Compartilhe essa Notícia:



O G1 Maranhão divulgou, na sexta-feira (25), um levantamento que mostra que o estado tem quatro cidades que possuem mais eleitores do que o número atual de habitantes. O estudo se baseia em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

493 municípios brasileiros se encontram atualmente nesta situação. No Maranhão as cidades que apresentam a discrepância são: Porto Rico do Maranhão, Junco do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra e Afonso Cunha, todos com menos de 10 mil habitantes.


"O TSE tem os dados censitários dos adultos e o IBGE tem uma estimativa. Por que isso pode dar diferença? Porque nós temos um processo migratório muito intenso ainda", afirma Emerson Cervi, professor de Ciência Política da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O cientista político ressalta que há uma mudança de população da região Sul para o Norte, além das migrações que ocorrem dentro de cada região. E essas alterações mais recentes não são captadas pelo IBGE. "O último Censo é de 10 anos atrás. Então é uma aproximação.", Destaca.

Com informações G1 Maranhão

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

1 Comentários

  1. Essa matéria estar errada são cinco falou Lago do Junco . E essa estratégia que tornou o atual prefeito em dois mandatos . Duvido vc publicar esse comentário kkkkk

    ResponderExcluir