Compartilhe essa Notícia:

 Levantamento do Instituto Paraná mostra empate técnico entre o presidente e o petista na eleição de 2022

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) lidera a corrida presidencial para 2002 em quase todos os cenários, exceto contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – em que há empate técnico, segundo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado nesta sexta-feira (7/5).

Foram avaliados cinco cenários com a presença de ambos. Em disputa direta com o petista em provável segundo turno, Bolsonaro tem 42,5% das intenções de voto, ante 39,8% de Lula.

Há, ainda, 13,5% de potenciais votos brancos ou nulos e 4,2% de indecisos.

A vantagem do capitão reformado é de 2,7 pontos percentuais, portanto, dentro da margem de erro, o que caracteriza empate técnico.

De acordo com o instituto, a margem de erro varia em cada uma das cinco regiões do país: 3,5 pontos percentuais no Sudeste, 4,5 no Nordeste, 5,5 no Norte e Centro-Oeste e 6 no Sul do país. A média é de 5.

Em cenário ampliado, com a participação do ex-ministro da Justiça Sergio Moro, do apresentador Luciano Huck e Ciro Gomes, as manifestações se dissipam.

Bolsonaro está na ponta, mas com 32,7%, enquanto Lula soma 29,3% Ciro, o terceiro colocado, aparece com 6,2%. Sem filiações partidárias ainda, Huck e Moro empatam em 5,8%.

Atrás deles, está João Doria, escolhido por 3,6% dos entrevistados. João Amoêdo, que representou o Novo no pleito de 2018, tem 2,6%. Luiz Henrique Mandetta (DEM), ex-ministro da Saúde e ex-deputado federal, soma 1,4%.

O papel de Sergio Moro pode ser primordial para os rumos da disputa. Em cenário sem a presença dele, as intenções de voto de Bolsonaro saltam para 34,1%, contra os 29,6% angariados por Lula. A terceira posição continua com o pedetista Ciro, dessa vez com 6,5%. Ele é seguido por Huck (6,3%), Doria (4,6%), Amoêdo (2,9%) e Mandetta (2,4%). 

A conjuntura eleitoral sofre alterações quando o nome de João Doria é substituído por Tasso Jereissati, que representa o Ceará no Senado Federal pelo PSDB. Bolsonaro aparece com 34,5%, contra 30,2% de Lula.

Huck, contudo, toma a terceira posição de Ciro e tem 7,9%, ante 6,8% do filiado ao PDT. Amoêdo aparece com 3,5%, enquanto as intenções de voto em Tasso equivalem a 1,8%. Nesse cenário, o nome de Mandetta foi substituído pelo de Rodrigo Pacheco (DEM-MG), presidente do Senado. Ele angariou 0,7%. 

Os tucanos pontuam melhor quando Tasso Jereissati é trocado pelo governador gaúcho Eduardo Leite. Apesar disso, o PSDB continua na penúltima posição, com 3,2%, à frente do 0,5% obtido por Pacheco.

Se o escolhido for o governador gaúcho, o Paraná Pesquisas mantém a liderança de Bolsonaro, mas com 34,1%. Lula, por seu turno, tem 30%. Atrás, estão Huck (7,9%), Ciro (6,9%) e Amoêdo (3,4%).

O levantamento contempla, ainda, disputas diretas. Em uma delas, Bolsonaro vence Ciro por 43,4% a 35,3%. A margem aumenta quando o confronto do presidente é contra João Doria: 42,6% a 31,3%. 

O governador paulista também é derrotado se enfrentar apenas Lula: 41,5% a 23,9%. O petista vence Ciro, seu ex-ministro, mas por 38,6% a 28,1%.

No que tange ao percentual de eleitores convictos, a liderança é de Jair Bolsonaro: 26,7% garantem votar nele. Lula, o segundo, tem 22,3%. Sobre Ciro Gomes, apenas 3,6% asseguram escolhê-lo com certeza. Doria tem 1,5% de votos “garantidos”.

