Compartilhe essa Notícia:


A 1ª Vara da Comarca de Pedreiras realizou na última quarta-feira, dia 4, no termo judiciário de Lima Campos, a 3ª edição da campanha “Laço Branco: Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra a Mulher”. A ação, coordenada pelo juiz Marco Adriano Ramos Fonsêca, titular da unidade, mobilizou a sociedade Lima-Campense para o debate e reflexão sobre o tema.

A iniciativa objetiva conscientizar, sensibilizar e mobilizar os homens no engajamento pelo fim da violência contra a mulher, a partir de ações realizadas por diferentes setores da sociedade civil, que estão engajados na luta pela promoção da equidade de gênero e superação das desigualdades entre homens e mulheres.

Segundo o magistrado Marco Adriano, o símbolo do laço branco foi adotado como lema de jamais cometer um ato violento contra as mulheres, e de não fechar os olhos frente a essa violência.

Nesse ano a campanha foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Lima Campos, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e Igualdade Racial, em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e Secretaria Municipal de Saúde, que promoveram uma série de palestras em escolas da Rede Municipal e Estadual de Ensino, ao longo de duas semanas de programação.

“O ápice da ação ocorreu com a realização de grande ação social ao longo da última quarta-feira, 04 de dezembro, na Praça Duque de Caxias e no Centro Administrativo, com a realização de atendimentos de saúde, consultas médicas, vacinação, exames de sangue, testes rápidos e aferição de pressão arterial, consultas com Dentistas, atendimentos com enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e nutricionistas, orientação jurídica, serviços de cabeleireiro, manicure e limpeza de pele, todos direcionados ao público masculino”, explica o magistrado.

CARREATA - No fim da tarde foi realizada uma Carreata percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade, com encerramento na Praça Duque de Caxias, com um grande Ato Público, que contou com apresentações teatrais que encenaram o impacto da violência contra a mulher; sorteio de 40 brindes aos homens que foram atendidos ao longo do dia e show com artistas locais.

A secretária da Mulher e Igualdade Racial de Lima Campos, Cleide Silva, destacou a importância da ação, que, segundo ela, “busca disponibilizar uma série de serviços e atendimentos ao público masculino, tais como palestras, consultas médicas, odontológicas, exames laboratoriais, serviços de estética, como forma de mobilizá-los e conscientizá-los acerca da necessidade de respeito às mulheres”.

“O fato destes homens estarem participando do projeto aqui conosco, mostra que eles estão comprometidos com o fim da violência contra a mulher. Eles vão se manter vigilantes com o seu comportamento e com o dos demais”, disse.

Para o magistrado Marco Adriano, a ação foi bastante marcante e positiva, com a realização de uma série de atendimentos multidisciplinares. “É uma grata satisfação participar desta mobilização no município de Lima Campos, e perceber o engajamento de todos os órgãos públicos da rede de proteção à mulher, destacando o apoio da Prefeitura Municipal e de todos os servidores municipais, voluntários e colaboradores, que viabilizaram o êxito da iniciativa, tendo um forte simbolismo para a mudança de paradigmas, em que homem declare o seu interesse em ser parceiro, um guardião, um protetor da mulher”, avalia.

Também participaram do evento, a juíza Larissa Tupinambá Castro; a promotora de Justiça Marina Carneiro; o prefeito de Trizidela do Vale, Fred Maia; o prefeito de Lima Campos, Jailson Fausto; os deputados estaduais Vinícius Louro, Wellington do Curso e Glaubert Cutrim; o presidente da Subseção da OAB de Pedreiras, Eduardo Dias Ferro; advogados e procuradores dos municípios da Comarca de Pedreiras, vereadores de Pedreiras e Lima Campos, e representantes das igrejas Católica e Evangélicas da cidade.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários