Compartilhe essa Notícia:

Ontem (27) Pedreiras completou 101 anos de existência e o Blog do colega Carlos Barroso, sediado em Esperantinópolis, fez um texto muito interessante relacionado a esta data especial. Leia abaixo: 

_____

"O nome de Pedreiras deriva do grande bloco de pedras existente na margem esquerda do Rio Mearim, distante da cidade aproximadamente três quilômetros. Nesse bloco, que agora terá seu potencial turístico explorado, a prefeita Vanessa Maia (SD) inaugurou no último sábado (24) o Parque Ambiental Pedra Grande.

A cidade-polo da Região do Médio Mearim, que possui uma área de 534,514 km² e uma população de 39.191 habitantes (IBGE, 2020) é o centro regional de abastecimento de 16 cidades na região e concentra grandes empresas e órgãos regionais como Detran, Justiça Estadual e do Trabalho, Ministério Público, Defensoria pública, Caema, Funasa, OAB (Subseção de Pedreiras) e Secretaria da fazenda estadual e outros. Pedreiras também foi berço de personalidades expressivas da política e cultura como João do Vale, Jackson Lago, Samuel Barreto e outros.

Passados 115 dias da atual gestão municipal, dentre os recursos recebidos da União em 2021, Pedreiras já angariou R$ 24,6 milhões em Transferências Constitucionais (Distribuição de recursos provenientes da arrecadação de tributos federais ou estaduais), sendo R$ 2,7 milhões só de Royalties da ANP (Agência Nacional do Petróleo). Mesmo sabendo que trata-se de um polo regional, será que a população consegue perceber a aplicação desses recursos?

Atualmente, em meio à pandemia do coronavírus, Pedreiras conta com um hospital de campanha do Estado e totaliza 79 óbitos (1 a cada 500 habitantes, um pouco abaixo da média nacional) e 3089 casos confirmados da Covid-19 (8% da população). Pedreiras recebeu até o 10.111 mil doses e já aplicou mais de 7635 (76%) das doses recebidas. Diante de uma situação sanitária imprevisível, no último dia 10, a população de Pedreiras recebeu o novo local do Centro Municipal de Atendimento a Covid-19. O novo Centro conta com triagem, testagem, atendimento médico, posto de enfermagem e coleta de testes.

Como se não bastasse a pandemia, Pedreiras está passando por um cenário incerto, após o o Ministério Público Eleitoral emitir no dia 07 deste mês um parecer para indeferir o registro da candidatura de Vanessa Maia ao cargo de prefeita de Pedreiras e convocar novas eleições. Além disso, Pedreiras se divide numa acalorada contenda entre dois pré-candidatos à Assembleia Legislativa do Estado. De um lado, o atual deputado estadual pedreirense Vinicius Louro (PR) e do outro, o ex-prefeito de Trizidela do Vale e atual primeiro cavalheiro de Pedreiras. Vale ressaltar que o deputado já foi o vice do ex-prefeito em seu primeiro mandato (2013-2016) em Trizidela. E, ainda que tivessem sido aliados de primeira hora, na última eleição municipal trizidelense, Vinicius disputou a prefeitura contra o candidato lançado por Fred.

Diante dessa paisagem nos seus 101 anos, o Blog Carlos Barroso parabeniza a princesa do Mearim e deseja que Pedreiras supere essas adversidades e volte a ser o local de união e cultura que conhecemos.

Vídeo:

"

Fonte: Carlos Barroso
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

2 Comentários

  1. Esse blogueiro Carlos Barroso e pago pelo louros pra fazer reportagem. Kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Não caiu DINDIM não tem reportagem CARLIM. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir