Compartilhe essa Notícia:


Durante Sessão Virtual da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira, o deputado federal Hildo Rocha comentou sobre a assombrosa quantidade de infectados e de mortes provocadas pelo Covid-19, no Maranhão. De acordo com o parlamentar, o Governador Flávio Dino não conseguiu fazer o planejamento adequado para combater a pandemia.

“Não houve planejamento para enfrentar a pandemia. Digo isso porque estamos vendo que os números do Maranhão são muito diferentes de outros Estados da Federação Brasileira. As mortes e doenças, por causa do covid-19, no Estado do Maranhão, estão acima da média nacional. As pessoas estão sendo abandonadas à própria sorte nas unidades de saúde, isso é inaceitável. Recebo histórias de algum tipo de descaso todos os dias, fico impressionado e preocupado com tudo isso e não posso me calar diante de toda essa matança”, destacou o parlamentar.

Dino não preparou os profissionais da saúde

De acordo com Hildo Rocha a capacitação dos profissionais da saúde que seria competência do governo do estado não foi feita. O parlamentar lembrou que o governo tem um verdadeiro exército da saúde que está sempre à disposição das autoridades para ajudar a combater doenças, mas o governador não quis sequer preparar esses profissionais, que são os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias.

“Todo o sofrimento que nós estamos vivendo no Maranhão é por falta de planejamento do governo do estado. A falta de planejamento é visível. O Governador Flávio Dino não fez planejamento para enfrentar essa pandemia. Ele não promoveu sequer uma capacitação para quem está no dia a dia da população tratando de saúde pública, em todos os bairros, que são os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate a endemias. Esse é um verdadeiro exército que bem preparado, bem equipado e motivado pode ajudar no enfrentamento dessa ou de qualquer outra pandemia. Os profissionais da enfermagem também são tratados com desprezo pelo governador Flávio Dino, com salários irrisórios e sem condições de trabalho. Faltam até mesmo EPI’s”, argumentou o parlamentar.

Ação mesquinha

Rocha disse que além de não ter cumprido com as promessas de campanha, de não ter dado a mínima atenção para os agentes de saúde, Flávio Dino negou a capacitação e o fornecimento de equipamentos de proteção para esses valorosos profissionais da saúde pública. O deputado falou ainda que é melhor e menos dolorido fazer a prevenção da doença ou, no infortúnio dessa, fazer o tratamento clínico adequado de forma imediata do que o tratamento hospitalar em função do agravamento da Covid-19.

“Flávio Dino age de forma mesquinha, não promoveu a capacitação dos profissionais da saúde para não gastar, paga salários baixos para os profissionais da saúde com o objetivo de economizar dinheiro para poder gastar com o marketing da sua campanha a presidente da república. Com isso acaba deixando as pessoas morrerem e quando morrem ele bota culpa no presidente Jair Bolsonaro. Mas eu debito a Flávio Dino essa matança que está ocorrendo no Maranhão em decorrência da precariedade da rede pública de saúde estadual promovida pelo governo dele”, sentenciou Hildo Rocha.

Flávio Dino sucateou as UPAs e hospitais

O deputado Hildo Rocha lembrou ainda que o governador Flávio Dino fechou dezenas de hospitais no Maranhão inteiro, unidades de saúde que foram construídos em outros governos e sucateou as UPAS, e diversas unidades de saúde em todo o Estado.

“Se estão acontecendo muitas mortes no Maranhão, não é a Jair Bolsonaro que nós temos que culpar, a culpa é do Governador Flávio Dino, porque foi ele que deixou as Upas e hospitais serem sucateadas, foi o Flávio Dino que fechou os hospitais e precarizou os serviços de saúde no Maranhão inteiro. É Flávio Dino que não paga aos municípios a contrapartida do Estado para os programas de saúde do Sus. Até remédios básicos ele se nega a fornecer à população pobre, algo que nenhum governador do Maranhão jamais fez”, argumentou Hildo Rocha.

Decisão catastrófica

Rocha aproveitou, durante seu pronunciamento, para também, criticar a decisão de um juiz estadual que com o apoio do Governador Flávio, decretou o famoso lockdown. O parlamentar enfatizou que as consequências dessa decisão serão catastróficas.

“A decisão precipitada do juiz não deveria ter acontecido e a forma do anúncio da sua decisão ainda foi pior, foi uma tragédia, o ato dele. A decisão motivou uma multidão de pessoas a correrem para os mercados, supermercados, farmácias e comércios em geral, ao mesmo tempo. As filmagens mostram que em estabelecimentos comerciais que cabiam apenas trinta pessoas tinham pelo menos quinhentas. A Aglomeração de pessoas foi enorme, foi um ato insano, terrível. Com isso, sem dúvida nenhuma, vai aumentar a quantidade de pessoas infectadas com o novo coronavírus e consequentemente vai provocar a morte de pessoas. Eu vi nos vídeos vários idosos nessas aglomerações fazendo compras para proteger as suas famílias da fome. O culpado é Jair Bolsonaro? O governador Flávio Dino tem que amadurecer, crescer e assumir os seus erros”, concluiu Hildo Rocha.
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

6 Comentários

  1. Quanta baboseira arrota esse deputado. O presidente fala as besteiras e o culpado é o governador.

    ResponderExcluir
  2. Esse governador comunista fechou o hospital daqui de Lago dos Rodrigues e outros mais no Maranhão.

    ResponderExcluir
  3. 6 anos sucateando a saúde maranhense, desvalorizando todas as classes de profissionais de saúde. O número poderia ser bem menor, se o comunista tratasse com o mínimo zelo a saúde maranhense!

    ResponderExcluir
  4. Esquerdistas quebraram o país, mas se defendem atacando Bolsonaro, que com honestidade vem tentando ajeitar!

    ResponderExcluir
  5. Finalmente alguém com bom senso e responsabilidade. Deputado procure saber onde o ComunaDino ta enfiando o dinheiro que Bolsonaro enviou pra combater a covid19.

    ResponderExcluir
  6. Finalmente alguém com bom senso e responsabilidade. Deputado procure saber onde o ComunaDino ta enfiando o dinheiro que Bolsonaro enviou pra combater a covid19.
    Esse governador larápio junto dos seus baboes de plantão quebraram a saúde e a economia do Maranhão. E ainda tem a cara de pau d'arco de acusar o presidebte pela incompetencia dele e dos seus paus mandado.

    ResponderExcluir