Compartilhe essa Notícia:

Dados sobre o perfil do eleitorado maranhense e de candidatos eleitos apresenta disparidade no estado.

Mulher vota nas eleições de domingo (15) em São Bernardo do Campo (SP). — Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Um panorama das estatísticas sobre eleitores e postulantes nas eleições 2020 no Maranhão mostra que o perfil do eleitorado e dos candidatos eleitos possui uma grande disparidade em relação a gênero e raça. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo o IBGE, no Maranhão, 50,4% do eleitorado é composto por mulheres, e os outros 49,6% são homens. De acordo com o TSE, apenas 21,6% dos prefeitos eleitos no primeiro turno das eleições no estado deste ano são mulheres. Isso significa que, a cada 10 prefeitos eleitos, apenas dois foram do sexo feminino.

Quando comparada a cor da população maranhense com a cor dos prefeitos eleitos no Estado, verifica-se uma disparidade: 76,5% dos eleitores do Maranhão são pretos ou pardos, mas o percentual de prefeitos declarados pretos/pardos ficou abaixo: 57,6%.

O eleitorado branco maranhense é de 21,9%, enquanto o percentual de prefeitos brancos eleitos é de 41,9%. Em todo o país, pouco mais de 32% dos prefeitos eleitos em primeiro turno nas eleições 2020 são negros, categoria que engloba pretos e pardos.

É uma proporção ainda distante dos 56% que esse grupo representa na população brasileira, mas é um avanço: nas eleições municipais de 2016, os prefeitos negros somaram 29,2%.

Fonte  - G1 Maranhão

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários