Compartilhe essa Notícia:

Por que um pedido de explicações sério, comprometido e efetivamente necessário para a sociedade, feito pela vereadora Katyane Leite, está gerando tanta “indignação” no meio político de Pedreiras? Por que as respostas estão tomando um rumo muito maior do que as indagações propriamente feitas por ela?

A impressão que se passa é que estão politizando a fala da parlamentar na Câmara Municipal, feita em sessão pública e de conhecimento de todos, distorcendo palavras e criando um discurso de ódio aos profissionais de saúde do Hospital de Campanha Dr. Kleber Carvalho Branco, algo visual e audível que não foi proferido.

Estão tentando a todo custo transformar a parlamentar em vilã para aqueles que trabalham na linha de frente contra a Covid-19, a postura que tentam pregar é o contraste, pois Katyane Leite tem sido bandeira de defesa destes profissionais desde o início da pandemia.

Como representante do povo de Pedreiras, em seu mandato legítimo outorgado, através do voto direto, a mesma esclareceu alguns pontos cruciais neste episódio. O blog do Carlinhos conversou com a vereadora sobre a polêmica. Veja os esclarecimentos:

"Carlinhos gostaria de esclarecer alguns pontos:

1 – Nunca me posicionei contra qualquer servidor da área de saúde, tenho muitos amigos que trabalham na área, reconheço a árdua tarefa de cada um e sua importância nestes tempos difíceis, desta doença da qual eu mesma fui acometida, assim como meu esposo, outras pessoas de minha família, amigos que adoeceram e outros que até nos deixaram, infelizmente;

2 – O que de fato eu fiz, em meu discurso, foi pedir explicações sobre o funcionamento do Hospital de Campanha, argumentando a preocupação de várias pessoas que me procuraram, em meio a tantas mortes e consequentemente as desinformações que as próprias circunstâncias causam;

3 – Solicitei respostas sobre os serviços ofertados, a qualificação dos profissionais, as estatísticas, nada mais. Sem ofensas aos profissionais, sem nada demais, foi tudo simples. E quando falei que há profissionais de saúde que não sabem aplicar uma injeção ou aferir pressão arterial, isso é fato, comprovado inclusive por colegas de profissão a mim repassados em informações confidenciais;

4 – A dor de quem perde um ente querido é tão grande e inimaginável, que foge ao controle e muitas vezes, surgem questionamentos. É normal, por parte de quem perdeu membros de seu convívio, então cabe-nos fazer esse contraponto, ou o que há a ser escondido?

5 – Mantenho meu pedido de explicação, vou prosseguir com minha luta, porque entendo ser pertinente e necessariamente cabível." 

Desde ontem nos grupos de Whatsapp e na cidade, não se fala em outra coisa, muitos comentários surgiram em defesa da parlamentar.

Segundo informações, alguns pacientes que estiveram internados no hospital estão sendo procurados para gravar vídeo, mas o que a população de fato espera são as respostas para as indagações da parlamentar na tribuna da Câmara na última sessão. Ela frisou que suas indagações são pré-requisitos mínimos para cadastramento e funcionamento no SUS de uma UTI, de acordo com a ANVISA e Ministério da Saúde.

Surgem então as seguintes dúvidas que devem ser averiguadas com cautela:

- Existe UTI em Pedreiras, ou são leitos de SEMI UTI?

- Existe o serviço de nefrologia implantado? (O vereador Gard, em sessão, informou que este serviço fora implantado no início do mês de maio de 2021) o hospital foi inaugurado há quase um ano.

-Quem são os médicos intensivistas que trabalham no hospital? Se não são intensivistas, tem pós-graduação nesta área?

-Quantos pacientes já foram intubados?

-Qual a estatística de sobrevivência dessas pacientes que vão para a intubação?

-Além do seletivo, há um teste de proficiência com estes profissionais? Pois trata-se de um hospital de alta complexidade.

"Não é momento de jogar esta responsabilidade em cima de alguns profissionais ou equipes com pouca experiência", Disse a parlamentar.

Até mesmo o enfermeiro Dácio Alves, conselheiro do Coren-MA, em postagem de vídeo nas redes sociais se manifestou sobre o episódio: "Eu não vi nada de errado na fala da Vereadora Katyane Leite, está certíssima! A impressão que passa é que estão querendo fazer politicagem em cima disso", disse. Veja a declaração completa aqui: https://www.instagram.com/tv/CO0n94cDDgg/?igshid=1h88eaq1s8r22


⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

15 Comentários

  1. A vereadora Katyane Leite está certíssima. Parabéns à ela. Também aproveito para parabenizar a vereadora Valdete, que também se posicionou de forma coerente. Aproveito e peço ao nosso deputado Vinícius Louro que veja essa situação.

