Compartilhe essa Notícia:


Durante a solenidade de Certificação da “Comunidade Quilombo da Liberdade”, realizada no Convento das Mercês, em alusão ao dia da Consciência Negra, o deputado federal Hildo Rocha enfatizou que a certificação é o desfecho vitorioso de uma luta antiga que atende aos anseios de mais de 23 mil famílias que residem no eixo Liberdade, Camboa e Fé em Deus.

Liberdade, a Camboa e a Fé em Deus configuram um quilombo urbano pelo fato de serem oriundos de comunidades quilombolas e, sobretudo, pela preservação de costumes, valores e organização social. O Maranhão é o Estado Brasileiro com a maior quantidade de comunidades quilombolas certificadas pela Fundação Palmares, 829. A Bahia ocupa o segundo lugar no ranking nacional, com 813 certificações.

“O Quilombo da Liberdade é um dos mais antigos do Maranhão. Agora, essa comunidade está certificada, recebeu das nossas mãos a sua certificação outorgada pela Fundação Palmares”, destacou Hildo Rocha.



Contribuição

O parlamentar lembrou que durante o período em que exerceu o Cargo de Secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano trabalhou em parceria com lideranças dos bairros incluídos na certificação que foi feita pela Fundação Palmares.

“Por meio do Programa PAC/Rio Anil implantamos inúmeros benefícios nos bairros da Camboa, Liberdade e Fé em Deus. Fizemos obras de urbanização, construção de conjuntos residenciais e realizamos inúmeras ações sociais, com a ajuda de lideranças desses bairros. Agora, tenho a felicidade de participar da solenidade de certificação que servirá para facilitar a chegada de outros benefícios para esses bairros que doravante passam a ser considerados um só Quilombo. Era um desejo, um anseio das comunidades que finalmente se concretiza”, disse o deputado.

Benefícios ampliados

O reconhecimento de quilombo urbano dá direito ao território pleitear políticas públicas específicas junto ao Governo Federal para a população por meio do Programa Brasil Quilombola, que amplia os benefícios sociais do CadÚnico.



“Palmares dá o Tom”

A entrega dos certificados aconteceu no Convento das Mercês, durante evento denominado “Palmares dá o Tom”, coordenado por Alan Ramalho, gestor regional da entidade que responde pelos Estados do Maranhão, Pará e Amapá. Além da certificação foram realizadas palestras sobre políticas públicas, programas sociais e direitos das Comunidades Quilombolas.

Completando a programação, houve apresentação do Bloco Afro Abiyêyé Maylô, do Quilombo Urbano da Liberdade; uma roda de tambor com os maiores mestres da Ilha e um grande show do Boi Barrica, em homenagem à grande conquista do Bumba Meu Boi do Maranhão, contemplado pela Unesco, com o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade.

Além do deputado Hildo Rocha, também participaram do evento: o Procurador Federal Hilton Melo; o Juiz Estadual Eulálio Figueiredo o Juiz Federal Carlos Madeira; o Superintendente do INCRA, Orlando Bertrand e representantes da CONAB, INSS, SENAR, SEBRAE e Secretaria do Trabalho.


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Esse cara pra mim ele tem que ser governador na proxima eleição

    ResponderExcluir