Enquanto a corrida eleitoral não desponta no horizonte, Jair Bolsonaro precisa lidar com o alto índice de desaprovação de sua gestão: 52,1% desaprovam o governo, enquanto 43,8% aprovam.

A administração bolsonarista é tida como péssima por 34,5% dos brasileiros. Avaliações regulares são 23,5%; boas, 18,1%. Para 14%, o governo é bom. Há, ainda, quem classifique a administração como ruim (8,6%). pesquisa.

Fonte: Estado de Minas
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

18 Comentários

  1. Paraná pesquisa é do bozo... Lula 2022

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tem um instituto que da vitória ao ladrão de 9 dedos. É o instituto Lula kikikikikiki.

      Excluir
  2. E lula 2022. E 13131313.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o presidente da República decretar o artigo 142 da constituição. O primeiro a ser preso será o ladrão de barba. Aí sim ele será presidente...da papuda.

      Excluir
  3. Não tem pra ninguém. nenhum candidato ganhará do capitão, nem mesmo o luladrão 😂😂. Mito 2022.
    DEUS ACIMA DE TODOS!

    ResponderExcluir
  4. Cidadão fica associando o santo nome de Deus que não deve ser pronunciado em vão a essa lógica política brasileira de interesse próprio e iluminista. Lava essa mente alienada que Deus não está nesse antro de interesse particular, vai ler a Bíblia e sai de interpretações e associações maldosas. Vai conhecer a real essência de Deus que não está no poder econômico e prestígio. Deus é amor, vida e paz.

    Não acredito que esse tipo de pessoa acredita nessas palavras soltas associadas a Deus por falta de conhecimento, mas por puro interesse e simples lógica humana de viver do pensamento de Darwin, em que o mais forte sobrevive.

    Vejo tanta gente enganada achando que o reino dos céus é feito de imagens e palavras soltas . Deus conhece o íntimo e o coração de cada um.

    Perdoa senhor nossas falhas e intensos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rapaz essa turma da esquerda nunca se importaram quando alguém mencionavam o nome de Deus na política do ladrão de 9 dedos, mas agora estão querendo dar uma de santo. Cara vai caçar uma lavagem de roupa.

      Excluir
  5. Lula lula lula lula vamos lula

    ResponderExcluir
  6. LULA NA CADEIA EM20022

    ResponderExcluir
  7. Esse verme do Bolsonaro não ganha mais.
    Os únicos que ainda votam são os que restou que tem titica de galinha na cabeça.
    Ciro presidente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ciro não tem nem grupo, está perdendo aliados pro Luladrão. Perdeu o weverton rocha e outros aliados do pdt no Maranhão. Portanto não vai a lugar nenhum.
      Bolsonaro 2022.
      DEUS ACIMA DE TUDO E DE TODOS.

      Excluir
  8. Lula lá...brilha uma estrela.
    Lula lá.

    ResponderExcluir
  9. Eu disse uma vez e vou repetir outra. Bolsonaro foi um projeto de Deus pra nação Brasileira. Assim como ele teve misericórdia do povo de Israel quando estavam sendo opromidos pelos egípcios, e clamaram por ajuda.l, Deus os ouviu e enviou um socorro através de seu servo Moisés. Os cristãos de verdade e trabalhadores do Brasil clamaram e Deus nos enviou Jair Messias Bolsonaro. Só que a ptzada não estão conformado. Mas Deus está conosco o Deus de Jacó é o nosso refúgio e Fortaleza.

    ResponderExcluir
  10. Disputa acirrada? Entre quem? Se o ladrão não conseguirá nem encostar em bolsonaro. Rapaz só pode ser piada do Carlinhos.

    ResponderExcluir
  11. Lula pra tira essa burguesia fedida

    ResponderExcluir
  12. Bolsonaro em 2022 será reeleito se Deus quiser.

    ResponderExcluir
  13. Tem jeito mesmo Bolsonaro2022 não 2002 kkkk

    ResponderExcluir