Compartilhe essa Notícia:

A ação tem por finalidade a aquisição emergencial de materiais necessários para enfrentar a pandemia de Covid-19 em Santo Antônio dos Lopes

Imagem ilustrativa

Na tarde desta terça-feira (28), o Blog do Carlinhos recebeu uma nota de esclarecimento da Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes sobre aquisição de equipamentos e materiais necessários para o funcionamento das Unidades de Semi-Intensivo, bem como a aquisição de equipamentos para abastecer os leitos que estão em processo final de construção no município.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Prefeitura de Santo Antônio dos Lopes/MA, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos sobre a construção de leitos para atender os pacientes infectados pelo covid19:

Desde a declaração do Estado de Calamidade Pública pelo Estado do Maranhão em 19 de março de 2020, o município deu início aos trabalhos junto a sua equipe, no que tange a preparação dos profissionais de saúde, bem como no abastecimento do hospital local Dr. Zerbine e as Unidades de Saúde Básica (UBS), de equipamentos e insumos hospitalares para combater a pandemia do corona vírus iminente à nossa cidade.
Deste modo, em virtude da rápida ação do município, obtivemos êxito em quase todos os processos licitatórios para as contratações de emergências, conforme documentos comprobatórios.

Informamos que umas das contratações PRIORIZADA, foi para a aquisição dos equipamentos e matérias necessários para o funcionamento das Unidades de Semi Intensivo que estão sendo construídas de acordo com as condições estabelecidas no Projeto Básico. Não obstante, cumpre informar que até o momento, não obtivemos resultados positivos para os itens ventiladores pulmonares, monitor multiparâmetro, bomba de infusão e desfibrilador, considerados de suma importância para os leitos hospitalares. 
Todavia, apesar das inúmeras tentativas de contratação por meios mais céleres, (amparados legalmente), não conseguimos adquirir os referidos equipamentos, pois todos os fornecedores encontram-se com seus estoques esgotados desde que iniciou os rumores da pandemia. Este fato é ratificado pelo próprio Estado do Maranhão que teve que efetuar uma operação de guerra para importar os produtos da China, pois os poucos que chegavam ao Brasil, estavam sendo desviados para outros Estados ou interceptados por outros países.

Portanto, como última saída, o município está realizando um chamamento público publicado em todos os sítios oficiais, para convocar todo e qualquer fornecedor de ventiladores pulmonares, monitor multiparâmetro, bomba de infusão e desfibrilador, para que se tiverem estoque disponível, enviem suas propostas de preços e documentação legal até o prazo de 29/04/2020 as 12:00 (doze horas), para que seja feito o mais rápido possível a aquisição dos equipamentos para abastecer os leitos que estão em processo final de construção.

Assim, diante dos fatos expostos, faço um apelo à população santo-antoniense que nos ajudem na divulgação e compartilhamento do aviso de chamamento público em todas as redes sociais e sítios eletrônicos para que alcance o máximo de fornecedores/distribuidores em todo Brasil, a fim de ajudar a realizar o processo de contratação que será de sua importância para todos. O aviso está disponível na íntegra no site www.stoantoniodoslopes.ma.gov.br.

Ademais, destaca-se que mesmo antes da confirmação dos casos na cidade, a Prefeitura e equipe da Secretaria Municipal de Saúde já havia adotado todas as providências constantes nos protocolos referenciados pelas autoridades de saúde, promovendo o isolamento social das pessoas por meio de decretos e fiscalização policial, visando inibir eventual transmissão e propagação do vírus.

Por fim, reafirmamos o compromisso do Município de Santo Antônio dos Lopes/MA de continuar adotando todas as medidas sugeridas pelas autoridades de saúde para vencer esta luta contra a Pandemia provocada pelo CORONAVÍRUS.

Santo Antônio dos Lopes (MA), 28 de abril de 2020.


Maria Lima da Silva Neres
Secretária de Saúde e Saneamento
Portaria nº 594/2020- GPSAL
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Parece que esse blogueiro é pago para não falar de Esperantinópolis se o assunto é contra o prefeito.

    ResponderExcluir