Compartilhe essa Notícia:


Fonte: Site BHAZ

Em tempos de pandemia, um forte barulho vindo do céu, sem origem aparente, acaba parecendo um sinal do apocalipse. Essa foi a sensação compartilhada por várias pessoas nas redes sociais. Em diferentes localidades, internautas contam ter ouvido o bizarro som durante a noite dessa quinta-feira (2). O BHAZ conversou com especialistas que deram explicações possíveis (e científicas) para o som relatado ao redor do mundo.


Turbina de avião, caminhão, trem, zumbido, motor. Muitas possibilidades surgiram a partir das descrições do barulho nas redes sociais. “Era quase umas 3 da manhã, um barulho bem forte tipo turbina de avião, achei que era algum caminhão aqui perto mas uma galera no Instagram está falando que escutou”, escreveu uma usuária do Twitter.


Muitos se impressionaram ao descobrir que não foram os únicos a ouvir o som e uma sensação de medo se espalhou, à medida que mais pessoas pareciam ter presenciado o fenômeno. “Primeiro as queimadas, segundo ameaça de guerra, terceiro uma pandemia, nem acabou o terceiro e já vindo esse negócio de barulho no céu, vai com calma roteirista, aqui é vida real, não dá pra regravar de novo não”, ironizou um usuário do Twitter.

minha irmã acabou de acordar chorando e falou "sonhei com um barulho no céu mto alto, tô com medo fefe"
dps q ela se acalmou ouviu o barulho e começou a chorar MTO e falou "é esse barulho"
ELA TEM 5 ANOS !!!!!!!!!!
108 pessoas estão falando sobre isso
Eu tava achando vocês loucos de ouvirem barulho no céu GENTE EU TO OUVINDO AGORA CARALHO QUE LOUCO
Veja outros Tweets de LUCAS

Relatos internacionais

As teorias conspiratórias começaram a surgir quando internautas descobriram que o som havia sido escutado em vários lugares do Brasil. Mas quando registros do barulho foram chegando de outros países, a tensão e a curiosidade aumentaram. Internautas da Inglaterra, Estados Unidos e Alemanha relataram o som.


E na Inglaterra tambemmmmmmmm teve barulho no ceu 😰😰😰😰
Ver imagem no Twitter

33 pessoas estão falando sobre isso


Mas o que pode ter acontecido, afinal?

Apesar do sentimento estranho que muita gente teve com o barulho, o fenômeno tem uma explicação científica. Segundo a professora Bruna Ignaczuk, o som pode estar ligado à movimentação de gases na atmosfera. “O som ocorre quando gases entram em contato com mudança de pressão atmosférica. Como acontece quando o ar sai de uma bexiga cheia ou de uma panela de pressão”, explica. Segundo ela, esse escape pode estar acontecendo por meio de buracos na camada de ozônio do planeta.

A professora é pós-graduada em física e afirma que a produção do barulho é natural, apesar de ser um fenômeno raro. “O primeiro registro desse som audível foi em 2012, na Rússia. Muitos barulhos que o planeta faz estão fora do nosso alcance de audição. Mas quando esses sons são traduzidos para nossa faixa de som, pode ser bem assustador”, comenta.

O fato do barulho ter acontecido durante um período de quarentena internacional pode também não ser somente uma coincidência. “Pode ser que com menos funcionamento da indústria, uma quantidade menor de poluição na atmosfera influenciou a movimentação dos gases”, afirma.

Outras teorias

A explicação da movimentação de gases parece ser a mais plausível, e o fenômeno, chamado skyquake, vem sendo estudado pela Nasa desde o seu primeiro registro. Outras explicações possíveis envolvem a movimentação de energia cósmica no espaço e interações com o campo magnético ao redor da Terra.

No entanto, isso não impediu algumas pessoas de sugerirem outras teorias, menos científicas. Uma das mais comentadas nas redes sociais é a chegada de extraterrestres ao planeta.

AÍ GENTE VI UM TREM FALANDO DE UM BARULHO NO CÉU JÁ TO ACHANDO Q VAI COMEÇAR A APARECER ET NA TERRA SÓ OQ ME FALTAVA MESMO CERTEZA Q É MEU KARMA
— mf (@mfpace) April 3, 2020

Outra das hipóteses levantadas foi a de uma chuva de meteoros. No entanto, meteorologistas procurados pelo BHAZ explicam que para que o som fosse ouvido em tantos lugares distantes e com tanta intensidade, o meteoro teria que ser muito grande. Um astro dessa magnitude seria amplamente notado pelos centros de estudos de astronomia, o que não foi o caso.

eu preciso parar de acreditar em teorias de conspiração pq todo mundo falando do barulho no céu eu fui pesquisar e pa: apocalipse ou nave de et dos dois um

Veja outros Tweets de a própria ensaio-e-erro


Outra sugestão foi a de que o barulho se trataria na verdade de uma das trombetas do Apocalipse. No livro de Apocalipse, do Novo Testamento, está escrito que sete trombetas tocariam antes do início dos eventos apocalípticos. “Dois dias já da trombeta do apocalipse tocando, mais cinco dias o mundo acaba”, comentou um usuário do Twitter.


Guilherme Gurgel

GUILHERME GURGEL

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Escreve com foco nas editorias de Cidades e Variedades no BHAZ.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

5 Comentários

  1. É interessante que pra ciência tudo tem uma explicação científica,nada pra eles tem haver com sinais do fim e nem com o cumprimento das escrituras sagradas.Quero só ver quando Cristo voltar e a igreja tiver subindo e eles ficando fazendo o relatório dizendo pro povo:calma,eu tenho uma explicação científica pra isso...Não é o fim não!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Duvido que vc não esteja interessado que a ciência que tanto crítica desenvolva uma vacina pra tira o mundo dessa situação, para de inpocresia que ciência e fé andam de mãos dadas nesse momento tão difícil da humanidade!

      Excluir
    2. Igrejas não sauvão seu imbersiu a saivasão vem de Jesus só depende de vc mesmo pra se sauva não depende de religião ou crenças vc acha que axiste quantos Deus no céu????

      Excluir
  2. O fim ainda não mas os princípios das dores. Seja q deus quiser. O povo tem muito pecado, e culpa nas costa. E esse tá possuído de tudo quando e ruim. Nimguem respeita, páscoa, nem amor há Deus e ao próximo
    Homem casando homem
    Mulher com mulher
    Adoradores de escultura
    Falsos profetas. Deus tenha piedade de todos nós.

    ResponderExcluir

Informe da ALEMA