Compartilhe essa Notícia:


A Guarda Municipal de Lago da Pedra vem atuando intensamente na prevenção e combate ao novo coronavírus no município. Em meio à crise provocada pela pandemia do Covid-19, esses homens e mulheres prestam serviços fundamentais para preservar a ordem e a segurança dos cidadãos lago-pedrenses.

Sabendo disso, muitas pessoas se dispõem a prestar homenagens, mais que merecidas, a esses profissionais. Francisco Nereu, Coordenador Paroquial da Pastoral da Criança, é uma dessas pessoas, que expressou em um texto a sua gratidão e admiração por esses heróis de farda. Confira logo abaixo:

"Às vezes imaginamos heróis com superpoderes, com identidade anônima protegida por uniformes e máscaras. Ao longo desses dias, em nossa cidade temos visto heróis com rostos, identidades e sem superpoderes, mas que têm muita coragem e bravura.

São homens e mulheres que têm como lema: “servir e proteger” e muitas das vezes são menosprezados, diminuídos, e até mesmo xingados. Por aí, já ouvi pessoas se expressando, os chamando de “guardinhas”, e outros adjetivos que não valem a pena citar. Talvez sejam pessoas que não compreendem ou não querem compreender a importância destes servidores no nosso município.

Os Guardas Municipais de Lago da Pedra, estão de parabéns pelo trabalho que estão realizando, acompanhando e auxiliando as equipes de vigilância e as equipes de saúde. São heróis de carne e osso, sem superpoderes, mas imbuídos de sua missão de servir e proteger: dois verbos que supõem altruísmo.

Recorrendo ao dicionário, apresento o significado dos verbos acima mencionados - servir, significa: prestar assistência, ajudar, auxiliar, assistir, acudir, amparar, proteger, cuidar, acorrer. Enquanto que o significado do verbo proteger é: defender, socorrer, salvaguardar, escudar, preservar, cuidar, olhar, salvar, escoltar, tutelar, tutorar. Notemos que o cuidar está no significado dos dois verbos, sendo justamente isso que nossos heróis fazem e estão fazendo continuamente neste tempo difícil de pandemia. O cuidar deve ser também a nossa tônica.

Quando obedeço e não saio de casa, ou saio apenas naquilo que é essencial, ou quando me organizo na fila respeitando a distância estipulada estou cuidando, estou ajudando a cuidar, a proteger o outro. Principalmente, os mais idosos, os vulneráveis que necessitam de amparo e proteção. 

Não podemos deixar de mencionar os Profissionais de Saúde, que incansavelmente estão trabalhando para que tenhamos saúde no nosso município. A estes, devemos tirar o chapéu.
Lembramos também da Polícia Militar, que tem saído da sua atribuição para dar sua parcela de contribuição nesse caos social que estamos vivendo.

Ao organizar filas, no trato com o povo, nas explicações, nas abordagens, no acompanhamento aos heróis da vigilância e da saúde, estão servindo e protegendo, estão sendo heróis com rosto e identidade. Façamos também a nossa parte ficando em casa e cuidando uns dos outros.
A tempestade vai passar, o Senhor está no mesmo barco e não nos abandona como salientou o Papa Francisco: “o Senhor não nos abandona, mesmo se, às vezes, a barca esteja quase repleta a ponto de soçobrar”.

Que Deus nos abençoe!"

Francisco Nereu 
Ex-conselheiro Tutelar
Acadêmico de Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão 
Coordenador Paroquial da Pastoral da Criança
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

20 Comentários

  1. Muito bom, Cheguei em Lago da Pedra a 3 meses e tenho visto o quanto essa guarda municipal é ativa e presente, parabéns, la onde eu morava, tinha guarda mais nem na sombra eram ativos como esses de Lago da Pedra. motivo de orgulho pra cidade

    ResponderExcluir
  2. ai de nos se não fossem esses guerreiros, porque a policia militar desta cidade é omissa e quando a gente liga no mínimo é meia hora pra chegar no local, se for caso de morte, chegam depois do enterro. nossa salvação é essa guarda municipal

    ResponderExcluir
  3. Rapaz sai aqui hoje pelas ruas de lago da pedra primcipalmente no centro. E se encontra quase tudo aberto. Ai mi pergunto o que adiamta uma parte grande da população tentar se manter em casa enquanto uma minoria se presta ao ridiculo, pondo vida da maioria em risco. Lojas abertas, tudo aberto e prefeito nada faz ha Polícia nada faz. Então fica aqui minha pergunta pra q se recolher dentro de casa. Enquanto os outros podem se contaminar. Ou contaminar população. Não tem ordem nesse pais fudido. Primeiro sem moral começa do presidente.

    ResponderExcluir
  4. Fica aqui meu sentimento de revolta, enquantos uma minoria fringi as regras todos podemos pagar caro. Mas fazer o que se o primeiro sem moral e o prisidente. E segundo e o prefeito de muitas cidades, que no impoe ordens prefeito macho mesmo e de maraja do sena. Lindomar ta de parabens. Ja esse aqui de lago da pedra e outras cidades. No prestam pra nada. Queria q secretarip de seguranca do estado o sr governado aumentase ha lei e multase pesado esse comerciante filho da puta q so pensam neles. E nao nos outros. Muitas lugares no mundo tao pagando alto preço por fringir normas e regras. Fica aqui meu apelo como cidadão e pai de familia. Previna se agora pra nao chorarem depois

    ResponderExcluir
  5. Parabéns aos grandes heróis de lago da pedra em especial meu amigo Daniel beo e Osvaldo

    ResponderExcluir
  6. É nítido e notorio o quanto a instituição guarda municipal tem se profissionalizado, numa atuação eficaz e de forma humanizada, tem ganhado a confiança das pessoas no compromisso com a segurança pública.

    ResponderExcluir
  7. Muito justo está homenagem e reconhecimento, pois diuturnamente estes profissionais estão na rua em defesa da sociedade, e nessa pandemia, com o custo da própria vida, tem sido um referencial na organização dos locais de grande público.

    ResponderExcluir
  8. De fato, a guarda assumiu esse papel e tem se destacado no cenário municipal, a PM não conseguiu organizar os aglomerados, a guarda vai lá e consegue organizar as coisas, pq vemos a dedicação com que eles fazem, com paciência e cuidado.

    ResponderExcluir
  9. A PM ninguém nem vê nessa situação do coronavirus, já a guarda está bastante atuante, merecida homenagem.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns ao prefeito Laércio que investiu na guarda com qualificações, que está fazendo uma instituição forte e permanente

    ResponderExcluir
  11. Aí de lago da pedra sem esses profissionais, pq o que eles fazem as outras instituições de segurança tão nem aí

    ResponderExcluir
  12. Trabalhar com pessoas e as fiscalizando não é fácil, ninguém gosta de ser cobrado, mas os guardas tem trabalhado com paciência e tem ganhado a minha confiança

    ResponderExcluir
  13. Os guardas sempre chegam primeiro nos chamados, quando se liga pra PM eles demoram demais

    ResponderExcluir
  14. O prefeito deveria investir mais e aumentar o efetivo para que a atuação da guarda fosse mais abrangente, eles tem ganhado o cenário da segurança pública como rwfererefe no Estado.

    ResponderExcluir
  15. A melhor guarda do Maranhão

    ResponderExcluir
  16. O tratamento deles é muito bom merecem

    ResponderExcluir
  17. O avanço tem sido grande desde a criação da guarda, lembro o quanto era desorganizado

    ResponderExcluir
  18. O avanço tem sido grande desde a criação da guarda, lembro o quanto era desorganizado, no começo não acreditei, mas agora sim vejo que são importantes

    ResponderExcluir
  19. A melhor guarda do Maranhão

    ResponderExcluir