continuará investindo na saúde do município de Igarapé Grande. Novas especialidades estão chegando e ele garante que o povo de Igarapé Grande continuará bem atendido. O gestor garantiu também que o Hospital não recusará pacientes em estado de urgência. "O que não podemos continuar aceitando, infelizmente, para não afetar nosso trabalho neste momento, são pessoas de municípios vizinhos que batem a nossa porta para agendar cirurgias e procedimentos," finalizou.  


Hospital de Lago dos Rodrigues
Sobre a senhora de Lago dos Rodrigues que aparece no vídeo


Após passar por diversos hospitais, a mulher finalmente recebeu atendimento em Lago da Pedra. Foi constatado que ela estava no 7º mês de gravidez e não estava em trabalho de parto, apesar de ter perdido muito liquido. Ela passou pelo acompanhamento adequado e voltou para casa sem precisar retirar a criança. 

Antes de receber atendimento em Lago da Pedra, a mulher estava dentro de um carro, gravando vídeos e postando em tempo real nos grupos de Whatsapp, relatando as cidades que estavam lhe recusando. 

Recentemente, o fluxo de pacientes de Lago dos Rodrigues no Hospital de Igarapé Grande tem sido muito alto.

Mais informações


* População de Lago dos Rodrigues já sente os efeitos do fechamento do hospital: https://www.carlinhosfilho.com.br/2019/10/populacao-de-lago-dos-rodrigues-ja.html


* Prefeito Edijacir Leite fala sobre o caos na saúde de Lago dos Rodrigues depois do fechamento do hospital: https://www.carlinhosfilho.com.br/2019/11/prefeito-edijacir-leite-fala-sobre-o.html

* Governo do Maranhão transforma hospitais em simples Policlínicas Regionais: https://www.carlinhosfilho.com.br/2019/11/governo-do-maranhao-transforma.html
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Farra com o dinheiro público na casa do prefeito cidade tri...

    ResponderExcluir
  2. Erlanio esse sim trabalha exemplo de prefeito. Se todos fossem assim.

    ResponderExcluir