    ResponderExcluir
  2. Sabe pq? Pq Katiane quer palanque... o passado político dela e quem andou anos e anos responde por ela !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Às vereadoras não precisam de "palanques", como os demais, têm o dever de mostrar serviço, afinal é com o dinheiro do povo que todos os vereadores são pagos. O "palanque", já foi usado na campanha, agora é fazer valer cada voto de confiança. Não votei na Katyane, votei na dra. Valdete e estou satisfeita com o fato dela reconhecer a necessidade de vistoria no hospital.

      Excluir
  3. Parabéns Katiane,faço de todas essas indagações a minha também, não sou da área médica,mais como cidadão faço esse questionamento também...

    ResponderExcluir
  4. Parabéns às vereadoras Katiane e Valdete. Essas têm o meu respeito.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns por seu posicionamento, vereadora. Não votei em você, mas você está se mostrando uma verdadeira representante do povo. Há anos não víamos uma atuação na câmara como a sua, digna de aplausos.

    ResponderExcluir
  6. A vereadora está certíssima e ganhou reforço quando a vereadora Valdete, que é enfermeira, concordou. Tem que ter comissão e o conselho de saúde e o deputado Vinícius Louro tem que se fazer presente.

    ResponderExcluir
  7. Muito bem vereadora vc está certíssima muitas famílias perdendo seus entes queridos um atrás do outro queremos saber de fato o q este hospital de campanha está nos oferecendo e que seja tudo esclarecido!!!! Avante vereadora Katyane Leite!!! Deus nos abençoe!!

    ResponderExcluir
  8. Uma "representante do povo" que onde chega humilha os profissionais. Basta fazer uma pesquisa entre profissionais que trabalham no hospital geral e em outros locais para saber como essa vereadora trta as pessoal. Ela se sente mais importante que qualquer um.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cuidado vereadora Katiane porque quem não tá com o SIMPLICIO e com o FRED são perseguidos. Tão falando que vc chega no hospital geral fazendo isso, mas não dizem que o FRED já chamou até médico de vagabundo. Como todos tem medo dele, é bem capaz de os funcionários por medo de perder o emprego digam que é verdade. Agora uma pergunta: Por que a vereadora Valdete, que é enfermeira e que é do lado do Fred, concordou com a colega vereadora Katiane? Alguém sabe responder? Tô na maior dúvida.

      Excluir
    2. Não tô entendendo porque estão distorcendo o questionamento da vereadora. Aproveito pra pedir a vereadora Katiane, que peça explicação também sobre a morte do senhor que se enforcou no hospital geral, já que nem a prefeita, o secretário de saúde, a diretora do hospital, nem o conselho de saúde trouxeram uma resposta à sociedade. A morte desse senhor, passou tipo em plácidas nuvens. Não teve direito por pelo menos uma NOTA DE PESAR.

      Excluir
  9. Parabéns 👏👏 pra vereadora tem q investigar mesmo por q o q dizem por aí é q cada óbito o município ganhar uma quantidade de dinheiro.e mas tem é os kg de técnico de enfermagem por aí q não sabe de nada infelizmente não podemos citar nomes mas é só o o tem q não sabe nem aplicar uma insulina imagina medir a pressão arterial.vamos investigar mesmo 👏👏👏👏katyane leite

    ResponderExcluir
  10. E desse tipo de vereadora que nossa cidade precisa por mais vereadores assim que não tem medo de defender seu povo de falar por aqueles q não tem voz parabéns por sua coragem queremos sim explicações saber o q se passa por essas paredes destes hospitais se a tanto rumores algo não está certo.

    ResponderExcluir
  11. Sabe Katyane, vc tem todo o direito e dever de lançar questionamentos sobre o andamento do hospital por ser vereadora e cidadã de maneira formal e cautelosa, mas vc não tem o direito de lançar dúvidas sobre a competência dos profissionais que trabalham dando seu máximo a frente do hospital; o que vc fez é irresponsável e só fica do seu lado quem não entende nada d respeito, dignidade e cuidado dentro da saúde! Difamar profissionais por conta de fofocas de cidade pequena, por favor haja como uma representante da lei e não como uma leviana como mostra ser! Espero que o coren tome atitude a seu respeito!

    ResponderExcluir