Compartilhe essa Notícia:

Campanha começa nesta segunda-feira (12) e segue até 9 de julho. Objetivo é vacinar mais de 2,3 milhões de pessoas no Maranhão.

Vacinação contra a gripe no Maranhão: calendário, locais de vacinação e grupos prioritários — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe (Influenza) começa nesta segunda-feira (12) e segue até 9 de julho em todo o Maranhão. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o objetivo é vacinar 2.393.971 pessoas que fazem parte do público-alvo.

A previsão é que o Maranhão receba aproximadamente 2,4 milhões de doses. Neste ano, o Ministério da Saúde dividiu a campanha em três etapas e estipulou como meta vacinar até 90% das pessoas de cada grupo prioritário.

Segundo o ministério, a vacinação contra a gripe é importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis, prevenindo o surgimento de compilações ocasionadas pela doença, óbitos e internações.

Veja, abaixo, perguntas e repostas sobre a campanha de vacinação.

Etapas e público-alvo

12 de abril a 10 de maio (1ª etapa): crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.

11 de maio a 8 de junho (2ª etapa): idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas pública e privadas;

9 de junho a 9 de julho (3ª etapa): pessoas portadoras de comorbidades, deficientes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiro urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Onde devo me vacinar?

As doses estão sendo oferecidas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) localizadas nos municípios maranhenses.

Posso tomar vacina contra a Covid-19 e da gripe ao mesmo tempo?

Não. Apesar da vacinação contra a gripe acontecer ao mesmo tempo da imunização contra a Covid-19, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas vacinas simultaneamente.

A recomendação é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo de 14 dias entre elas.

Fonte - G1 Maranhão

⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários

Informe da ALEMA