Compartilhe essa Notícia:


O deputado federal Josimar de Maranhãozinho está sendo alvo da Polícia Federal que deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), a Operação Descalabro, que tem como objetivo apurar suposto esquema criminoso no Maranhão voltado ao desvio de recursos públicos, da área da saúde, por meio do direcionamento de licitações.

Segundo informações da PF, o deputado Josimar teria desviado dinheiro de suas emendas parlamentares à área da saúde, de abril a dezembro de 2020. Estima-se que a fraude pode ter gerado prejuízo de R$ 15 milhões aos cofres públicos.

Os Fundos Municipais de Saúde, ao receberam os recursos, firmaram contratos fictícios com empresas “de fachada”, pertencentes ao Deputado, que estão em nome de interpostas pessoas, desviando, assim, o dinheiro público. Posteriormente essas empresas efetuaram saques em espécie e o dinheiro era entregue ao Deputado, no seu escritório regional parlamentar em São Luís.

Em uma investigação iniciada pela Polícia Federal, quatro meses atrás, conseguiu-se não apenas constatar os desvios, como também acompanhar os saques e realizar o registro de áudio e vídeo da distribuição dos valores no escritório regional do parlamentar.

A investigação corre em sigilo perante o Supremo Tribunal Federal.

O Ministro Ricardo Lewandowski autorizou o cumprimento de 27 de mandados de busca e apreensão na cidade de São Luís e no interior do Maranhão, determinando o bloqueio de mais de R$ 6 milhões em patrimônio do parlamentar federal, entre outras medidas diversas da prisão.

O trabalho conta com a participação de 98 policiais federais. As penas se somadas podem chegar a 34 anos.

O nome da operação foi dado em razão do prejuízo pesado causado aos cofres públicos em plena época de pandemia.

- Com informações de Diego Emir

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

7 Comentários

  1. Com certeza o vice-presidente do partido tá envolvido também, eles estavam era rasgando dinheiro em trizidela pra tentar eleger -se a prefeito.

    ResponderExcluir
  2. E ainda quer ser governo do Estado, roubando as emendas parlamentares, imagina o k ele vai fazer sendo governo do estado,vai terminar de acabar com o Maranhão

    ResponderExcluir
  3. nenhum vai preso duvido desses polioticos

    ResponderExcluir
  4. É, só bastou o homem mostrar que vem com tudo para ser o novo governador do Maranhão que já vão lhes dando uma rasteira...Pode esperar, pois o fim do moral da BR estar bem próximo!

    ResponderExcluir
  5. bando de ladroes nojentos

    ResponderExcluir
  6. Ladrão miserável! Pode investigar Flávio Dino que vão encontrar muito mais dessa corja de saqueadores

    ResponderExcluir