Compartilhe essa Notícia:

 Presidentes de oito partidos e associação de procuradores repudiam ataques de Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral e ao ministro Luís Roberto Barroso, que preside o TSE.

Os ataques do presidente da República, Jair Bolsonaro, a integrantes dos Poderes da República e ao sistema eleitoral brasileiro continuam a provocar reações. Um dia depois de o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o Tribunal Superior Eleitoral assegurarem o compromisso com a ordem democrática, oito legendas partidárias se manifestaram, em abaixo-assinado, o repúdio às declarações do presidente e em defesa da urna eletrônica.

Entre os parlamentares, enquanto o senador Renan Calheiros (MDB-AL) respondeu aos ataques presidenciais de forma contundente, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-Al), disse que o país deve concentrar esforços no combate à pandemia. Bolsonaro, por sua vez, continuou a desferir ataques a quem o desagrada.

“A democracia é uma das mais importantes conquistas do povo brasileiro, uma conquista inegociável. Nenhuma forma de ameaça à democracia pode ou deve ser tolerada. E não será”, manifestaram os presidentes de oito partidos da chamada terceira via. “Quem se colocar contra esse direito de livre escolha do cidadão (eleições) terá a nossa mais firme oposição”, acrescentaram. Assinam o documento os presidentes de partidos ACM Neto (DEM), Baleia Rossi (MDB), Bruno Araújo (PSDB), Eduardo Ribeiro (Novo), José Luís Penna (PV), Paulinho da Força (Solidariedade) e Roberto Freire (Cidadania) e Luciano Bivar (PSL). O PSL foi a última legenda a abrigar Jair Bolsonaro, que está à procura de partido.

Aliado do governo, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deu declarações dúbias. Primeiramente rechaçou qualquer tentativa de ruptura democrática. “Não terá o nosso apoio qualquer insurgência de quebra da regra institucional”, disse. “Nossas instituições são fortalezas que não se abalarão com declarações públicas e oportunismo. Enfrentamos o pior desafio da história com milhares de mortes, milhões de desempregados e muito trabalho a ser feito”, completou o deputado.

O presidente da Câmara descartou, mais uma vez, a possibilidade de impeachment, instrumento previsto na Constituição e que acumula uma centena de pedidos contra Bolsonaro. “Não temos condição de um impeachment para esse momento. O Brasil não deve se acostumar a desestabilizar a política em cada eleição. Não podemos fazer isso. Precisamos, talvez, alterar o sistema do Brasil para um parlamentarismo”, disse, em entrevista à CNN.

Lira defendeu a realização de eleições não somente como “a maneira democrática de escolher o nosso representante”, mas também “para que a população absorva que não podemos, o tempo todo, ter rupturas políticas, nem a nível de golpe, nem a nível de impeachment caindo toda hora sobre a cabeça dos brasileiros e dos candidatos, principalmente à presidência da República”.

Não apenas políticos se manifestaram sobre as declarações de Bolsonaro. A Associação Nacional de Procuradores da República (ANPR), entidade que representa os membros do Ministério Público Federal, publicou nota crítica às declarações de Bolsonaro contra o processo eleitoral no país. A associação argumenta que críticas ao sistema eleitoral “não podem se basear em suposições, em alegações genéricas e sem provas. Além disso, a discussão acerca do modelo de votação jamais pode ocorrer em um ambiente de ameaças sobre a própria realização das eleições, pois isso violaria a Constituição e o próprio regime democrático”, afirma o texto.

“A adoção de métodos ou discursos que desestabilizem o funcionamento adequado das instituições merece não apenas repúdio, mas vigilância permanente quanto a seus efeitos e aos riscos para a nossa democracia. A ANPR reafirma o seu compromisso com a defesa da Constituição de 1988 e rechaça qualquer tipo de retrocesso nessa matéria”, acrescenta a nota.

Fonte: O Imaparcial
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

11 Comentários

  1. Esse elemento foi eleito com o mesmo modelo de votação que aí está, agora sabe que vai tomar taca, fica querendo gastar milhões do dinheiro do povo para fazer mudança. Ele deveria tentar, era fazer uma reforma política, e retirar os privilégios desses inúteis

    ResponderExcluir
  2. Quem acredita, em um picareta com renan calheiros e alguem do senado ou da camara, sao todos farinhas do mesmo saco, o unico ataque a democracia hoje e essa esquerda podre que existe no brasil

    ResponderExcluir
  3. Nunca na história do Brasil tivemos a chance de ter um país com mais liberdade e transparência. A voz do nosso presidente é a voz do povo que quer apenas quer mais transparência na eleição. Onde está o problema nisso
    ? Hum ta meio estranho essa oposição.

    ResponderExcluir
  4. Ou teremos voto impresso e auditável ou aguardem;
    "O ARTIGO142"! da constituição federal entrar em vigor.
    Aí esquerda será "GAME OVER" pra vcs.

    ResponderExcluir
  5. Seja honesto nas suas postagens amigo, o VOTO AUTITAVEL só não é bom para quem quer burlar algo. Não se trata de ataque a democracia, e sim ataque a possíveis fraudes.
    se ate entregador de pizza emite comprovante da sua operação eletrônica (cartão) mais o voto não pode ter essa segurança???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É desse jeito mesmo!
      👏👏👏👏👏👏👏

      Excluir
    2. É desse jeito mesmo!
      👏👏👏👏👏👏👏

      Excluir
  6. O cara que luta por transparência é o louco? A Band fez uma reportagem longa, com apresentação do saudoso Boechat, mostrando evidências de fraudes nas urnas eletrônicas na cidade de Caxias-MA. Os especialistas dizem que as urnas eletrônicas podem ser manipuladas. A quem interessa não aumentar o nível de segurança?

    ResponderExcluir
  7. Há 23 anos muitos jovens comemoravam a vitória de Hugo Chaves na Venezuela, hoje os seus filhos comem lixo.
    ISSO É O QUE O COMUNISMO FAZ EM UMA NAÇÃO.

    ResponderExcluir
  8. Quem quer voto impresso, deixe então todos os mecanismos tecnológicos, inclusive celulares, providencie também pedras para gravar o nome do seus candidatos. Quem tem raciocínio jamais daria ênfase a uma caganeira dessa do bostanaro, pois esse idiota foi eleito várias vezes com voto eletrônico. Esse incompetente, não tem projeto e com medo da taca de 2022 inventou mais essa. Só acéfalos concordam com um sujeito que possui o título de pior presidente da História do Brasil. Meio milhão de mortos pela Covid pq ele visava superfaturar juntamente com os reverendos vendilhões da fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentário de um verdadeiro IDIOTA que está amarrado por um grande cabresto vermelho.

      Excluir