Compartilhe essa Notícia:

 Capital registrou 4.311 óbitos e 7.356 nascimentos nos primeiros seis meses do ano. Em comparação aos anos anteriores, nº de mortes cresceram e nascimentos caíram.

Nunca se morreu tanto e se nasceu tão pouco em um primeiro semestre como em 2021 em São Luís. De acordo com dados dos Cartórios de Registro Civil, por causa da pandemia de Covid-19, a capital maranhense registrou a menor diferença já vista entre nascimentos e óbitos nos primeiros seis meses do ano desde 2003.

Em números absolutos, os Cartórios de São Luís registraram 4.311 óbitos até o final do mês de junho. O número, que já é o maior da história em um primeiro semestre, é 35,2% maior que a média histórica de óbitos no estado, e 7,01% menor que os ocorridos no ano passado, com a pandemia já instalada há quatro meses no Maranhão. Já com relação a 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o aumento no número de mortes foi de 33,06%.

Com relação aos nascimentos, São Luís registrou o menor número de nascidos vivos em um primeiro semestre desde o início da série histórica em 2003. Até o final do mês de junho foram registrados 7.356 nascimentos, número 16,8% menor que a média de nascidos no estado desde 2003, e 4,55% menor que no ano passado. Com relação à 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o número de nascimentos caiu 26,92% na capital.

O resultado da equação entre o maior número de óbitos da série histórica em um primeiro semestre versus o menor número de nascimentos da série no mesmo período é o menor crescimento vegetativo da população em um semestre no estado, aproximando-se, como nunca antes, o número de nascimentos do número de óbitos.

A diferença entre nascimentos e óbitos que sempre esteve na média de 5.651 mil nascimentos a mais, caiu para apenas 3.045 mil em 2021, uma redução de 46,1% na variação em relação à média histórica. Em relação a 2020, a queda foi de 0,85%, e em relação a 2019 foi de 55,39%.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil, base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

Natalidade e Casamentos

Embora não seja a regra, a série histórica do Registro Civil demonstra que o aumento no número de casamentos está diretamente ligado ao aumento da taxa de natalidade em São Luís, o que deve fazer com que os nascimentos ainda demorem um pouco a serem retomados, já que no primeiro semestre de 2021 o estado registrou o primeiro menor número de casamentos desde o início da série histórica.

Ainda 77% menor que a média histórica de casamentos no primeiro semestre na capital, o número de matrimônios em 2021 mostra uma queda expressiva em relação às celebrações do ano passado, fortemente impactadas pela chegada da pandemia que adiou cerimônias civis em virtude dos protocolos de higiene necessários à contenção da doença. Até junho deste ano os Cartórios celebraram 453 casamentos civis, número 58,9% menor que os 1.102 matrimônios realizados no ano passado, mas ainda 80% menor que os 2.261 casamentos celebrados em 2019.

Fonte: G1
⬇️⬇️ COMENTE AQUI ⬇️⬇️

0 Comentários